Meu filho tem 17 anos. Tem um bom convivio com as pessoas que os rodeiam, mas nao é muito de aproximar

9 respostas
Meu filho tem 17 anos. Tem um bom convivio com as pessoas que os rodeiam, mas nao é muito de aproximar das pessoas. Seus afazeres diarios é estudar, academia e jogos on line. Estou preocupada porque quando ele sai as ruas e se poe diante de pessoas demonstra ansiedade.O que fazer?
Olá,
Podemos deduzir que seu filho pode estar desenvolvendo uma fobia social. A fobia social é caracterizada por uma dificuldade de interagir com outras pessoas, medo excessivo de se expor e de julgamentos, o que faz com que ele busque atividades que possa realizar só, como os jogos on line. Esse medo intenso de interagir é desencadeado por uma ansiedade elevada e muitas sensações físicas... o que leva o fóbico a se afastar cada vez mais das relações e não ampliar seu circulo de amigos.
Além disso, os prejuízos vão se ampliando e restringindo a vida acadêmica e amorosa.
É de grande relevância fazer psicoterapia. Inclusive psicoterapia EMDR- Dessensibilização e reprocessamento de traumas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Caso tais características estejam atrapalhando a rotina do seu filho e ele deseje entender melhor a origem deste comportamento, é interessante buscar ajuda psicológica e assim aprender a lidar com situações e não se sinta tão ansioso. É fundamental que ele queira, para que tal processo seja eficaz. Espero ter ajudado.
É necessária uma maior investigação para dizer se o seu filho está com algum transtorno ou fobia. Se a ansiedade está ligada à encontrar pessoas estranhas ou se é sobre algo distinto mas que se manifesta nesse momento.
Se esta situaçao gera desconforto para ele, preocupação para você, sugiro que procurem um psicólogo. Este profissional irá fazer uma avaliação correta e o tratamento, muitas vezes, é rápido, eficaz e traz um bem estar muito grande.
Na Psicanálise, consigo despertar a sensação de alívio em dividir o que aflige o ser. Acredito que essa terapia possa ajudar nesse caso. Procure o profissional mais próximo de vocês. Abçs
Olá, o ideal é buscar um profissional para avaliar e tratar. Na adolescência é comum um certo afastamento, mudanças hormonais levam o adolescente a se sentir deslocado, o problema é isso intensificar. Com ajuda adequada seu filho passará por esse período sem maiores complicações. Atendo presencial e online
Infelizmente as relações humanas estão se deteriorando com o advento da internet ... jogos on line... smart phones.
É necessário que seu filho procure um profissional da área de psicanálise para que o mesmo sinta como está a socialização do mesmo.
Fazendo um trabalho de auto estima e segurança existe uma tendência grande do mesmo superar esse problema.
Tentar entender quais as angústias... receios...recalques e inseguranças que o mesmo apresenta.
Primeiro, sugiro diminuir os jogos on line e tentar aproxima-li das pessoas da mesma idade. Caso a ansiedade aumente e ele prefira não se relacionar/ fugir ou evitar. Sugiro procurar um psicologo da abordagem Cognitivo- Comportamental
Boa tarde. A priori, não me parecem características discrepantes da fase da adolescência porém, cada caso é um caso e deve ser visto de forma individual, privilegiando o bem estar dele perante as situações.
Sugiro que, se possível, converse com ele sobre a possibilidade de iniciar uma análise pessoal individual pois, caso ele aceite, o processo poderá lhe trazer benefícios, principalmente no atravessamento da fase de adolescência.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
A ansiedade vem por falta de convívio social, focando muito restrito apena a ele.Tem que ter cuidado pois pode acarretar a síndrome do panico. Agora é necessario buscar o porque fica isolado.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Claudia Domingues

Claudia Domingues

Psicólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Rhafaela Breda

Rhafaela Breda

Psicólogo

Cachoeiro de Itapemirim

João Soares

João Soares

Psicanalista

São Paulo

Lucas Palma Nunes

Lucas Palma Nunes

Psiquiatra

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos da personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.