meu filho tem 12 anos mede138 mae 151 pai174 resultado da ressonancia sinais de sela turca parcialmente

3 respostas
meu filho tem 12 anos mede138 mae 151 pai174 resultado da ressonancia sinais de sela turca parcialmente vazia, idade ossea 12, endocrino indicou um tratamento hormonal. Queria saber se existe outro tipo de tratamento?
É necessário que seja comprovada a deficiência da secreção do Hormonio de crescimento mesmo com um exame de imagem com esse achado. É possível que não haja pois a deficiência do Hormônio de crescimento em geral associa-se a atraso na idade óssea.
Se comprovada essa deficiência, o tratamento com Hormônio de crescimento estaria indicado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A estatura alvo do seu filho é de 167cm, podendo variar 6cm para mais ou para menos. Essa estatura é calculada de acordo com a altura dos pais. Analisando o gráfico de crescimento aparentemente a estatura para idade dele está dentro do canal familiar, porém outros pontos são importantes na avaliação e podem alterar a estatura esperada e devem sera avaliadas em conjunto: a idade óssea (avaliado pelo RX de mão e punho esquerdos), a velocidade de crescimento e a fase do desenvolvimento puberal que seu filho se encontra. Avaliar a estatura isoladamente pode nos levar a erros de diagnóstico. Procure um pediatra ou ainda um endocrinopediatra para melhor avaliação do caso do seu filho.
Se ele está com velocidade de crescimento normal para a idade, dentro do alvo genético (calculado com a altura dos pais), com idade óssea compatível e sem nenhuma outra queixa, dificilmente tem a deficiência do hormônio do crescimento. Há testes que ajudam a investigar se há essa deficiência no caso de baixa estatura. Caso a deficiência exista, só o hormônio serve como tratamento.
Acompanhe se há outra deficiência hormonal, ou se essa sela parcialmente vazia foi um achado do exame radiográfico, sem sinalizar problema clínico.

Especialistas

Maria Luiza Lauar

Maria Luiza Lauar

Endocrinologista pediátrico

Conselheiro Lafaiete

Fabiane Munir Alves

Fabiane Munir Alves

Pediatra

Frutal

Débora Pacheco Azevedo

Débora Pacheco Azevedo

Pediatra

Palmas

Ramon Barreto Abrantes

Ramon Barreto Abrantes

Pediatra

Sousa

Vanessa Jacob Osti

Vanessa Jacob Osti

Endocrinologista

Sinop

Tânia Toreto

Tânia Toreto

Endocrinologista

Ribeirão Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 344 perguntas sobre Distúrbios de crescimento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.