Meu filho tem 15 anos e nos ultimos 5 anos vem se arrastando com as notas no colégio, ano passado reprovou,

8 respostas
Meu filho tem 15 anos e nos ultimos 5 anos vem se arrastando com as notas no colégio, ano passado reprovou, professores reclamam que ele não para quieto na aula, agora ele mesmo veio me dizer que não consegue se concentrar para estudar, começa a estudar e depois de 5 minutos desvia a atenção. O que posso fazer?
Sugiro que leve seu filho para avaliação com psiquiatra ou neurologista para averiguar os possíveis motivos para este comportamento de seu filho, como:
- Falta de disciplina e interesse?
- Déficit de atenção e hiperatividade?
- Falta de estímulos apropriados?
- Dentre vários outros

Após se responder essa pergunta será possível direcionar quais seriam as melhores condutas, como:
- Reforço escolar
- Acompanhamento psicopedagógico,
- Psicoterapia,
- Terapia ocuapacional,
- Tratamento medicamentoso,
- Treinamento de habiliades parentais,
-Dentre outros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro um acompanhamento psicológico e psiquiátrico pra investigação do baixo rendimento / desatenção.
Quanto mais você ralhar com ele, mais ele vai odiar os estudos. O caminho é aceitar e amar o seu filho como ele é!
Infelizmente no mundo contemporâneo, as pessoas valorizam muito aqueles que possuem facilidades intelectuais, mas, existem muitas pessoas que são boas na ação e na criatividade e não gostam de estudar. Essas pessoas correm o risco de sofrer criticas e de não serem aceitas a ponto de ter sua autoestima destruida!
Não force o que não é a qualidade de seu filho e procure descobrir o que ele gosta. Qual é a via dele, quais são os dons de seu filho! Chega de pressão!
Ele pode se tornar um adulto brilhante quando puder ser livre para ser quem ele É!
Ajude o seu filho a se descobrir!
Um abraço,
Lea
Olá, mãe. Uma avaliação detalhada abrangendo psicopedagogia e neuropsicologia poderia verificar se existe algum comprometimento dele em relação à aprendizagem.
A escola pode passar a ser desinteressante a partir de certo momento, pois afinal, ela é de fato, não é mesmo? Pode ser que seu filho, com o tempo, possa ter perdido o interese nos estudos, porém também é provável que algo mais complexo esteja acontecendo. Recomento que procure um/a psicólogo/a com quem seu filho consiga criar um vínculo de confiança, acredito que ele pode tenha muito para dizer.
Olá! Sugiro que você procure por profissionais especializados que possam ajudar no diagnóstico e tratamento de seu filho, como um neurologista ou neuropsicologo. Na área de neuropsicologia é possivel identificar se as dificuldades por ele apresentadas estão associadas a um transtorno ou se podem estar relacionadas ao emocional. O resultado da avaliação neuropsicologica permite direcionar o tratamento de seu filho e te orientar quanto aos profissionais que deve procurar para atender as necessidades dele.
Abraços Camila
Seu filho não necessariamente apresenta TDAH! Eu como fonoaudióloga, se você me procurasse eu iria sugerir que ele fizesse um exame de Processamento Auditivo Central, seguindo seus relatos. Te aconselho a procurar um neurologista o mais rápido possível por seu filho estar sendo tão afetado na escola. Esse especialista vai conseguir te orientar e fazer os devidos encaminhamentos.
Ola. O ideal é procurar profissionais indicados para a realizarão de uma avaliação, tanto neurológica quanto neuropsicologica. A desatenção é multifacetada, ou seja, pode refletir de diversos fatores, desde aspectos motivacionais, condições de sono, até aspectos emocionais ou algum transtorno associado, como o déficit de atenção e hiperatividade. Após saber o que está gerando a desatenção em seu filho é que se pode verificar formas efetivas de tratamentos. Abraços Luana

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.