Meu filho tem 11 anos diagnóstico de autismo aos 3 anos de idade, ele faz suas necessidades fisiológ

16 respostas
Meu filho tem 11 anos diagnóstico de autismo aos 3 anos de idade, ele faz suas necessidades fisiológicas sozinho no vaso, mais as vezes faz no chão no quintal. Será que tem alguma explicação pra essa atitude dele?
É possível, em Psicologia temos a fase anal. Que permeia o momento primário de vida. E caso não seja devidamente elaborada essa fase, pode haver alguma questão, como a que você relatou.
No entanto, é preciso uma maior investigação para maior conhecimento sobre o caso.
Me mantenho à disposição para agendarmos uma sessão.
Atenciosamente,
Fernanda de Andrade

Olá! Diversos fatores podem estar contribuindo para o comportamento dele em fazer necessidades fisiológicas no quintal ao invés de utilizar o vaso sanitário. Seria necessário analisar as circunstâncias que estão presentes antes e depois do comportamento considerado problemático. Por exemplo, quando ele vai ao quintal ao invés de ir ao banheiro, como está o humor dele? como está o humor da casa? da família? acontece algo de diferente nesse momentos antes dele ir para o quintal? E depois que ele utiliza o quintal como banheiro, quais são as consequências? Alguém fala alguma coisa? Ele recebe mais ou menos atenção? Como ele fica depois? ....

Dentro da abordagem comportamental existem profissionais especialistas no tratamento de pacientes autistas. Sugiro que procure um(a) psicólogo(a) especialista em autismo.
Olá, não sou especialista em Tea, mas vou tentar ajudar, precisaria observar se os sons, cores, cheiros e texturas presentes no banheiro foram alterados, pois provocam incômodos, por terem os sentidos hipersensíveis a alguns elementos que passam despercebidos para as outras pessoas. Precisaria agendar uma consulta com o médico para descartar possíveis problemas intestinais. Espero ter ajudado.
Olá, nesse caso, seria bom entender o nível de suporte para ter uma clareza maior na resposta. Porém, vamos la, alguns comportamentos inadequados são tidos com "comuns" e até esperados. O que deve ser observado antes da intervenção, avaliar os ganhos, o que motiva ou "alimenta", esse comportamento ja que o mesmo acontece de forma esporádica, observe o que ocorre antes e se ha algum beneficio para esse pré-adolescente. Nessa fase do desenvolvimento humano, tem-se as questões hormonais também.
Seria ideal você simplesmente perguntar o seu filho e receber uma resposta ou pelo menos uma reação que permitisse vocês juntos explorarem o motivo. Mas entendo que seu filho foi diagnosticado autista. Assim, qualquer problema de comunicação entre você e seu filho, se já estava na base do diagnóstico "autista" pode ter ficado neste molde ainda mais depois do diagnóstico. A atitude do seu filho de defecar em espaço social é bastante comum em crianças quando dá para entender como birra. Com esta hipótese, você poderia procurar entender qualquer motivo da birra, ou seja, do prazer de desobedecer. Ainda tem o prazer infanto-sexual de defecar de um determinado jeito. Seja como for, para você melhorar o seu entendimento com o seu filho, recomendo você procurar explorar a sua própria personalidade, e a sua maneira de ver a vida, inclusive na família, com ajuda profissional.
A explicação é que ele acredita que fazer cocô no quintal também pode. E se não for um problema para vocês, não será um problema pra ele. Caso vocês não queiram mais esse comportamento, podem ajudá-lo com novas regras, e formas carinhosas de mostrar que no banheiro é mais seguro e limpo. Grande abraço
O autismo é caracterizado pela dificuldade em tornar habituais ações que outras pessoas fazem com certa naturalidade. Se fazer cocô sozinho no vaso é algo que se tornou em alguma medida habitual para seu filho, o entendimento de que não é adequado fazer cocô em qualquer lugar é algo com que provavelmente ele não conseguiu se habituar. Qual a razão disso? Para responder a essa pergunta, é necessário um exame mais cuidadoso. A explicação para a atitude dele só é possível de acessar nas circunstâncias em que isso acontece, algo que um psicólogo irá examinar.
Em TEA, os portadores são muito sensíveis a mudanças; orientaria que ficasse atenta e observasse se os estímulos como sons, as cores, cheiros no banheiro foram mudados, pois a mínima mudança já é suficiente para provocar incômodos no portador, pois os mesmos, são sensíveis a alguns estímulos que passam despercebidos para outras pessoas. Porém é uma situação com resolução, procure um profissional especialista em ABA ou TCC.
Olá, sou especialista em ABA e trabalho com crianças autistas desta faixa etária. Considerando o que você trouxe de informação, é difícil te dar uma resposta simples e direta, mas o autismo pode nos dizer algumas coisas a respeito deste comportamento e talvez haja algumas coisas que você pode observar e ter resultados.

A primeira delas é que o autismo está relacionado a uma série de alterações fisiológicas, dentre elas, questões gastrointestinais. Por isso, antes de achar que se trata de um comportamento negativo, é sempre bom saber se a criança não está com dores, se as fezes estão em boa consistência, se não há uma questão relacionada ao esfíncter. Neste sentido, sugiro que você esgote as possibilidades com a opinião de um pediatra.

Seguindo, eu te aconselharia a observar quando e como acontecem esses escapes no quintal. Observe se há um momento do dia em que isso é mais provável, considere se há pessoas com quem ele faz e pessoas com quem ele não faz, também veja se a evacuação não é seguida de um tipo específico de interação, como longos períodos de ócio e tempo livre e sozinho, uma frustração ou algo que o deixou aborrecido ou mesmo um passeio ou algo mais específico da rotina de vocês. Sugiro isso porque as crianças autistas são tendentes a terem apego a uma forma de fazer as coisas e nem sempre essas coisas são tão óbvias para nós, adultos.

Outra coisa que talvez possa te dar uma luz é observar o "depois". Repare se estes comportamentos acontecem somente quando há alguém que possa intervir ou chamar a atenção dele, repare se há algo que sucede este comportamento sempre ou quase sempre, como banho ou troca de roupas.

Muitas vezes, nós alimentamos o comportamento que desejamos que a criança deixe de fazer. Alimentamos com nossa atenção, com broncas e coisas que nós geralmente atribuímos a punição, mas nem sempre a criança entende da mesma forma. Ou ainda que entenda, pode ser que no meio da punição haja algo que o interesse, como sua reação de espanto ou a certeza de que ele irá interromper o que quer que vocês esteja fazendo.

Mas daí eu volto para o ponto inicial desta resposta, não é possível identificar os motivos pelo qual este comportamento acontece somente com estas informações. Sugiro que busque ajuda profissional, pois situações como estas serão comuns ao longo de todo o desenvolvimento de seu filho e tudo será muito mais fácil se você for bem assessorada. Um abraço!
Olá! Sugiro que busque ajuda profissional para que seja orientada corretamente.
Sim, existe uma explicação para essa atitude. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a capacidade de uma pessoa de se comunicar e interagir socialmente. Algumas pessoas com autismo têm dificuldades em compreender e seguir as regras sociais, o que pode levar a comportamentos inapropriados, como fazer as necessidades fisiológicas no chão. Além disso, algumas pessoas com autismo têm dificuldades em compreender o que é apropriado e o que não é, o que pode levar a comportamentos como fazer as necessidades fisiológicas no chão. Por isso, é importante que você trabalhe com seu filho para ajudá-lo a compreender o que é apropriado e o que não é, e para ensiná-lo a usar, além é claro de acompanhamento profissional adequado.
Existem algumas possíveis explicações para essa atitude do seu filho. Uma delas pode ser a falta de compreensão ou dificuldade em comunicar a necessidade de ir ao banheiro, o que pode levá-lo a fazer suas necessidades em locais inadequados. Outra possibilidade é que ele possa estar experimentando sensações diferentes ao evacuar no chão, o que pode ser mais confortável para ele do que no vaso sanitário.

Para lidar com essa situação, pode ser útil conversar com o seu filho sobre a importância de usar o banheiro e ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação para que ele possa expressar suas necessidades adequadamente. Além disso, é importante buscar orientação de um profissional especializado em autismo para orientação e intervenção apropriada.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento neuropsicologico tea - transtorno de espectro do autismo - R$ 220
A atitude do seu filho de fazer suas necessidades fisiológicas no chão do quintal pode ter diferentes explicações e é importante considerar a individualidade de cada criança autista. Algumas possíveis razões para esse comportamento podem incluir:

Dificuldades na comunicação: Crianças autistas podem ter dificuldades em expressar suas necessidades de forma verbal ou não verbal. Fazer as necessidades no chão do quintal pode ser uma forma de expressar desconforto ou tentativa de comunicar suas necessidades.

Sensibilidade sensorial: Algumas crianças autistas podem ter sensibilidades sensoriais específicas em relação ao uso do banheiro, como desconforto com a textura do papel higiênico, o barulho do vaso sanitário ou o cheiro do ambiente. Essas sensibilidades podem levar à busca de alternativas mais confortáveis, como o chão do quintal.

Rotinas e familiaridade: Crianças autistas muitas vezes valorizam a previsibilidade e a familiaridade em suas rotinas. Fazer as necessidades no chão do quintal pode estar relacionado a uma preferência por um ambiente que considerem mais familiar ou confortável.

Para entender melhor a situação e buscar uma solução adequada, é recomendado consultar um profissional, como um psicólogo ou terapeuta ocupacional. Eles poderão avaliar o caso individualmente, considerar as características específicas da criança e oferecer orientações personalizadas para lidar com esse comportamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia individual - R$ 150
Ações como fazer as necessidades fisiológicas no chão do quintal podem ocorrer em crianças com autismo devido a várias razões. É importante notar que o comportamento pode ser resultado de fatores específicos para a criança e requer uma avaliação individualizada. Algumas possíveis explicações incluem sensibilidade sensorial, rotina e previsibilidade, comunicação e expressão, bem como problemas para usar o banheiro, seja pela dificuldade da ação, seja pelos desconfortos, como o cheiro, o vaso sanitário, a textura do papel higinênico etc.

Para entender melhor a razão específica do comportamento de seu filho, é aconselhável consultar um profissional de saúde especializado em autismo, como um psicólogo, terapeuta ocupacional ou pediatra. Eles podem realizar uma avaliação abrangente e trabalhar com você para desenvolver estratégias específicas para lidar com essa situação. Trabalhar em estreita colaboração com um profissional pode ajudar a identificar a causa subjacente e encontrar maneiras de lidar com essa questão de forma eficaz.
Para ser assertivo na resposta precisamos obter mais detalhes. Por exemplo: Como foi o desfralde? Quando iniciou esse comportamento? O que acontece após esse comportamento? Todo comportamento sinaliza algo, e para entender o que está sinalizando esse comportamento do seu filho precisa ser feito uma avaliação mais de perto, bem detalhada. Porém sei que é uma fase muito angustiante para família, e para ele também! Sugiro buscarem ajuda com profissional da Psicologia que tenha experiência com Autismo e infância.
Oi mãezinha, tudo bem?

Eu sugiro pra você que, junto com um profissional analista do comportamento e especialista em TEA, vocês façam uma análise funcional do comportamento do seu filho. Esse comportamento dele pode ter uma função, como ter atenção (e isso não significa que ele não tenha de outras formas), uma regulação sensorial ou outra questão a ser identificada pós avaliação funcional.

Busca por um psicólogo comportamental e especialista em autismo que ele conseguirá te auxiliar nessa tarefa! :)

Espero ter ajudado em algo, estou a disposição caso precise de mais algum auxílio