Meu filho n consegui concluir as tarefas da escola . Pois ele não consegue se consentra sempre distr

21 respostas
Meu filho n consegui concluir as tarefas da escola . Pois ele não consegue se consentra sempre distraído a professora fala que geralmente ele fica com a cabeça no mundo da da Lua como se estivesse viajando queria que me desse uma ajuda sobre o quê fazer essa situação
Olá, diante de seu relato ficam várias incógnitas, Qual a idade da criança?, Qual a forma de realização da tarefa?, Qual ambiente está sendo realizado? Como é o sono dessa criança? É necessário uma investigação quanto ao quadro para que se tire qualquer conclusão. Poderia ser o caso de realizar uma avaliação neuropsicológica para melhor investigação de um TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade), por exemplo. Me coloco a disposição caso queira agendar uma consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom, várias coisas podem estar acontecendo nesta situação, imagino o quanto isso te preocupe e possa interferir na vida escolar do seu filho.

Primeiro precisamos olhar para o ambiente da sala de aula, a mesa da criança desorganizada, com muitos objetos que o chamem a atenção, o local onde a criança fica na sala de aula ( muito no fundão? no meio de conversas e barulhos?

Que tal ficar mais perto da professora e do quadro?).

Além do ambiente, questões internas e até mesmo de saúde, esta criança DORME bem ? Se alimenta bem ? Emocionalmente como ela está? É muito ansiosa? Passou por questões difíceis na família?

Tem muita dificuldade em entender os conteúdos, em ler? Veja, são vários fatores a serem considerados. Tente analisar e claro, busque ajuda profissional de um psicólogo pois este profissional pode auxiliar para que seu filho tenha mais qualidade de vida, avaliar possíveis causas e transtornos.
Entendo sua preocupação. É comum algumas crianças terem dificuldades de concentração, e isso pode ter várias causas, desde fatores ambientais até aspectos do desenvolvimento. Você já percebeu se essa dificuldade de concentração acontece só na escola ou também em outras atividades do dia a dia? Lembre-se, você está com seu filho diariamente, ninguém o conhece melhor do que você.
Procure conversar mais com a escola para entender se isso acontece em todas as atividades ou apenas em algumas. pode ser interessante buscar um olhar de um psicopedagogo ou outro profissional, caso necessário. Espero ter ajudado e lembrando que a minha fala é um recorte sobre o que foi informado.
Várias coisas podem levar uma criança a ter esse comportamento e é preciso ter cuidado para não cair na armadilha de rotular a criança com algum diagnóstico "rápido", sem ir a fundo no que está acontecendo. É importante saber o que se passa com a criança, na escola , em casa, as capacidades da criança, etc. Vale a pena procurar ajuda profissional!
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Imagino que essa situação esteja gerando preocupação e talvez até um pouco de frustração para vocês. Quando uma criança tem dificuldades para se concentrar e parece estar sempre “no mundo da Lua”, isso pode estar ligado a diversos fatores, desde questões emocionais até características do funcionamento do cérebro. Algumas crianças têm um ritmo de atenção diferente, e isso pode impactar o aprendizado, especialmente em ambientes que exigem muito foco e estrutura.

Do ponto de vista da neurociência, a atenção está relacionada ao funcionamento do córtex pré-frontal, que é responsável por habilidades como concentração, planejamento e controle dos impulsos. Se esse mecanismo não está operando de maneira eficiente, a mente pode facilmente se dispersar. Em alguns casos, essa dificuldade pode ser apenas um traço do temperamento da criança, mas em outros, pode estar associada a algo maior, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Não significa que esse seja o caso do seu filho, mas vale observar padrões de comportamento, como dificuldade para terminar tarefas, esquecer compromissos, evitar atividades que exigem esforço mental e se distrair facilmente com estímulos externos.

Como ele lida com atividades que gosta? Em quais momentos você percebe que ele consegue manter o foco por mais tempo? Já notou se a distração ocorre apenas na escola ou também em outras situações? Essas respostas podem trazer pistas importantes sobre como ajudá-lo. Além disso, um acompanhamento especializado, como o de um neuropsicólogo ou um psicólogo infantil, pode ser útil para avaliar o que está acontecendo e sugerir estratégias práticas para melhorar a concentração.

Se precisar de mais orientações, estou à disposição.
 Denise Azevedo
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Olá!
Me parece que seria muito bom ele fazer Terapia e também uma avaliação Neuropsicologica para verificar se existe alguma outra questão.
A Avaliação Neuropsicologica verifica se a pessoa tem Altas Habilidades/ Superdotação, TDAH, Dupla Excepcionalidade, entre outras.
Torço para que você consigam a ajuda de que precisam!
É difícil para a mãe quando ela está com o coração apertado de preocupação e muito difícil para as crianças e adolescentes que estão com dificuldades e muitas vezes sofrem em seu próprio mundinho interno.
Busque ajuda!
Um grande abraço
 Cristiane Lacena
Psicólogo
Belo Horizonte
Boa noite, é muito importante fazer uma avaliação para saber a causa.
 Indayá Jardim de Almeida
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Não é possível definir, somente a partir da investigação e avaliação das individualidades do caso será viável entender as causas da distração excessiva e consequentemente compreender as raízes do sintoma, possibilitando assim, construir estratégias para lidar com o quadro. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Entendo a preocupação que você tem com seu filho. O fato dele ter dificuldade em concluir as tarefas escolares e ser descrito pela professora como alguém que “fica no mundo da Lua” pode ser um sinal de que ele está passando por dificuldades de atenção e concentração. Existem várias razões pelas quais isso pode estar acontecendo.
Lembre-se de que cada criança é única e pode responder de forma diferente a estratégias variadas. Se os sintomas persistirem ou piorarem, procurar um profissional especializado pode ser um passo importante para entender melhor as necessidades do seu filho e encontrar o melhor caminho para ajudá-lo.
Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite (rs)

Seja presente, busque mais atividades lúdicas, leia para ele, acompanhe ele enquanto ele usa telas (se usa), mostre interesse em aprender junto com ele. Também tente expandir ainda mais a comunicação de vocês, para que ele consiga expressar o que pensa.
Sala de aulas são bastante aversivas para algumas crianças as vezes, tente durante o dia sentar e ensinar ele.
No mais é só dedicar algumas horas a mais ao aprendizado, se da maneira convencional não estar funcionando como deveria, busque por formas criativas para ensinar.
Lembrando que algumas pessoas aprendem mais ouvindo, outras aprendem mais lendo, tem também as que aprendem mais quando fazem anotações... é um processo descobrir qual o melhor estilo de aprendizagem para ele.
Caso tenha mais dúvidas nos pergunte novamente, estamos sempre por aqui para poder acolher qualquer demanda que haja.
Abraços
 Manuela S. A. Thomaz
Psicólogo
Carapicuíba
A falta de concentração do seu filho tem um significado específico para ele. Ou seja, o que o está ocupando que dificulta que ele se ocupe de seus estudos? Qual o significado dos estudos para ele? Como vem sendo o dia a dia do seu filho? Como está sendo possível acompanhá-lo em seus desafios diários - alimentação, sono, limites de distrações etc? Quais estratégias de educação estão sendo adotadas pela família? Importante observar que seu filho reflete o mundo que lhe está sendo apresentado. A falta de concentração é um sintoma que busca comunicar algo específico de seu filho. Faz-se necessário ampliar a consciência familiar em relação às posturas educacionais adotadas pelos adultos responsáveis por ele.
Seria importante checar com um neuropsicólogo se existem alguma interferência em sua cognição e também também fazer um acompanhamento terapêutico para investigar se teve algum trauma na sua trajetória de vida, como por exemplo: Como foi a gestação da mãe.
Entendo sua preocupação, é muito positivo que você esteja atento a isso. A dificuldade de concentração e a tendência a se distrair facilmente pode ter diferentes causas, como o estilo de aprendizagem, a forma como a informação é apresentada ou até as mesmas questões emocionais e neurobiológicas. Uma avaliação neuropsicológica pode ajudar a entender melhor os padrões de atenção, memória e outras funções cognitivas, identificando as melhores estratégias para auxiliar no desenvolvimento escolar e pessoal dele. Esse olhar especializado pode trazer mais clareza sobre o que está ganhando e como apoiar seu filho de maneira mais eficaz
É necessário uma avaliação neuropsicológica para investigar se ele tem algum transtorno ou atraso no desenvolvimento, porém eu recomendo levá-lo ao psicólogo antes para verificar se essa desatenção não está sendo causada por outros fatores.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Parece que seu filho pode estar enfrentando dificuldades de atenção, algo comum em crianças. Algumas possibilidades incluem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) do tipo desatento, ansiedade, dificuldades emocionais ou apenas um perfil mais sonhador. Aqui estão algumas sugestões para ajudar: Observar os Padrões:Ele se distrai apenas na escola ou também em casa? Consegue manter o foco em algo que gosta (como jogos, desenhos)? Tem dificuldade apenas em certas matérias ou em todas? Essas respostas ajudam a entender se o problema está mais ligado ao ambiente escolar, ao estilo de ensino ou se é algo mais amplo.Criar Estratégias para Melhorar a Atenção. Rotina bem definida: horários regulares para estudo e descanso ajudam o cérebro a se organizar.Tarefas curtas e pausas: dividir o estudo em blocos menores pode ajudar na concentração. Eliminar distrações: um ambiente de estudo tranquilo, sem muitos estímulos, pode ajudar. Uso de técnicas visuais: mapas mentais, cores e desenhos podem tornar o aprendizado mais envolvente. Conversar com a Professora: Pergunte quais momentos ele mais se distrai e se há algo que pareça motivá-lo mais. Algumas crianças respondem melhor a estímulos diferentes, como atividades mais dinâmicas ou interativas.Avaliação Profissional: Se a dificuldade for persistente e impactar o aprendizado, pode ser útil buscar um psicólogo ou neuropsicólogo para entender melhor o que está acontecendo. Se for TDAH ou outro fator, um diagnóstico precoce pode fazer muita diferença. Abraço
A dificuldade de concentração e a distração excessiva podem estar relacionadas a diferentes fatores, como imaturidade do desenvolvimento, dificuldades cognitivas, transtornos atencionais (como TDAH) ou até questões emocionais. A avaliação neuropsicológica pode ser muito útil nesse caso, pois permite entender as causas subjacentes desse comportamento e orientar as melhores estratégias para ajudá-lo.

Durante a avaliação, são analisadas funções cognitivas essenciais, como atenção, memória, raciocínio, controle dos impulsos e habilidades executivas. Além disso, aspectos emocionais e comportamentais são investigados para identificar possíveis dificuldades que possam estar interferindo no desempenho escolar.

Com os resultados, é possível desenvolver um plano de intervenção personalizado, que pode incluir adaptações no ambiente escolar, técnicas para melhorar a concentração e, se necessário, encaminhamentos para outros profissionais. Dessa forma, a avaliação neuropsicológica não apenas esclarece as razões por trás da dificuldade do seu filho, mas também oferece caminhos concretos para ajudá-lo a ter um melhor desempenho e bem-estar.
Dra. Erica Ishikawa
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Há várias possibilidades diagnósticas, ou mesmo, nenhuma. Posso falar de possibilidades a partir do meu conhecimento, que é da área da psicologia. Mas prefiro evitar esses adiantamentos sem fundamentos científicos. Recomendaria procurar ajuda médica para um diagnóstico mais preciso ou próximo que responda o que pode estar ocorrendo. Já verifiquei que você já conversou com a escola, ela ofereceria outras possibilidades de apoio, como suporte psicológico, pedagógico, etc? Segundo, procure um especialista, como um neuropediatra, um psicopedagogo, um psicólogo infantil para receber orientações e investigação.
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! Importante não se adiantar sobre diagnóstico para teu filho. Sintomas como esse variam conforme idade, desenvolvimento neurológico, acontecimentos da vida familiar e social que impactam no psiquismo. Portanto é indicado buscar algum serviço de psicologia para melhor entender a situação, pois será necessário mais informações para orientação específica.
Olá! Imagino que esteja bastante preocupada. Recomendo que busque um profissional especializado para avaliar o seu filho. Antes de qualquer orientação se faz necessária uma investigação mais aprofundada sobre esse sintoma. Só assim será possível confirmar ou descartar hipóteses e, se for preciso, determinar o melhor tratamento para ele. Um psicólogo infantil poderá lhe ajudar. Cuide-se bem!
 Jamile  Fernandes
Psicólogo
Santos
Seria importante ele passar por uma avaliação psicológica com um Neuropsicólogo ou Neuropsicopedagogo para identificar as dificuldades de aprendizagem e elaborar planos de intervenção.
Boa tarde! Seria recomendável que você levasse seu filho a especialistas, como psiquiatra e psicólogo, para avaliar se ele possui algum transtorno psicológico, como o TDAH, por exemplo. Caso seja diagnosticado, com o tratamento adequado, seu filho terá mais chances de se adaptar bem às atividades escolares e melhorar seu desempenho.

Especialistas

Bárbara Alves

Bárbara Alves

Psicólogo

Bragança Paulista

Agendar uma visita
Mariana Souza

Mariana Souza

Psicopedagogo

Salvador

Camila  Menezes

Camila Menezes

Psicólogo

Águas Claras

Agendar uma visita
Karita   Siberia

Karita Siberia

Psicopedagogo

Aparecida de Goiânia

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Apoio Psicopedagógico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.