Meu filho tem 1 ano de 5 meses e só fala embolado. As únicas "palavras" espontâneas dele são: eita,

4 respostas
Meu filho tem 1 ano de 5 meses e só fala embolado. As únicas "palavras" espontâneas dele são: eita, ah tá, aí meu Deus. Fora isso finge estar conversando com diferentes.entonacoes mas embolado. não nomeia as coisas mas se pedir ele aponta, sabe o que é. Não chama mamãe ou papai. Quando quer chamar só grita. Dava tchau e não dá mais. Algumas palavras como: macaco, Stitch, que falava bastante tbm não fala mais. Mas se comunica do jeito dele, aponta, olha no olho. Devo procurar ajuda?
Olá, para que não fique angustiada, procure uma fonoaudióloga e faça uma avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pelo seu relato não da para dizer que ele está bem ou não, mas se está com dúvida é sempre recomendado procurar um fonoaudiólogo para avaliação e orientação. Na consulta ele pode te mostrar como você faz para brincar, como pode estimular a linguagem da melhor forma.
Concordo com as colegas! É compreensível sua preocupação, e é muito bom que você esteja observando atentamente o desenvolvimento do seu filho. Com 1 ano e 5 meses, é esperado que a criança já esteja começando a usar algumas palavras de forma mais clara, mesmo que de forma ainda limitada. O fato de ele entender o que você pede e se comunicar apontando e com expressões é positivo, pois mostra que ele está compreendendo o ambiente ao redor. No entanto, a perda de palavras que ele já falava, como "macaco" e "tchau", e a dificuldade em nomear as coisas ou usar "mamãe" e "papai", são sinais que indicam a necessidade de uma avaliação mais detalhada.

Recomendo procurar um fonoaudiólogo especializado em desenvolvimento infantil para fazer uma avaliação mais aprofundada. É importante verificar se há algum fator que esteja influenciando o desenvolvimento da fala, como questões auditivas, motores ou ambientais. Quanto mais cedo for identificada a necessidade de intervenção, melhores são as chances de apoiar o desenvolvimento da linguagem do seu filho.
Olá, tudo bem?
Considerando o seu relato, sugiro a avaliação e intervenção fonoaudiológica sim. Apesar de nesta idade serem esperadas muitas trocas de sons, a sua descrição me remonta a necessidade de uma avaliação mais complexas para descartar alguns tipos de transtornos dos sons da fala, ou até transtornos de linguagem (mais complexos). Espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.