Meu filho tem 2 anos e 10 meses, já estava falando bastante palavras corretamente e de repente ele c

12 respostas
Meu filho tem 2 anos e 10 meses, já estava falando bastante palavras corretamente e de repente ele começou a falar tudo errado novamente, tipo assim ÁGUA agora AVA... Isso pode ser alguma falta de paciência dos pais, no convívio diário com a criança?

Agradeço as dicas
Oi, tudo bem?
A causa pode ser diversa, por isso, seria necessário uma anamnese mais detalhada do caso, história médica, evolução comunicativa dele e sobre o comportamento dele com outras pessoas, familiares e não familiares. Para saber o por que da causa, será necessário uma avaliação e se necessário, uma avaliação audiológica.
Recomendo que procure algum especialista, no caso um fonoaudiólogo e/ou um pediatra para comentar e iniciar uma avaliação.

Fico a disposição,
Abraços!!!

A avaliação da audição é muito importante neste momento!! Sugiro avaliação otorrinolaringológica, Audiologica e fonoaudiólogica (nesta ordem) para avaliar possíveis problemas auditivos comuns nesta faixa etária, dentre eles o excesso de cerúmen e otites serosas!! Nesta idade realizamos audiometria com reforço visual e timpanometria !!! E a avaliação de linguagem com a fonoaudióloga é fundamental para estabelecer possíveis alterações no processo da comunicação oral da criança, além de orientação aos pais !!
Como citado pelas colegas a avaliação mais detalhada é importante. Contudo, você tem outro (a) filho (a) mais novo ou mais velho, ele está na escola, começou a conviver com criança que articula de forma inadequada, alguém que fica com ele para cuidar enquanto você não pode talvez esteja infantilizando a fala ? São possibilidades também de convívio ou ele estar necessitando chamar a atenção dos pais, sabe ? Mas, a procura por um fonoaudiólogo pode já te dar um norte conforme a avaliação.
Olá. Procure um fonoaudiólogo que atenda crianças para uma avaliação mais detalhada.
Procurar um profissional na área da fonoaudiologia, seria bom para se ter uma visão profissional e obter maiores orientações. A partir de 4 anos é que passa a ser patológico os equívocos da fala necessitando de tratamento. Algo na rotina da vida da criança se modificou que justificasse mudança comportamental? "N"fatores envolvidos no processo linguístico, por isso um profissional poderia clarear os caminhos para a família.
A crianca adquire a fala com 2 anos se seguir o desenvolvimento neurológico correto e forma frases pequenas para falar os fonemas adequados. Se a partir dessa idade ela falar errado ou parar de falar, é necessário fazer uma avaliação neurológica para averiguar se houveram estímulos neurais suficientes. Procure seu neuropediatra de confiança e uma fonoaudióloga especializada.
Mãe, seu filho está em processo de desenvolvimento linguístico é importante procurar um profissional para avaliar o motivo dessa regressão, pode ser fatores externos ou fatores internos somente uma avaliação com o Fonoaudiólogo se possível especialista em Linguagem poderá esclarecer!!
Olá!
Prezado (a) Internauta,
Quando o assunto são os transtornos da fala, precisamos pensar em três aspectos indispensáveis: biológico, psíquico e o social.
E normalmente o “trio” trabalha junto, a alteração de qualquer um desses pode afetar os outros dois.
Então, as principais dicas são:
1. Observe se com o “retrocesso da fala” outros sintomas são observados, tais como: dificuldades para concentração, quedas com facilidade (criança que tropeça sem aparente motivo), enurese noturna, choro com mais frequência.
2. Note se não existe alguma “coisa” incomodando a criança, como por exemplo: correção contínua (o adulto sempre conserta a criança quando fala algo errado), uma imitação constrangedora (quando a criança por timidez ou outros motivos não quer falar, porque imitam a maneira como ela fala).
3. Entenda que momento é esse? Às vezes a única maneira de chamar a atenção dos pais é apresentando um novo comportamento. Reparar se não é uma questão emocional, onde o transtorno da fala é um recurso para ser ouvido ou notado.
Na maioria dos casos, o “retrocesso na fala” é benigno e temporal, mas ressalto com meus pacientes e seus cuidadores que se percebeu é porquê precisa ser avaliado.
Então, conversar com o pediatra assistente, procurar uma avaliação auditiva, submeter a criança a uma avaliação fonológica podem ser úteis, não apenas para um possível diagnóstico precoce, mas para receber orientação como lidar com a criança nesse momento específico.
Um abraço!
Olá, sugiro que procure um fonoaudiologo, especialista em desenvolvimento de linguagem para fazer uma avaliação detalhada. Depois dessa etapa, o profissional deve te dar uma devolutiva, com as hipóteses diagnosticadas, fazer possíveis encaminhamentos, traçar a linha e estratégias terapêuticas e uma previsão do número de sessões de terapia a serem realizadas, caso seja necessário.
Olá precisa fazer uma avaliação tanto da linguagem como da audição com um fonoaudiólogo para detectarmos o problema é solucionar o quanto antes para que isso não venha a ser instalado e levar para a fase de escrita prejudicando seu desempenho escolar
Além de avaliação audiológica e fonológica, é importante ver se algum evento novo surgiu. Mas também podemos pensar que a criança no processo de aquisição da linguagem, algumas vezes aprende um fonema novo e passa a utilizá-lo de diversas formas, inclusive na substituição errônea de outros.
Uma criança de 2 anos e 10 meses apresenta a articulação de muitas palavras e formação de frases mais simples. Sugiro a senhora marcar uma consulta fonoaudiológica para se avaliar se há algum problema ou se seu filho ainda não fixou as palavras de forma correta apresentando em algum momento algumas articulações inadequadas aprendidas anteriormente .