Meu filho tem 2 anos e 4 meses. Fala muitas palavras e algumas frases(poucas) todas com função. Brin

2 respostas
Meu filho tem 2 anos e 4 meses. Fala muitas palavras e algumas frases(poucas) todas com função. Brinca funcional,não tem seletividade, nem sensibilidade. Porém tem estereotipias desde 1 ano e a fala embolada. Só que ele sempre inicia conversas quando vai ao parque com crianças da idade dele e chama pra brincar, procura sempre estar perto. Com adultos tbm tem facilidade para se abrir e brincar. Apesar disso, ele tbm começou algumas manias ao brincar deitado pra ver a rodinhas do carro, ele brinca todo dia assim por pouco tempo mas brinca, ele dá função a brinquedos porém tbm enfileira pouco todo dia. Não irrita ele porém eu vejo que ele gosta de enfileirar, agrupar e ver rodinhas. Poderia ser sinal de autismo?
A descrição do comportamento do seu filho inclui várias características que podem ou não estar associadas ao autismo. É importante notar que o autismo é um espectro, e cada criança pode apresentar um conjunto único de comportamentos. Aqui estão alguns pontos para considerar:

Comunicação e Socialização: Seu filho fala muitas palavras e algumas frases com função, o que é positivo. Ele também inicia conversas e busca interações sociais, o que pode indicar habilidades sociais típicas.
Comportamentos Repetitivos: As estereotipias e o interesse em enfileirar objetos ou brincar com as rodinhas dos carros são comportamentos que podem ser observados em crianças com autismo, mas também podem ser parte do desenvolvimento típico.
Interesses Específicos: A preferência por brincar com as rodinhas dos carros e agrupar objetos pode refletir interesses específicos, que são comuns em crianças com autismo.
É crucial consultar um especialista, como um pediatra ou psicólogo infantil, para uma avaliação completa. Eles poderão fornecer um diagnóstico preciso e recomendar as melhores práticas de acompanhamento e intervenção, se necessário.

Lembre-se de que cada criança é única, e um profissional pode ajudar a entender melhor o desenvolvimento do seu filho.

É realmente admirável ver como você está atenta aos detalhes do desenvolvimento do seu filho. Pelos comportamentos que você descreveu, seu filho demonstra muitas habilidades positivas em termos de comunicação e socialização. Ele fala, interage com outras crianças e adultos, e mostra interesse em estar perto dos outros, o que é encorajador.

Os comportamentos repetitivos que você mencionou, como enfileirar objetos e o interesse particular pelas rodinhas dos carros, são comuns em muitas crianças. No entanto, também são comportamentos que podem ser observados em crianças no espectro autista. É importante considerar que esses comportamentos por si só não são suficientes para um diagnóstico de autismo, especialmente quando a criança demonstra habilidades de comunicação e socialização típicas.

O melhor caminho agora seria agendar uma consulta com um neuropediatra que possa avaliar seu filho detalhadamente. Um especialista poderá observar e analisar o comportamento dele em diferentes situações, além de considerar o histórico de desenvolvimento e outros fatores relevantes para fornecer um diagnóstico preciso, se necessário.

Por fim, cada criança se desenvolve de maneira única e pode apresentar uma ampla variedade de comportamentos ao longo do crescimento. Recomendo que você agende uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado aqui na plataforma Doctoralia para discutir suas observações e quaisquer outras preocupações que você possa ter. Isso será fundamental para esclarecer suas dúvidas e garantir o melhor acompanhamento para o seu filho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!