Meu filho tem 14 anos e ha 1 ano esta com tricotilomanía, arrancando cabelo e sobrancelha. Estamos

10 respostas
Meu filho tem 14 anos e ha 1 ano esta com tricotilomanía, arrancando cabelo e sobrancelha. Estamos com um psiquiatra e no momento esta tomando quetiapina 200mg pq não responde as medicações. Esta com uma psicóloga comportamental de 15 em 15 dias. Mas não esta melhorando. Gostaria de uma sugestão?
A respeito de medicações, como você falou, acredito que o colega esteja ciente.
Orientaria aumentar a freqüência às visitas na TCC com a psicóloga, acredito que quinzenais não sejam suficientes para que seu garoto aprenda a lidar/conter esse "tique".
Na verdade talvez seja necessário até mais do que uma vez por semana.

Não existe nenhum medicamento aprovado especificamente para tricotilomania no momento. Mas há medicamentos com evidências incompletas quanto a terem algum benefício: ISRS( Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina) usados isoladamente ou em associação com a risperidona.
Olá minha cara,

Em relação aos medicamentos, é provável que o psiquiatra esteja realizando um bom trabalho.

Em casos como os do seu filho, um esporte lúdico é muito bem indicado. Aulas de meditação ou yoga também.

Muitas vezes esses problemas se iniciam devido a uma vivência estressante em algum ambiente. Seja ele a escola, a vizinhança ou a família. Dessa forma, tão importante quanto a medicação é encontrar um psicoterapeuta que saiba analisar de maneira global a situação de seu filho e com o qual ele tenha um bom vínculo.

Espero ter ajudado!
Olá, sugiro que as sessões de psicoterapia sejam semanais, ou até mesmo duas vezes por semana, dependendo do caso e da avaliação do profissional. É necessário também perguntar ao seu filho se ele gosta da psicóloga, se tem confiança nela, se se sente à vontade e seguro nas sessões. Caso isto não esteja ocorrendo, melhor procurar outro profissional com quem ele se sinta bem. O vínculo com o psicólogo é fundamental para que o processo psicoterapêutico funcione.
Abraços
Olá! Sobre a psicoterapia, seria bom conversar com seu filho sobre: - como ele se sente em relação ao psicólogo ( tem empatia pelo profissional, construiu vínculo?); - como ele se sente em relação a forma como o psicólogo trabalha com ele ( possui afinidade com a linha terapêutica?); - perguntar ao seu filho, se ele está expondo o que sente e pensa, seus sonhos, suas dificuldades e conflitos ao psicólogo e incentiva-lo a compartilhar estes pontos com o profissional, pois estes aspectos são essenciais para a realização de um bom processo terapêutico. Por outro lado, lembrar que as mudanças podem levar certo tempo e que este mesmo tempo é necessário ao seu filho. Converse com seu filho e com o psicólogo que o está acompanhando, esses diálogos poderão esclarecer suas dúvidas. Sobre a medicação, um colega psiquiatra poderá responder. Continue os tratamentos! Abraços
Olá, existem algumas outras opções medicamentosas disponíveis para tratar a tricotilomania, que é caracterizada como um transtorno do controle dos impulsos. A medicação é um forte aliado no tratamento desses transtornos. Converse com seu médico.
Olá, sobre o medicamento o único caminho e conversar com o psiquiatra, mas sobre opróbrios terapêutico é importante identificar se a paciente desenvolver vínculo com o terapeuta e repensar em uma técnica que a paciente se identifique e produza subjetividade, gerando bem-estar e diminuição dos sintomas de ansiedade. É importante olhar para a origem da questão e trabalhar semanalmente, pelo menos nos primeiros meses. Deve-se investigar cuidadosamente outros sintomas que podem estar presentes e traçar um plano terapêutico que possibilite produção de vida emocional em sua filha.
Talvez fosse necessário rever a medicação e tentar trabalhar com antidepressivos como os inibidores seletivos da recapitação de serotonina, além de aumentar as sessões com o psicólogo ou mesmo trocar de abordagem, para tentar resolver esses impulsos.
Converse com o psiquiatra dele e reveja as opções e se o tratamento não estiver funcionando, não há mal algum em consultar uma outra opinião, afinal é a saúde do seu filho que está em questão.
Abraço.
Olá, sem duvida você está no caminho certo quanto ao tratamento, no entanto a medicação pode sortir efeitos num paciente e não em outro. É importante rever a medicação e aumentar as sessões psicoterápicas.
Abs
Um famoso médico psiquiatra e terapeuta de Analise Transacional na Bahia foi corajoso e verdadeiro ao dizer em sua palestra o que a maioria dos médicos psiquiatras nas quer ouvir : REMÉDIO NAO CURA CONFLITO. Remédio em alguns casos, receitado com cuidado, ajuda a recuperar o equilibrio para que a PSICOTERAPIA AJUDE O PACIENTE A FAZER O NECESSARIO TRABALHO DE RECONSTRUÇAO. A saude emocional é tratada sempre com as contribuiçoes da PSICOTERAPIA. Cada mestre da Psicoterapia procura dar sua contribuiçao para que o paciente seja curado. No caso da TRICOTILOMANIA eu creio que este sintoma pode ser tratado dando-se ao paciente um RELACIONAMENTO DE ALTA QUALIDADE como ensina Carl Rogers. Alem disso creio na EXTINÇAO do comportamento destrutivo com as contribuiçoes do Behaviorismo clássico. Alem disso o paciente precisa ser ajudado com as contribuiçoes da Logoterapia. Suas crenças precisam ser aperfeiçoadas. Ele precisa abandonar falsas crenças e descobrir verdades libertadoras...etc