Meu filho tem 2 e meio e ainda não fala com clareza apenas emite sílabas ex: mamãe ele fala "mama"

10 respostas
Meu filho tem 2 e meio e ainda não fala com clareza apenas emite sílabas ex: mamãe ele fala "mama" já posso me preocupar ou até que ponto é normal?
Não precisa se preocupar, mas deve ficar atenta! Sugiro que compartilhe sua dúvida com o pediatra de seu filho e siga as orientações dele! Se julgar necessário, consulte também um fonoaudiólogo e um psicólogo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A criança nesta idade já fala frases troca omite alguns fonemas mas a sua linguagem já e bem rica. Sugiro avaliação auditiva e anamnese do desenvolvimento global que pode ser feita pelo Fonoaudiologo que e o profissional mais adequado para este problema.
Concordo com as respostas anteriores dadas pelos especialistas. Reitero aqui a questão dos livrinhos infantis. Tenho utilizado essa estratégia e orientado aos pais nesse sentido de ler e falar sobre a história, ou pedir um reconto, solicitar que a criança indique determinada personagem da história e fale sobre a mesma. Livros infantis têm dado uma ajuda importante em casos de atraso de linguagem. Além disso, não atender a solicitação feita de maneira instrumental (ex: a criança aponta o que quer, mas não verbaliza) e falar possíveis contextos (como o exemplo dado acima) requer paciência, mas oferece ótimos resultados. Por fim, digo que é importante ofertar o modelo de fala correto - ou seja, não imitar a forma como a criança fala e não omitir nenhuma palavra das frases. Afinal, a imitação é uma importante fonte de aprendizagem para a criança.
Além de ser importante fazer uma avaliação com fonoaudiólogo, no que diz respeito a aspectos psicológicos e comportamentais, eu sugiro prestar atenção se seu filho está sendo estimulado a falar. Muitas vezes as pessoas que convivem com a criança atendem a solicitações que a criança faz com ruídos ou apenas com algumas sílabas, o que acaba deixando a criança "acomodada" para ampliar seu vocabulário. Então é importante ir nomeando objetos na frente da criança e pedir para que ela fale o que ela quer, mesmo que ainda não consiga falar a palavra corretamente, em seguida você fala a palavra de forma correta, assim ela vai entendendo como deve falar. Sugiro acompanhamento com psicólogo infantil que possa aplicar este tipo de técnicas e também orientar os pais e cuidadores.
Olá! Existirão profissionais que lhe dirão que seu filho está com dificuldades e outros dirão que não. Eu digo que não. Cada criança leva um tempo diferente para se desenvolver. Toda regra, existe exceção!
É necessário primeiro investigar com a Pediatra, sobre o desenvolvimento neuro e motor, e certamente ela lhe solicitará alguns exames, se julgar necessários, ou ainda poderá solicitar que passe por uma fonoaudióloga para investigar.
Se estiver tudo ok com o desenvolvimento do seu filho, minha sugestão é procurar um psicólogo especialista e juntos, tentarem compreender como está sendo vivenciado esta fase inicial da vida. Lembre-se que somos todos diferentes uns dos outros, que não há limite para o desenvolvimento e que cada um tem o seu tempo de maturação.
Muitos pais e mães tentam fazer comparações com as demais crianças, mas cautela. Minha sugestão, volto a reforçar, é primeiro investigar com auxilio de um especialista.

Gratidão.
Segundo a literatura médica uma criança aos 18 meses produz em média umas 20 palavras, à partir dai hà uma aceleração importante podendo falar 100 palavras aos 20 meses e 300 aos 2 anos, começando nessa fase de 2 anos a formar frases simples. No caso do seu filho hà possivelmente um atraso que deve ser examinado de perto pela fonoaudiologa, especialista em linguagem e se for observado comportamento agressivo/hiperativo, aconselho igualmente a parceria com o psicologo com experiência na primeira infância (0-5 anos).
Creio que antes de mais nada é necessário observar se a criança não está sendo atendida prontamente mesmo que suas falas sejam ao estilo "tatibitati", ou seja, ela percebeu que a compreendem, atendem prontamente e não solicitam ou esperam que ela se empenhe em verbalizar de maneira mais adequada. Se não for este o caso, então procurar especialistas. Em suma: normal não é. Uma criança com dois anos e meio já deve ter um repertório mais desenvolvido e se comunicar de forma mais amadurecida.
O desenvolvimento da fala pode estar ligado ao modo que a criança processa os sons do ambiente. Alguns estudos mostram que atraso da fala, repercute , na atenção. Essa avaliação deve ser feita por volta dos 6 anos de idade. Agora seu filho necessita ser estimulado, adequadamente, por um neuropsicólogo, através de uma pré avaliação de desenvolvimento dos 0 aos 5 anos. Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Espera se que uma criança com 02 anos e 06 meses consiga reproduzir parte da fala dos adultos, sem que para isso esteja formulando frases completas. Nesta fase ocorre uma explosão gramatical, a criança começa a utilizar um vocabulário com mais de 300 palavras, usa algumas gramáticas do adulto e surgem os plurais. Além da questão do desenvolvimento da linguagem, é importante que a mãe observe se a criança compreende o que lhe é dito e se sua fala apresenta alterações muito marcantes.Em casos muito diferentes dos citados, se faz necessário uma avaliação fonoaudiológica e estimulação mais específica e profissional. Mas vale ressaltar que as fases do desenvolvimento da linguagem acontecem em ritmos diferentes e embora a idade seja uma referência, o desenvolvimento varia de criança para criança e o que deve ser respeitado. No seu caso em específico acredito que uma consulta com uma fonoaudióloga iria esclarecer melhor todas as suas dúvidas e ajudá la com orientações quanto a estimulação.
Com essa idade, a criança já deve estar falando cerca de 200 palavras e formando frases. Portanto é a hora de procurar uma avaliação fonoaudiológica, para que a estimulação seja específica para o caso dele.
O desenvolvimento infantil varia, ou seja "cada criança aprende no tempo dela", mas é necessário estar de olho nos marcos infantis para nos alertar quando é preciso intervenção profissional.

Especialistas

Ester Godinho

Ester Godinho

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Bruna Castropil Pereira

Bruna Castropil Pereira

Fonoaudiólogo

Campinas

Ellen Cristine Almeida

Ellen Cristine Almeida

Fonoaudiólogo

Praia Do Forte

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Antonio Victor Copque dos Santos

Antonio Victor Copque dos Santos

Fonoaudiólogo

Salvador

Eduarda Andreazza

Eduarda Andreazza

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Transtornos Do Desenvolvimento Da Linguagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.