Meu filho se engasgou com 15 dias e ficou desmaiado por uns 5 a 7 minutos até reanimar, ele está com

2 respostas
Meu filho se engasgou com 15 dias e ficou desmaiado por uns 5 a 7 minutos até reanimar, ele está com 4 anos tem atraso na fala, está fazendo tratamento com fono porém está bem difícil ele desenvolver, pode ter relação com o episódio de engasgo?
Lamento que você tenha passado por uma situação tão angustiante com seu filho. O episódio de engasgo, principalmente em bebês tão pequenos, pode ser uma experiência traumática para os pais e, sem dúvida, levanta muitas preocupações. No entanto, é importante entender que o atraso na fala em crianças pode ser causado por uma série de fatores, e nem sempre está diretamente relacionado a um incidente específico como o engasgo.

Quando um bebê se engasga e desmaia, o principal risco imediato é a falta de oxigênio no cérebro. Se esse tempo for prolongado, isso pode resultar em lesões. No entanto, pelo que você descreveu, seu filho foi reanimado após alguns minutos, o que é um bom sinal. A maioria dos casos de engasgo em recém-nascidos não causa danos permanentes ao desenvolvimento, especialmente se o bebê recuperou-se bem após o episódio.

O atraso na fala pode estar relacionado a vários fatores, incluindo questões auditivas, condições neurológicas, ou até mesmo causas genéticas. É positivo que ele já esteja em tratamento com fonoaudiologia, pois esse é o caminho mais indicado para estimular o desenvolvimento da fala. Porém, a dificuldade no progresso pode indicar que uma investigação mais aprofundada seja necessária para entender se há outros fatores envolvidos.

Uma avaliação neurológica pode ajudar a esclarecer se houve algum impacto relacionado ao engasgo ou se o atraso está ligado a outra causa. Na telemedicina, podemos discutir esses aspectos com calma, revisar os dados clínicos e avaliar a necessidade de outros exames ou de uma segunda opinião especializada.

Teleconsultas hoje são uma maneira eficaz e segura de fazer esse acompanhamento, principalmente em tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas como a MPOX e o Parvovírus B19. Você e sua família ficam protegidos de exposições desnecessárias, além de economizar tempo. Através da plataforma Doctoralia, você pode escolher médicos com ótimas avaliações para garantir um atendimento de qualidade. Não deixe de explorar essas possibilidades, inclusive para obter uma segunda opinião com praticidade, segurança e discrição.

Se precisar de mim para esclarecer mais dúvidas, posso orientar através de uma teleconsulta, ajudando a entender melhor os próximos passos no tratamento do seu filho. Caso opte por outro profissional, recomendo que guarde meu contato para futuras consultas. Estamos vivendo uma revolução na saúde com a Telemedicina e a Inteligência Artificial, e é fundamental fazer parte dessa transformação para garantir o melhor cuidado à sua família.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 450
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O episódio de engasgo seguido de perda de consciência pode, em alguns casos, estar relacionado a dificuldades no desenvolvimento, especialmente se houve falta de oxigenação ao cérebro (hipóxia) durante o período em que ele ficou desmaiado. A hipoxia pode afetar o desenvolvimento neurológico, incluindo a fala. No entanto, é importante avaliar detalhadamente esse evento com um neurologista infantil para confirmar se houve algum dano neurológico decorrente do engasgo e se há uma relação com o atraso na fala.

Além da terapia fonoaudiológica, uma investigação mais aprofundada, como testes de avaliação neurológica, pode ser útil para entender melhor as possíveis causas do atraso no desenvolvimento.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.