Meu filho tem 11 anos e quando bebê tomou as 3 doses da vacina contra hepatite B, só que agora no ex

2 respostas
Meu filho tem 11 anos e quando bebê tomou as 3 doses da vacina contra hepatite B, só que agora no exame de sangue não está mais aparecendo os anticorpos. No posto eles disseram que msm assim não se faz a vacina de reforço. Isso procede?
Ola, a dosagem do anti-HBs deve ser realizada de 30 a 60 dias após a última dose do esquema vacinal, quando resultado sorológico <10 UI/ml, realizar uma nova dose (dose teste) e repetir a sorologia no período recomendado.. Se permanecer com resultado negativo (<10 UI/ml), completar o esquema vacinal. Se novamente a sorologia permanecer <10 UI/ml, considerar não respondedor, e não há indicação de revacinação.

É verdade que, após completar as três doses da vacina contra hepatite B na infância, a maioria das pessoas não precisa de doses de reforço, mesmo que os anticorpos não sejam detectados em exames de sangue. Isso acontece porque a memória imunológica criada pela vacina geralmente é suficiente para proteger a pessoa caso ela seja exposta ao vírus, mesmo que os anticorpos não sejam detectáveis.

A orientação atual é que, em indivíduos saudáveis, não se faz necessário um reforço apenas com base na ausência de anticorpos em exames de sangue. No entanto, em casos específicos, como em pessoas com condições de saúde que comprometam o sistema imunológico ou em profissionais de saúde, pode haver uma recomendação para realizar um reforço.

Se você ainda tiver dúvidas ou preocupações, pode ser útil discutir isso com um médico para obter uma orientação personalizada para o caso do seu filho.

Estou à disposição para ajudar com mais orientações e te convido a agendar uma consulta presencial no Rio de Janeiro ou uma teleconsulta em todo o Brasil.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!