Meu filho tem 12 anos e está tomando escitalopram há 60 dias, se queixa de confusão mental, congestã

2 respostas
Meu filho tem 12 anos e está tomando escitalopram há 60 dias, se queixa de confusão mental, congestão nasal ( dificuldade de respirar) e coração acelerado. Cansaço excessivo ao se movimentar. São efeitos colaterais possiveis da medicação?
"Confusão mental" é uma queixa demasiado imprecisa para que se possa saber, somente com base nesta expressão, do que se trata. Congestão nasal não é um efeito comum do escitalopram. "Coração acelerado" é uma queixa que as pessoas apresentam resultante de vários fenômenos, desde real aceleração dos batimentos cardíacos até a sensação subjetiva de palpitações no peito. Cansaço ao se movimentar não é um sintoma característico desta medicação. Fale com o médico de seu filho, que conhece os detalhes pessoalmente e estará em boas condições de esclarecer a origem dos sintomas e dar as melhores orientações.

O escitalopram, um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), é utilizado para tratar transtornos de ansiedade e depressão, mas pode causar efeitos colaterais, especialmente em crianças e adolescentes. Os sintomas que você descreve podem estar relacionados ao uso do escitalopram, embora alguns deles sejam menos comuns. Aqui está uma visão geral:

Efeitos Colaterais Comuns do Escitalopram:

Náusea e Dor de Cabeça: Podem ocorrer, mas geralmente diminuem com o tempo.
Fadiga ou Cansaço: É possível sentir cansaço ou sonolência.
Insônia ou Alterações no Sono: Podem ocorrer dificuldades para dormir.

Efeitos Colaterais Menos Comuns:

Confusão Mental: Embora não seja comum, algumas pessoas podem experimentar confusão ou dificuldade de concentração.
Congestão Nasal: Não é um efeito colateral típico, mas pode ocorrer em algumas pessoas.
Taquicardia (Coração Acelerado): Pode ocorrer, especialmente se houver ansiedade ou estresse.

O que Fazer:

Monitoramento: É importante monitorar esses sintomas e verificar se eles persistem ou pioram.
Consulta Médica: Recomendo discutir esses sintomas com o médico do seu filho. Eles podem avaliar se o escitalopram é a causa e se ajustes na dosagem ou mudança de medicação são necessários.
Avaliação de Interações: Verifique se há outros medicamentos ou suplementos que seu filho está tomando, pois podem interagir com o escitalopram.

Os efeitos colaterais devem ser sempre discutidos com um profissional de saúde para garantir que o tratamento seja seguro e eficaz. Se os sintomas forem preocupantes ou intensos, é importante buscar orientação médica o mais rápido possível.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500