Meu filho tem 2 anos e 10 meses e foi diagnosticado autista nível 1. Ele é uma criança esperta, semp

5 respostas
Meu filho tem 2 anos e 10 meses e foi diagnosticado autista nível 1. Ele é uma criança esperta, sempre chama alguém para brincar com ele, mas ele ainda não fala as frases completas. Outro detalhe que chamou a atenção do profissional que o examinou e que ele enfileira os brinquedos e também organiza por cores. Os outros comportamentos são normais de uma criança saudável. Existe a possibilidade de uma criança normal brincar agrupando os animais por família e os enfileirando?
Sim , crianças sem espectro autista podem ter este tipo de comportamento. Para se caracterizar este transtorno de espectro autista existem outras características como atraso de fala não encarar os pais e outros. Sugiro que busque or uma segunda opinião de pediatra ou neuropediatra.
SE CUIDE CONTINUE EM CASA
Abraço
Dr Rubens Cat

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Seu filho tem apenas 2 anos e 10 meses. Não fique ansiosa, pois cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. Por isso, não se pode comparar com outras crianças seja elas, irmãos, primos, amigos de classe, vizinhos... Esses dados que vc citou é muito pouco para se ter uma ideia de diagnóstico, pois crianças sem espectro autista tb podem ter esses comportamentos.
Converse com o pediatra sobre a possibilidade de uma avaliação com um neuropediatra e estimule-o bastante para o desenvolvimento da fala.
Abraços e Fique tranquila! Siga as orientações e dê muita atenção e carinho para seu filho!
A senhora falou caracteristicas compatíveis com um atraso na fala e comportamento ritualizado. São sintomas que isoladamente não satisfazem o diagnóstico de Autismo. Recomendo que leve seu filho em um Pedopsiquiatra (Psiquiatra da Infância e Adolescência) para que seja avaliado de forma mais detalhada.
É preciso observar se tal comportamento de enfileirar objetos se caracteriza com uma fixação e rigidez, pois o autismo tem essa característica também, além da dificuldade na comunicação (desde atrasos quanto interação). Sugiro que você procure uma segunda opinião para realizar a avaliação do seu filho, mas de qualquer forma se o especialista percebeu algum déficit, não deixe de procurar ajuda para estimulá-lo, pois as crianças nessa fase tem uma maior facilidade para se desenvolver.
Olá! É possível que crianças sem Transtorno do Espectro Autista (TEA) brinquem agrupando animais por família ou organizando brinquedos por cores, mas é importante lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. No caso do seu filho, o fato de ter sido diagnosticado com TEA nível 1 sugere que ele apresenta algumas dificuldades no desenvolvimento da comunicação e interação social. O importante é que ele esteja recebendo o acompanhamento adequado com um profissional especializado em TEA, que pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação e interação social e também a lidar com as particularidades do seu comportamento. Fique tranquilo, o seu filho pode ter uma vida saudável e feliz com o acompanhamento correto. Se tiver mais dúvidas ou preocupações, não hesite em procurar um profissional para orientação específica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Emilly Sousa de Lima

Emilly Sousa de Lima

Psicólogo, Psicopedagogo

Manaus

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.