Meu filho tem 2 anos e 3 meses, fala todas palavras, até as mais difíceis, canta músicas, conta até

3 respostas
Meu filho tem 2 anos e 3 meses, fala todas palavras, até as mais difíceis, canta músicas, conta até 10 e sabe as cores, mais quando vai falar frases sai enrolado e não conseguimos entender. Devo me preocupar e procurar um especialista?
Desde já, obrigado!
Olá! Aos 2 anos e 3 meses, as crianças geralmente já conseguem formar frases e compreender bastante da comunicação.
É normal que haja algumas dificuldades e trocas de pronúncias de fonemas nessa fase.
Evite o uso excessivo de telas (tablets, celulares, etc.), pois estudos mostram que isso pode afetar negativamente a linguagem.
Se permitir o uso de telas, escolha programas educacionais e assista junto com seu filho.
Dicas para Estimular a Fala:
Fale com vocabulário correto e frases completas.
Evite repetir palavras erradas ou falar com raiva.
Cante músicas e conte histórias infantis para ele.
Lembre-se de que cada criança é única, e o acompanhamento de um especialista pode ajudar a entender melhor o desenvolvimento específico do seu filho. Se você tiver preocupações, consulte um fonoaudiólogo para avaliação mais detalhada

Olá,
Com essa idade as crianças já conseguem falar frases curtas e se comunicar nas coisas básicas. Sugiro procurar uma fonoaudióloga para avaliar seu filho e te orientar e se preciso solicitar exames complementares.
Olá. Trocas e omissões articulatórias são comuns nessa idade. Porém, existem marcos do desenvolvimentos dos fonemas e trocas que não são esperadas. A avaliação com fonoaudiólogo irá determinar se a criança tem alguma hipotonia de músculos da face por exemplo que pode estar prejudicando a articulação de alguns sons da fala. Qualquer dúvida, estou a disposição.