Meu filho foi internado por dependencia quimica, quando teve alta passou a tomar litio pela manhã, e

3 respostas
Meu filho foi internado por dependencia quimica, quando teve alta passou a tomar litio pela manhã, e a noite Litio e Ritalina.
Mas tenho que dar escondido, pois ele não quer mais tomar, hoje ele tomou Ritalina.
Eu preciso saber se posso dar o Litio pra ele, ou se causa algo efeito colateral?
O medico dele está fora do País.
Muito obrigada.
Boa noite! Tente contato com seu médico pois ele conhece o caso. O lítio tem risco de efeito colaterais graves somente se for ingerido em grande quantidade ou se o paciente não estiver ingerindo comida, pois o Lítio precisa do Cloreto de Sódio (sal) para ser excretado na urina. Se seu filho estiver se alimentando dê a quantidade de Lítio prescrito por seu médico. Depois com exame sanguíneo de dosagem do Lítio, pode-se saber qual o nível sérico do Litio e fazer ajustes de dose. Converse com seu médico.
Atenciosamente,
Dr Vito M Chaddad

Olá. Nunca administre medicações sem o consentimento da pessoa, isso pode inclusive te causar problemas legais. Para a dependência química, a terapia motivacional auxilia o paciente a desejar o tratamento. No caso do seu filho, pode ser indicada. Sugiro que conversem com o médico. Fico à disposição.
Não é recomendável administrar qualquer medicamento sem conhecimento do paciente. Além das possíveis complicações, como efeitos colaterais, isso pode causar mais prejuízo do que benefício ao tratamento, pois irá causar, entre outras coisas, uma quebra de confiança entre o paciente e o familiar, que poderá afetar, também, a relação medico-paciente. Relate ao médico o que está acontecendo para que ele possa decidir que medidas devem ser tomadas a seguir. Se o quadro do paciente se agravar antes que seu médico retorne, procure um serviço de emergência.