Meu filho tá tirando a pele a boca e o machuca o nariz também. A boca fica sangrando e o nariz com m

19 respostas
Meu filho tá tirando a pele a boca e o machuca o nariz também. A boca fica sangrando e o nariz com machucado que nunca cicatrizam. Oque pode ser ?
Vc não está sozinha(o). Venha trazer seu filho para participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. A CONDIÇÃO dele atual não define quem ele é. Essa possível necessidade de se machucar que está trazendo esses sentimentos para ele é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que ele não é assim. Ele está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50

Olá! Comportamentos similares a esses estão relacionados a situações que geram estresse e ansiedade, infelizmente não é possível informar o que é exatamente com poucas informações e sem um contato aprofundado com a pessoa. Será fundamental que você busque um Psicólogo ou Psiquiatra para a realização de uma avaliação detalhada do caso, e se for o caso identificar o diagnóstico, para dar início ao tratamento adequado.
Olá, a situação que você descreve parece ser de fundo ansioso mas possivelmente envolve outras questões como raiva reprimida, tristeza etc. Esse comportamento é chamado de "skin picking". Qual a idade do seu filho? O mais adequado é que vocês busquem atendimento psicológico para avaliar melhor o que está levando a esse comportamento. Um bom diagnóstico pode direcionar a um tratamento adequado, recomendo que não ignore os sinais. Abraço!
Olá! Apenas essa descrição desses comportamentos isolados não possibilita que seja realizado um diagnóstico.
É preciso entender o contexto desses comportamentos, desde quando acontecem, se há algum gatilho desencadeante. Por isso uma avaliação mais aprofundada é o recomendado para poder entender, compreender e diagnosticar, bem como fazer encaminhamentos se forem necessários e elaborar um plano terapêutico.
Pode ser alguma angústia sendo deslocada para o corpo, difícil responder exatamente a causa sem uma escuta individualizada dele. Leve para um acompanhamento psicológico para ver as raízes desse comportamento e poder ajudar. Lembre-se de cuidar da sua saúde mental também! :)
Olá! Procure o pediatra do seu filho, antes de levantar qualquer questão Psicológica precisa descartar algum problema biológico. Apesar de parecer um quadro de ansiedade é importante analisar o quadro juntamente com um médico.Estou á disposição!
Olá! As reações repetitivas demonstram a necessidade de leva-lo para uma avaliação completa com especualista da psiquiatria. De acordo com o contexto de saúde psíquica e ambiente é possível a proposta de acompanhamento do especialista, seguido de integração com psicoterapia.
Sugiro que leve seu filho ao médico pediatra para uma avaliação e para verificar a necessidade de um apoio psicológico. Quadros de ansiedade e estresse costumam gerar sintomas similiares.
Olá! Esse tipo de sintoma em geral está ligado a quadros de ansiedade, mas é difícil afirmar isso sem conhecer todo o contexto. De qualquer forma, é algo que a (o) está preocupando e deve ser cuidado. Uma conversa com o médico que acompanha seu filho pode ajudar bastante, mas eu não descartaria uma conversa também com um psicólogo para uma orientação mais específica. Só assim será possível avaliar o caso e traçar as melhores estratégias para lidar com a situação. Não deixe de ouvir as suas preocupações: elas têm um sentido e podem ser cuidadas! Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Oi! Como os colegas disseram são poucas informações para levantar hipóteses de diagnóstico. Mas é certo que está havendo um sofrimento nessa criança que pode ter uma emoção escondida, vindo de alguma situação que traumatizou. É muito importante buscar ajuda profissional para a criança e talvez para você também (mãe ou pai). Estou a disposição!
Olá, é comum esse comportamento como uma automutilação, está tendo suas emoções reprimidas e de alguma forma tem necessidade de colocar para fora, como forma de alívio. Como está o comportamento dele dentro de casa? Como está você emocionalmente? Como anda o ambiente da casa? Quando vamos falar de uma criança ou adolescente, temos sempre que olhar para nós como um espelho. O comportamento deles é comunicação e reflete na forma como eles tem se sentido. Recomendo olhar para ele, ter bastante atenção neste momento, o que está precisando, o que está faltando, o que ele está querendo comunicar, observe com amor. Estou à disposição, fiquem bem.
Esse comportamento pode estar ligado a questões de estresse e ansiedade excessiva. Buscar um acompanhamento psicológico seria o ideal.
Olá! Pelo seu relato diria que estes comportamentos podem ser uma manifestação de ansiedade. Para compreender melhor a ansiedade apresentada, seria ideal levá-lo a um psicólogo, que pode compreender quais são as questões envolvidas neste sintoma e facilitar outros caminhos de lidar com estes sentimentos que não envolvam a auto-lesão.
Olá! De acordo com seu relato esses comportamentos repetitivos de autolesão podem sinalizar, principalmente, um quadro ansioso... mas para diagnosticar corretamente é necessária uma avaliação integral, com um profissional da psicologia. O que pode ser dito é que, certamente, existe um incômodo e aflição; e o comportamento de autolesão talvez tenha a função de alívio momentâneo. Espero ter ajudado e me coloco à disposição!
Dar qualquer certeza diagnóstica apenas com tais sintomas descritos (skin picking disorder), seria negligência, ele precisa passar por uma avaliação neuropsicológica. Marque com um médico psiquiatra ou pediatra primeiramente e com dados concretos em mãos, busque um acompanhamento psicoterápico. Veja, pode ser um quadro associado ao espectro autista, transtorno de personalidade borderline, transtorno de ansiedade generalizada, ou absolutamente nenhum transtorno psicopatológico. Apenas um quadro ansiogênico temporário, eliciado por um quadro de bullying na escola por exemplo. Qualquer dúvida, estou à dsiposição. boa sorte!
Pode ser ansiedade por alguma questão emocional, infelizmente não é possível dizer mais nada sem um atendimento com ele e talvez a família também. Indico buscar atendimento psicológico. Abraço
Olá, como está?
Podem ser várias coisas, essas manifestações sozinhas precisam ser pensadas de maneira mais complexa e mais ampla, pensadas com o que elas podem significar algo em associação. Importante observar e conversar como ele tem se sentido para tirar a pele de si mesmo, o que tem sido simbolizado nesse ato? Como ele se sente?
Pode ser um momento interessante para ele falar mais e elaborar mais em uma boa terapia com algum psicólogo sobre o que pode estar angustiando, não é dito, mas é arrancado.
Espero ter ajudado, até mais.
Olá! Podemos pensar em um sintoma compulsivo, que ao cutucar a pele chega a causar escoriações. O sintoma é uma mensagem de que algo não está bem, e representa um pedido de ajuda. Ao mesmo tempo que causa dor, encontra alívio ao apaziguar sua angústia, que não consegue representar em palavras, usando o próprio corpo. A ação de auto lesionar-se é um sintoma que demonstra um sofrimento subjetivo que não consegue expressar em palavras. É como se substituísse uma dor emocional pela dor física. volta-se para si próprio atuando em seu corpo. Como não consegue localizar e falar o que sente, é importante que se ofereça espaço de escuta familiar e terapêutico para que tenha a chance de elaborar e ultrapassar conflito, não mais de forma solitária em seu próprio corpo.
Olá. Existem muitas causas possíveis para o comportamento do seu filho de tirar a pele da boca e do nariz, e pode ser difícil dar uma resposta precisa sem mais informações. Algumas possíveis causas que podem precisar de atenção médica incluem:

- Transtorno de ansiedade ou Transtorno Obsessivo-compulsivo: algumas pessoas com esses transtornos podem se envolver em comportamentos repetitivos ou compulsivos, como arrancar a pele da boca e do nariz. Se o comportamento do seu filho está interferindo em suas atividades diárias, é importante que ele seja avaliado por um profissional de saúde mental.

- Distúrbios de pele e coceira: certas condições de pele, como dermatite atópica ou urticária, podem causar coceira intensa que pode levar ao arrancamento de pele e ao surgimento de feridas abertas. É importante que um dermatologista avalie se há algum problema de pele subjacente.

- Sensibilidade a alimentos, produtos químicos ou irritantes ambientais: algumas pessoas podem ser sensíveis a substâncias encontradas em alimentos, produtos químicos ou irritantes ambientais, o que pode levar a coceira intensa e ao comportamento de arrancar a pele. Uma avaliação médica pode ajudar a determinar se há alguma alergia ou hipersensibilidade, e como evitar essas substâncias.
- Estresse: o estresse pode ter muitos efeitos sobre a saúde física e emocional, e pode fazer com que algumas pessoas comecem a se envolver em comportamentos estranhos, como arrancar a pele. Se o seu filho estiver passando por um período de estresse, é importante ser proativo e encontrar maneiras de ajudá-lo a lidar com o estresse.

É importante lembrar que arrancar a pele pode ser um sinal de outros problemas de saúde e que você deve levar seu filho a um profissional de saúde para uma avaliação adequada.