Meu filho tem 1 anos e 10 meses e ainda não fala, a única palavra que ele fala é nana. Isso é preoculpante

12 respostas
Meu filho tem 1 anos e 10 meses e ainda não fala, a única palavra que ele fala é nana. Isso é preoculpante ou extremamente normal? Até quantos anos é considerado normal uma criança demorar a falar?
Obrigada!!
O atraso na fala pode ter várias origens, como dificuldade na audição, atraso no desenvolvimento cognitivo, prematuridade ou mesmo falta de estímulos. Em alguns caso raros pode ser apenas timidez, quando a criança se sente mais a vontade e em outros se sente retraída. A demora na fala até os 2 anos não compromete a saúde mental das crianças. O perigo só ocorre quando a interação e comunicação social não acontecem. Os pais devem está atento caso a criança não fale, não brinque e não olhe nos olhos das pessoas com quem interage com elas. O atraso na fala pode vir com lentidão nas atividades de coordenação motora fina e redução nos níveis de atenção, acarretando dificuldades de comportamento e controle d emoções. Nesse caso é fundamental buscar um especialista para estimular a fala das crianças. Os pais também podem apontar para objetos e solicitar respostas, incentivar por meio de jogos e brinquedos que estimulem a linguagem, contar histórias e criar um diálogo que a criança entenda.

Cada criança tem um ritmo e uma rota de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Isso pode ter uma variação de até 6 meses de diferença entre as crianças.
Existem crianças que compreendem mais e outras que falam mais.
Dentro do padrão de normalidade, observamos que a criança desta idade (1 ano e 10 meses) já produz algumas palavras com significado (como mamãe e papai), seu repertório de palavras aumenta, repete o que ouve, mesmo que de forma errada, trocando as letras. Pois nesta fase ela consegue falar os sons da fala (fonemas) mais simples.
A partir dos 2 anos já observamos a composição de 3 a 4 palavras formando frases.
Olá! Nessa idade a criança já deve ter adquirido palavras comuns do seu dia a dia, como: papai, mamãe, cumprimentos, sons e nomes de animais de forma que, especialmente, pessoas da família já entendam. Procure um fonoaudiólogo para avaliar a fala e a comunicação de seu filho, pois este profissional é especializado para avaliar as condições de "aquisição de fala por idade" da criança. Além dos sons também avaliará se as condições para que esta fala aconteça estão adequadas, como a audição, o meio ao qual se encontra, as funções orofaciais (relacionadas a musculatura da fala, respiração, mastigação e deglutição) e realizará os devidos encaminhamentos. Um abraço!
Bom dia!

O normal é a criança começar a falar com 1 ano de idade, orientaria você procurar um fonoaudiólogo para fazer um diagnóstico diferencial.
O atraso na fala pode vir de inúmeros problemas ou não. Tem crianças que falam tarde mesmo. O ideal é conversar com o pediatra do seu filho. Também indico o neuropediatra. É se ainda assim nada acontecer, procure um fonoaudiologo e solicite uma avaliação.
Em torno de 2 anos a criança já fala palavras mesmo que faltem fonemas na produção,simples frases, ...a dinâmica familiar é muito importante, caso ele aponte e a família atenda a sua necessidade, ele não fará as devidas conexões linguísticas necessárias na aquisição de linguagem, se acomodando ao padrão. Muitos fatores estão envolvidos na questão uma boa orientação fonoaudiológica poderá ajudá-la a solucionar a questão.
Olá! com 1 ano e 10 meses a criança teria capacidade de falar algumas palavras expressando suas necessidades sempre aumentando seu vocabulário. Sugiro que procure uma avaliação fonoaudiológica. Abs
Verifique a audição e o desenvolvimento de linguagem com um profissional fonoaudiólogo. Somente após a avaliação será possível mensurar o que está ou não pertinente à idade.
Cada criança tem seu tempo, porém há um limite do que é esperado para cada fase do desenvolvimento da linguagem. Com 1 ano e 10 meses a criança já deve estar conseguindo falar um certo número de palavras e existe vários motivos para que isso não aconteça. Minha orientação é que você converse com a pediatra do seu filho sobre a possibilidade de encaminhamento para uma consulta com um Fonoaudiólogo. Este é o profissional que pode realizar uma avaliação direcionada e se necessário prosseguir com terapia e demais encaminhamentos.
Meu filho tem 1 anos e 10 meses e ainda não fala, a única palavra que ele fala é nana. Isso é preoculpante ou extremamente normal? Até quantos anos é considerado normal uma criança demorar a falar? Obrigada!!

Olá! Nós consideramos no desenvolvimento da criança alguns marcos importantes para considerarmos está dentro do desenvolvimento esperado. Como por exemplo: é esperado a criança sustentar o pescoço com 3 meses, sustentar o tronco e sentar com 6 meses, engatinhar com 9 meses e andar com aproximadamente 1 ano. Estes são os marcos do desenvolvimento motor. Mas também há os marcos do desenvolvimento da fala. Neste caso, é esperado que a criança preste atenção aos sons da fala dos pais até os 3 meses, e comece a balbuciar a partir dos 6 meses. Com 1 ano é esperado as primeiras palavras contextualizadas como "mama, papa, nana". Com dois anos é esperado a criança ter um vocabulário maior e estar formando frases curtas de duas até mesmo três palavras. Como por exemplo: "Mamãe qué bolo".
Considerando os marcos do desenvolvimento esperado, quando você diz que seu filho com 1 ano e 10 meses, ou seja, uma idade bem próxima dos 2 anos está falando apenas "nana". É importante sim buscar um profissional especializado. No caso a indicação seria um fonoaudiólogo que fará uma investigação e avaliação da razão deste atraso no desenvolvimento.
Não podemos considerar como "extremamente normal" como ouvimos de parentes, ou pessoas próximas. É um caso que necessita de um olhar cuidadoso para seu filho. Até mesmo quais estímulos ele recebe que influenciam diretamente no desenvolvimento de fala dele.
Espero que eu tenha conseguido ajudar de alguma forma.
Com essa idade em geral a criança já consegue falar algumas simples.No entanto, cada criança tem seu ritmo de aquisição e isso pode ser influenciado por inúmeros fatores.Os pais e cuidadores conversam com a criança? Como ela reage aos estímulos? Ela compreende o que falam? Mesmo não falando, ela responde de alguma forma com gestos, expressões faciais ou emitindo sons, ainda que não sejam palavras? Esta criança é exposta de forma excessiva a equipamentos eletrônicos (celular, tablet, televisão)? Ela escuta bem? Enfim, há muitas questões envolvidas que podem interferir. É necessário acompanhar o processo, Conforme relatei no início, cada criança segue seu ritmo e é importante fica atento. Para tranquilizar os pais eu sugiro uma avaliação com fonoaudiólogo, que irá identificar situações que estejam interferindo na aquisição da fala e fazer encaminhamentos a outros profissionais, caso a avaliação mostre esta necessidade.
Olá !! No desenvolvimento normal da linguagem oral, é esperado que a criança fale algumas palavras com siginificado, ou seja com intenção de se comunicar, mesmo que sejam mal articuladas . Procure não facilitar tanto a comunicação de seu filho , pedindo para que ele se comunique de alguma forma, mostrando o que quer , fazendo gestos , emitindo alguns sons . É importante que ele sinta que é necessário se comunicar para se ter o que deseja. Mas, se a preocupação continuar, marque uma avaliação fonoaudiológica para saberem se há algum problema e qual conduta os pais devem ter com relação ao desenvolvimento da linguagem oral