Meu filho não consegui ir no dentista tem ansiedade, que me recomendam?
9
respostas
Meu filho não consegui ir no dentista tem ansiedade, que me recomendam?
procurar um profissional da área da psicologia que possa ajudar a compreender de onde vem essa ansiedade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Seria ideal levar seu filho a um(a) psicólogo(a), para serem investigadas as causas dessa ansiedade. É normal um certo receio de ir ao dentista pelo fato de ter que ser submetido à intervenções que muitas vezes são invasivas e que causam dor, porém quando essa ansiedade toma proporções incapacitantes, ela deve ser explorada. Além disso, seria bom procurar indicações de profissionais da Odontologia que tenham um perfil mais acolhedor e que o seu filho se sinta seguro e à vontade desde o primeiro contato. Abraços!
E natural que toda criança sinta medo de ir ao dentista em razão das fantasias que a ela produz a respeito dos procedimentos que um dentista realiza. Porém, se o medo que a criança sente e de uma intensidade maior e produz sofrimento, acho importante buscar ajuda de um psic
Concordo com os colegas e acrescento que a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) apresenta ótimo resultado no caso de ansiedade e fobias e o tempo de tratamento depende do engajamento do paciente e do tempo de resposta dele, podendo ser breve (poucas sessões).
Olá, o ideal seria buscar por um psicólogo para explorar melhor o que gera os sintomas de ansiedade nele. Na escolha do profissional, procure por um profissional especialista em atendimentos direcionados para a idade e queixa do seu filho.
Tudo o que foi dito anteriormente está correto. Ressaltaria o fato de que psicoterapia infantil, quando identificado um alvo concreto, não precisa obrigatoriamente ser um processo longo. Ansiedade perante uma ida ao dentista é bastante comum (senão esperada), às vezes algumas sessões podem fazer com que a criança - ou os pais - consigam lidar com isso de forma mais assertiva.
Olá ????. Além da sugestão de buscar um psicólogo e um dentista especializado em crianças ????, você também pode usar ferramentas lúdicas, se seu filho ainda for uma criança. Busque desenhos animados, livros (para contar histórias sobre esse tema), ou até brinquedos (existe até um que utiliza massinha). Mas Se ele estiver maior, acho muito válido explicar, sempre com carinho e empatia, os benefícios de ir ao dentista, e as consequências negativas de não ir. Espero ter ajudado. Abraço
Olá! Pelo seu relato, é necessária uma avaliação e investigação mais detalhada. Procure um psicólogo que trabalhe com questões de ansiedade e medo em crianças e adolescentes.
Olá, procure um psicólogo com abordagem comportamental cognitiva, porque nesta abordagem será trabalhada a ansiedade e o medo de ir ao dentista, caso necessário o profissional encaminhara a um psiquiatra. Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho um desconforto para respirar faz alguns dias e uma sensação estranha na garganta e uma leve dor as vezes no ouvido, as vezes pelo pescoço, me vejo pensando em estar com algum tipo de câncer no esôfago, laringe ou faringe. É possível mesmo ? Já marquei médico, porém, a data ainda está longe.
- Faço tratamento com Paroxetina, mas ainda passo mal em diversas situações, quando ando de carro e quando saio na rua, tenho que andar perto de muros, pois tenho a sensação de travar e cair. Como poderei curar isso?
- Transtorno fóbico - ansioso extremamente grave pode apresentar sintomas psicóticos, como alucinações? Cid: F40 e F29
- Não viajo de avião por nedo de ficar trancada, tem cura?
- Tenho muito medo de ficar louca, quem tem medo de enlouquecer fica louco? Não tenho parentes próximos com nenhum quadro de esquizofrenia por exemplo, quais são minhas chances disso acontecer?
- Gostaria de saber se a hipnose realmente funciona para tratar fobias específicas, como saberei se estou de fato acessando meu inconsciente para fazer as mudanças? quantas sessões são necessárias? irei curar a fobia ou apenas controlá-la? obrigada!
- Desde meus 11 anos, tenho um medo excessivo de algumas situações, como provas, ou perguntas que não sei responder, ou de não conseguir atingir meus objetivos e o que se espera de mim.Esse medo não é comum, ele é excessivo mesmo. Eu sinto efeitos colaterais dolorosos.Não é depressão.O que seria ?
- Boa noite , tenho um problema muito sério e acho que é uma obsessão, tenho um medo muito enorme de vomitar, toda vez que eu vou comer se eu pensar na hora que eu tiver comendo eu vômito, fico louco com esse pensamento, choro de mais. Foi por causa de um trauma no ano de 2002 , me ajudem! Que posso fazer?
- Tenho fobia a lagartixas, gostaria de saber qual a melhor maneira de amenizar meu problema? qual especialidade devo procurar? um psiquiatra?
- Desde muito nova tenho medo de dormir sozinha, hoje tenho 31 anos e continuo com esse pavor, um momento que todos descansam para mim é momento de pânico,nunca procurei ajuda de psicólogo ou psiquiatra por vergonha. Será que existe tratamento para o meu problema ou tenho que enfrenta-lo pra sempre?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Transtornos fóbicos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.