Meu filho tem 10 anos e foi receitado o depakene a suspeita de tdah..esse medicamento pode causar al

1 respostas
Meu filho tem 10 anos e foi receitado o depakene a suspeita de tdah..esse medicamento pode causar algum outro problema?
Olá!

Entendo a sua preocupação quanto à medicação do seu filho. O Depakene, cujo princípio ativo é o valproato de sódio, é um medicamento antiepiléptico frequentemente utilizado no tratamento de diversos tipos de convulsões. Ele também pode ser usado em alguns casos para tratar o Transtorno Bipolar, e, mais raramente, para o TDAH.

A utilização do valproato de sódio no tratamento do TDAH não é a primeira escolha, e sua prescrição nesses casos é menos comum. Usualmente, o TDAH é tratado com estimulantes como o metilfenidato ou com medicamentos não estimulantes como a atomoxetina.

Quanto aos efeitos colaterais, como todo medicamento, o Depakene pode causar reações adversas. Algumas das reações mais comuns incluem:

Sonolência
Tremores
Ganho de peso
Alterações no apetite
Náusea e vômito
Queda de cabelo (em geral, temporária)
Mais raramente, mas de forma mais grave, pode causar danos ao fígado ou ao pâncreas. Por isso, é fundamental realizar um acompanhamento médico regular, com exames periódicos para monitorar a função desses órgãos.

Além disso, existem estudos que indicam que o uso de valproato durante a gravidez pode estar associado a defeitos de nascença. Claro, este é um ponto a considerar em circunstâncias específicas, mas vale a pena ter em mente para o futuro.

Reforço a importância de discutir qualquer sintoma ou alteração que você perceba no seu filho com o médico que prescreveu o medicamento. Se você tiver dúvidas ou inseguranças quanto ao tratamento, é sempre válido buscar uma segunda opinião ou mesmo uma teleconsulta com um neuropediatra muito bem avaliado nesta plataforma para esclarecimentos adicionais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900