Meu filho que hoje tem 16 anos aos 12 anos teve um ACV cerebelar e hidrocefalia usa uma DVP e não ficou

3 respostas
Meu filho que hoje tem 16 anos aos 12 anos teve um ACV cerebelar e hidrocefalia usa uma DVP e não ficou com sequelas do AVC. No ultimo dia 04/07/18 sofreu outro AVC frontal que afetou a fala ligeiramente. Ficou internado e foi feito todos exames e não descobriu a causa.Como saber o que esta causando?
Prezado (a), um AVC recorrente em um adolescente de 16 anos é sempre preocupante... infelizmente em até 30-40% dos casos de AVC, um diagnóstico definitivo da sua causa pode não ser alcançado. Inclusive, nessa faixa etária, ou seja, em pacientes jovens, as causas mais comuns de AVC são menos frequentes, assim, uma investigação mais meticulosa precisa ser realizada, apesar de ainda assim haver a chance de não se identificar a causa. Isto é muito importante pois o tratamento dele deve ser feito com uma prevenção direcionada para a real causa, para evitar novas recorrências. Sugiro que seu filho seja avaliado e investigado por um neurologista vascular (profissional com especialização no tratamento do AVC), qualificado, devido a sua complexidade. Desejo melhoras e muita saúde ao seu filho,

Olá. Complementando os colegas que já responderam sua pergunta, atento ao fato de que em pessoas mais jovens é causa relativamente comum de AVC isquêmico as doenças que afetam os fatores de coagulação do sangue. Para essa investigação, solicita-se uma bateria de exames de sangue para tentar identificar algum problema com esses fatores. Mesmo quando esses exames incialmente são normais, recomenda-se repetí-los após 3-4 meses, uma vez que uma parcela significativa desses testes levam um tempo para positivar no sangue. Espero que seu filho fique bem!
A lista das causas de um AVC é muito extensa. Primeiramente, os AVCs se subdividem nos tipos isquêmico e hemorrágico, cada qual com inúmeras possibilidades subjacentes. O AVC isquêmico, no qual o dano é causado por falta de circulação sanguínea a uma determinada área do sistema nervoso central, é o tipo mais comum. Causas comuns de um AVC isquêmico poderiam ser, por exemplo, uma placa de colesterol que obstrua uma artéria para o cérebro, uma lesão na parede da artéria que leve a formação de um coágulo ou um coágulo formado em outro ponto da circulação e que migra para as artérias do cérebro. Entretanto, várias outras causas e mecanismos podem estar envolvidos, alguns extremamente raros. A investigação se inicia na internação, para pesquisar as principais possibilidades. Mesmo com os exames da internação normais, não quer dizer que a causa não possa ser descoberta. A dica é seguir com um bom especialista após a alta, para completar a investigação. Desejo ótima recuperação ao seu filho!