Meu filho nao gosta de escrever, tem muita facilidade de aprender somente com as explicações , ele
23
respostas
Meu filho nao gosta de escrever, tem muita facilidade de aprender somente com as explicações , ele diz que se escrever vai confundir com o que ele ja aprendeu nas explicações. O que devo fazer?
A criança deve ser avaliada em psicodiagnóstico para que fique claro se o nível de aprendizagem dela condiz com a idade. Depois é importante investigar o ambiente escolar e o familiar, uma vez que pode ter acontecido algum evento nesse processo de alfabetização que levou a criança a desenvolver alguma aversão pela escrita.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Está mencionando que seu filho tem facilidade para aprender somente com as explicações, porém não gosta e escrever. Acrescenta então que há uma crença, da parte dele, de que o ato de escrever pode acabar agindo de forma negativa. Sugiro antes que mais nada uma tentativa de elaborar junto com ele, a fim de ajudá-lo, qual seria o significado desse posicionamento, ou seja, porquê ele acredita que escrever iria confundí-lo. Por esse caminho é provável que se possa estar compreendendo um pouco melhor como se estrutura essa visão da parte dele perante o ato de escrever, separando a crença da realidade, tanto para profissionais e pais, como para ele mesmo. É possível que ele tenha estruturado uma falsa crença, como também pode ser uma desculpa posta em cima da pouca vontade de tomar-se o trabalho de escrever, o qual para muitas criança acaba perdendo o sentido — ainda mais quando estamos falando de alguém que tem facilidade em compreender e não sente necessidade de escrever.
Se ele aprende somente com as explicações e consegue um bom resultado na escola, não vejo problemas. Agora se ele tem um baixo rendimento e não consegue entender as explicações do professor ao mesmo tempo que toma notas escritas do curso, eu aconselharia uma avaliação neuropsicológica testando a parte da atenção dividida e alternada. Talvez seja somente um problema de pratica, uma vez orientado e trabalhado pelo psicólogo habilitado na área, ele poderá melhorar essa dificuldade de executar duas tarefas ao mesmo tempo. Para maiores detalhes preciso saber idades e se há dificuldades na aprendizagem.
Seria muito importante além da avaliação neuropsicológica, passar na psicopedagoga que atua na investigação e intervenção da aprendizagem para um avaliação.
Ele demostra insegurança. Tem que ver onde foi desencadeado essa fobia pela escrita. Uma dica é incentiva-lo através de algo que seu filho goste, como por exemplo, trocar mensagens pela internet.
Indico sessões neuropsicológicas.
Indico sessões neuropsicológicas.
Busque um Neuropsicólogo ele é o profissional exato para lhe orientar neste momento.
Mediante sua queixa, a Avaliação Neuropsicológica seria importante na compreensão de todo o funcionamento de seu filho, tanto acadêmico, quanto social e familiar.
O objetivo da avaliação é justamente este, relacionar o cognitivo e o comportamento, e a partir dos resultados traçar estratégias que possam contribuir no enfrentamento de suas dificuldades bem como do meio onde está inserido.
Obrigada pelo contato, Gratidão.
O objetivo da avaliação é justamente este, relacionar o cognitivo e o comportamento, e a partir dos resultados traçar estratégias que possam contribuir no enfrentamento de suas dificuldades bem como do meio onde está inserido.
Obrigada pelo contato, Gratidão.
Procure um neuropsicólogo para que seu filho faça uma avaliação neuropsicológica. Pode ser que ele esteja com um distúrbio de escrita chamado agrafia (compreende o que ouve mas não consegue expressar através da escrita o que aprendeu).
Att,
Sandro César
Att,
Sandro César
Com toda a certeza, a avaliação de um Psicólogo com Especialização em Psicopedagogia é o mais indicado, sem sombra de dúvidas, pois simplesmente pela sua descrição resumida não há como saber em que contexto de vida o jovem está inserido para sugerir-lhe outra providência.
É preciso avaliar o que o motivou a ter aversão à escrita, se essa aversão é generalizada ou específica em alguns contextos, (se ocorre só em matérias de interesse ou todas, se essa dificuldade se apresenta também nas brincadeiras nas quais são exigidas a escrita, etc.). É preciso avaliar se isso também está impactando a rotina escolar, os estudos e como ele se sente com isso.
Pode-se fazer uma avaliação psicopedagógica e fonoaudiológica inicial para diagnosticar se há algum déficit na escrita. Caso a questão seja emocional, uma avaliação psicológica deve se fazer também presente.
Pode-se fazer uma avaliação psicopedagógica e fonoaudiológica inicial para diagnosticar se há algum déficit na escrita. Caso a questão seja emocional, uma avaliação psicológica deve se fazer também presente.
Eu te recomendo inicialmente um psicopedagogo.
Olá, como você vai? Em tUm português bem claro, você deve avaliar com cautela se esse tipo de atenção é prejudicial ao seu filho, pois existem diversas formas de atenção e nem sempre é a que consideram normal(padrão). Caso tenha dificuldade ou qualquer insegurança em fazer uma avaliação própria por ser seu filho, consulte com um neuropsicologo que ele vai lhe auxiliar da melhor forma possível.
Escrever é um comportamento difícil e que exige mais habilidades do que simplesmente ouvir. A grande maioria da população mundial ainda não escreve, preferindo a história oral por falta de recursos ou habilidades. Procure um psicólogo da linha comportamental para modelar a aprendizagem de escrever sem trauma.
Será importante a avaliação com um profissional neuropsicólogo, também será importante estar atento a fala da criança. Pode ser que a criança não goste de escrever, e que será importante quebrar paradigmas para o aprendizado, libertar-se de suas crenças, estar atento o que ela colocou em sua mente como verdade e estudar com ela o caminho melhor para o aprendizado. Procure um psicólogo ou um neuropsicólogo.
Acredito que seja válido uma avaliação neuropsicologia e/ou psicopedagogica.
Pode ser apenas uma preferência, por um canal de aprendizagem preferencial . Ele é mais auditivo que visual. Contudo é importante avaliar está confusão relatada com a escrita que também pode ser indicativo de algum grau de dislexia.
Pode ser apenas uma preferência, por um canal de aprendizagem preferencial . Ele é mais auditivo que visual. Contudo é importante avaliar está confusão relatada com a escrita que também pode ser indicativo de algum grau de dislexia.
Sem dúvida, como os colegas disseram, procure um Psicólogo especializado em psicopedagogia.....assim você também poderá ser bem orientada em como ajuda lo.....Boa sorte!!!
Dependendo a idade da criança este comportamento de rejeição a escrita pode não estar trazendo maiores problemas para a aprendizagem. Porém na escola a cada novo ano são novas exigências e conteúdos que precisam da elaboração verbal para apoiar a aprendizagem. Diante disto, com certeza deve-se buscar a intervenção psicopedagógica e psicológica para que a criança esteja aberta a realizar o que esperado para a sua faixa etária. ,
Olá, indico inicialmente a ida ao psicopedagogo, pois o mesmo saberá intervir nesta situação de forma pedagógica e psicológica e ainda investigará se é necessário a indicação para outro profissional.
Também acho interessante uma conversa com os professores para entender como é sua rotina escolar e suas relações.
Também acho interessante uma conversa com os professores para entender como é sua rotina escolar e suas relações.
O Neuropsicopedagogo é um profissional que além da psicologia e das quesões neuronais irá identificar se a aprendizagem pela visão pedagógica está comprometida.
Não temos a idade dele, porém estranho sua resistência em não querer escrever nada alegando que vai confundir o que aprendeu. Você tem certeza que ele realmente aprende, como está o seu desempenho na escola? De qualquer forma é interessante procurar um psicopedagogo.
Olá! Procure um psicopedagogo para auxiliá-la. Um abraço!
Olá, como os colegas disseram a avaliaçao de um profissional pode ajudar. Faça uma avaliaçao com um neuropsicologo ou psicopedagogo.
Olá. Procure um psicopedagogo para uma resposta mais assertiva. Abraço.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quando a avaliação neuropsicológica é indicada para adultos?
- Como funciona a avaliação neuropsicológica infantil?
- Gostaria de saber quais os benefícios da Avaliação Neuropsicológica Infantil?
- Como é Realizada a Avaliação Neuropsicológica Infantil?
- Qual o papel da avaliação neuropsicológica no diagnóstico de deficiência intelectual?
- Qual a diferença de neuropsicologia e psicopedagogia?
- Desejaria saber quanto tempo vale um laudo neuropsicológico?
- Qual profissional faz a avaliação neuropsicológica?
- Podem me informar como a Avaliação Neuropsicológica pode ajudar as pessoas adultas?
- Desejaria saber se pacientes com transtorno do tipo borderline devem fazer Avaliação Neuropsicológica?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.