Meu filho tem 10 anos,e aos cinco foi diagnosticado com Síndrome de Asperger desde então toma remédio.ele

4 respostas
Meu filho tem 10 anos,e aos cinco foi diagnosticado com Síndrome de Asperger desde então toma remédio.ele mantêm uma relação boa com os colegas e professores,mas em algumas momentos do nada ele têm um comportamento mais violento,ele não consegui controlar a raiva,por que esses momentos acontecem?
Acho bom ele ter crises assim, pois mostra que esta vivo a pesar do remédio. O porquê das crises foi respondido em cima pelo estresse que ele deve estar sofrendo. Tudo que diminua este estresse, tanto no momento como na vida dele em geral, ajuda para atenuar as crises ou até esquecê-las.

Para isto, recomendo @os adult@s procurarem mudar. O seu filho precisa de compreensão, em primeiro lugar. Isto não é fácil, inclusive porquê o síndrome dele tem nome e todo mundo pode estar achando que assim está tudo claro e o menino precisa de "tratamento". No entanto, compreensão não é a mesma coisa que tratamento. É uma atitude que @s adult@s precisam apreender. Recomendo procurar a ajuda de um@ profissional psicanalista ou psicoterapeuta emocional (humanista, centrado na pessoa, existencial) para melhor compreender a sua própria vida como pre-condição para compreender aquela do seu filho.

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Acompanho crianças na escola com a mesma idade que tem essa síndrome...na verdade, vejo várias razões que levam o asperger a ficar agressivo: intolerância a frustração, desestruturação do ambiente, alteração da rotina...mas, como já foi dito cada caso é único e tem sua própria dinâmica.
Acho que ajuda bastante nesse caso a orientação dos profissionais da escola e dos pais para que o ambiente seja mais assertivo, no que se refere a superar as dificuldades implicadas.
Agressividade não é um dos sintomas que satisfazem os critérios para diagnóstico desta síndrome. Geralmente a criança portadora de Asperger possui dificuldade de interação social com os colegas. Estas crianças têm dificuldades em manter contato visual direto com seus cuidadores (Pais e colegas) e geralmente evitam compartilhar atividades prazerosas com outras pessoas. Têm dificuldades em aceitar alterações nas suas rotinas e não possuem reciprocidade emocional e social, além de outros comportamentos estereotipados como torcer as mãos e dar pancadinhas. Essas pancadinhas não devem ser confundidas com comportamento violento. Sugiro uma segunda opinião para confirmação do diagnóstico. Essas crianças não possuem déficit de aprendizagem.
Considero que é importante pensarmos também que as crianças em geral por vezes sentem raiva e não sabem ao certo como lidar com isso.Vamos aprendendo ao longo da vida à conter um impulso violento e nos comunicar de outra forma, por exemplo através do diálogo. As crianças ainda estão aprendendo a perceber suas emoções, distingui-las e então expressá-las de uma forma aceitável para os demais. Quando se tem uma realidade como o Asperger, esse processo pode ser ainda mais complexo. Penso que precisamos conversar sobre as emoções com as crianças, mostrar imagens de "carinhas" que expressam tristeza, medo, raiva... é importante mostrar que compreendemos o que elas sentem, com naturalidade, e encorajá-las a falar sobre isso. Assim vemos crianças que antes batiam nos colegas, conseguindo não fazer mais isso porque aprenderam se distanciar um pouco da situação, respirar, conversar com alguém de confiança e então comunicar que não gostou daquilo, que queria que fosse diferente...

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