Meu filho tem 1 ano de 5 meses e só fala embolado. As únicas "palavras" espontâneas dele são: eita,
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Meu filho tem 1 ano de 5 meses e só fala embolado. As únicas "palavras" espontâneas dele são: eita, ah tá, aí meu Deus. Fora isso finge estar conversando com diferentes.entonacoes mas embolado. não nomeia as coisas mas se pedir ele aponta, sabe o que é. Não chama mamãe ou papai. Quando quer chamar só grita. Dava tchau e não dá mais. Algumas palavras como: macaco, Stitch, que falava bastante tbm não fala mais. Mas se comunica do jeito dele, aponta, olha no olho. Devo procurar ajuda?
Olá, para que não fique angustiada, procure uma fonoaudióloga e faça uma avaliação.
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Pelo seu relato não da para dizer que ele está bem ou não, mas se está com dúvida é sempre recomendado procurar um fonoaudiólogo para avaliação e orientação. Na consulta ele pode te mostrar como você faz para brincar, como pode estimular a linguagem da melhor forma.
Concordo com as colegas! É compreensível sua preocupação, e é muito bom que você esteja observando atentamente o desenvolvimento do seu filho. Com 1 ano e 5 meses, é esperado que a criança já esteja começando a usar algumas palavras de forma mais clara, mesmo que de forma ainda limitada. O fato de ele entender o que você pede e se comunicar apontando e com expressões é positivo, pois mostra que ele está compreendendo o ambiente ao redor. No entanto, a perda de palavras que ele já falava, como "macaco" e "tchau", e a dificuldade em nomear as coisas ou usar "mamãe" e "papai", são sinais que indicam a necessidade de uma avaliação mais detalhada.
Recomendo procurar um fonoaudiólogo especializado em desenvolvimento infantil para fazer uma avaliação mais aprofundada. É importante verificar se há algum fator que esteja influenciando o desenvolvimento da fala, como questões auditivas, motores ou ambientais. Quanto mais cedo for identificada a necessidade de intervenção, melhores são as chances de apoiar o desenvolvimento da linguagem do seu filho.
Recomendo procurar um fonoaudiólogo especializado em desenvolvimento infantil para fazer uma avaliação mais aprofundada. É importante verificar se há algum fator que esteja influenciando o desenvolvimento da fala, como questões auditivas, motores ou ambientais. Quanto mais cedo for identificada a necessidade de intervenção, melhores são as chances de apoiar o desenvolvimento da linguagem do seu filho.
Olá, tudo bem?
Considerando o seu relato, sugiro a avaliação e intervenção fonoaudiológica sim. Apesar de nesta idade serem esperadas muitas trocas de sons, a sua descrição me remonta a necessidade de uma avaliação mais complexas para descartar alguns tipos de transtornos dos sons da fala, ou até transtornos de linguagem (mais complexos). Espero ter ajudado!
Considerando o seu relato, sugiro a avaliação e intervenção fonoaudiológica sim. Apesar de nesta idade serem esperadas muitas trocas de sons, a sua descrição me remonta a necessidade de uma avaliação mais complexas para descartar alguns tipos de transtornos dos sons da fala, ou até transtornos de linguagem (mais complexos). Espero ter ajudado!
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