Meu filho tem 10 anos,fez desmame do rispiridona e tá fazendo desmame do depakene,e está tendo episó

2 respostas
Meu filho tem 10 anos,fez desmame do rispiridona e tá fazendo desmame do depakene,e está tendo episódios de fraquesa e tonturas,pode ser efeito do desmame?
Entendo sua preocupação com os episódios de fraqueza e tonturas que seu filho de 10 anos está apresentando, especialmente no contexto do desmame da risperidona e do Depakene. É natural ficar preocupada quando mudanças no tratamento de nossos filhos coincidem com o surgimento de novos sintomas.

Primeiramente, é importante ressaltar que, embora o processo de desmame de medicamentos como a risperidona (um antipsicótico) e o Depakene (valproato de sódio, utilizado principalmente no tratamento de epilepsia e transtornos de humor) necessite ser feito com cautela e sob supervisão médica, fraqueza e tonturas não são efeitos colaterais típicos esperados deste processo. Contudo, cada indivíduo reage de maneira única às mudanças na medicação, e é crucial monitorar qualquer sintoma novo ou alteração no bem-estar da criança.

No caso de seu filho ter um diagnóstico de epilepsia, é possível que esses sintomas estejam relacionados a novos episódios de crises focais não-perceptivas, que são crises que podem afetar o estado de consciência ou causar alterações sutis no comportamento, podendo ser confundidas com outros sintomas como tonturas ou sensação de fraqueza.

Dada a complexidade da situação e a importância de garantir a segurança e o bem-estar do seu filho, recomendo fortemente que você busque orientação médica o quanto antes. Uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado pode oferecer uma avaliação inicial conveniente e rápida, permitindo que você discuta os sintomas recentes do seu filho, o histórico de desmame das medicações e qualquer outra preocupação que você tenha. O médico poderá aconselhá-la sobre os próximos passos, que podem incluir ajustes na medicação, exames adicionais ou outras intervenções.

Lembre-se de que é fundamental abordar qualquer mudança no estado de saúde do seu filho com atenção e cuidado, e buscar apoio médico especializado é o melhor caminho para entender o que está acontecendo e como melhor apoiá-lo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Sim, os sintomas que seu filho está experimentando podem ser efeitos da retirada dos medicamentos Risperidona e Depakene.

A Risperidona é um medicamento antipsicótico usado principalmente para tratar a esquizofrenia e o transtorno bipolar¹. A interrupção deste medicamento pode causar sintomas de abstinência, como problemas de concentração, ansiedade e alterações no apetite¹. Além disso, sintomas como confusão, dores de cabeça, insônia ou sono excessivo, e náusea também podem ocorrer⁴.

O Depakene (ácido valproico) é um medicamento anticonvulsivo usado para prevenir convulsões em pessoas com epilepsia, além de possuir propriedades estabilizadoras do humor e ser aprovado para ajudar a tratar e prevenir a mania em indivíduos com transtorno bipolar⁵. A retirada deste medicamento pode causar sintomas como tontura, tremores, irritabilidade, ansiedade e depressão⁷.

É importante lembrar que a retirada desses medicamentos deve ser feita de forma gradual e sempre sob supervisão médica²⁶. Se seu filho está experimentando esses sintomas, é importante entrar em contato com o médico dele. Ele pode fornecer orientações sobre como gerenciar esses sintomas e, se necessário, ajustar o plano de retirada dos medicamentos.

Por favor, note que esta informação é geral e pode não se aplicar completamente à situação do seu filho. É sempre melhor procurar aconselhamento médico pessoalmente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!