Meu filho foi diagnosticado om síndrome de asperger, ele realmente é pouco sociável, não consegue

6 respostas
Meu filho foi diagnosticado om síndrome de asperger, ele realmente é pouco sociável, não consegue manter uma conversa em grupo, é muito inteligente na área de interesse (computaçáo, história, geografia), mas sofre muito por não manter amigos.
Como posso ajudá-lo para ser mais sociável.
Concordo plenamente com a Dra. Tatiana! Com um bom tratamento, uma boa psicoterapia associada com um(a) psicólogo(a), técnicas de enfrentamento de situações de exposição social, entre inúmeras outras técnicas, você conseguirá provavelmente um resultado muito interessante e uma melhora na qualidade do seu filho. Tem vários profissionais que trabalham com isso e podem te ajudar. O mais importante você já está fazendo, que é procurar entender melhor e procurar ajuda! Um abraço. Luiz Dieckmann

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
De fato, é muito importante que a criança seja estimulada em seus aspectos básicos, sendo estes o cognitivo, pedagógico, motor, emocionais e sociais. Toda criança, independente do diagnóstico, se for estimulada e trabalhada da forma adequada; apresenta evolução. É comum vermos pessoas que não ultrapassam a "zona de conforto" da criança com diagnóstico de Asperger por acreditar que não alcançarão progressos. Além disso, como qualquer criança, é natural que ao ser "trabalhada" e "testada" a mesma apresente resistência, e isso contribui muitas vezes para a família recuar. Por isso, independente do que se quer ensinar à criança, é necessário persistência e uso de recursos que favoreçam o desempenho. Por exemplo, identificar o que ele mais gosta de brincar e tentar aproximar os demais colegas para que se forme vínculo na brincadeira, pode ser uma sugestão. Um trabalho mútuo da família, escola e profissionais, com certeza ajudarão no desempenho social de seu filho. Um abraço.
Asperger podem aprender a se socializar, mas apenas se eles mesmos acharem que é importante e sentirem essa necessidade. Caso ele queira aprender a se relacionar melhor com os amigos, uma terapia na linha cognitivo-comportamental pode oferecer a ele técnicas que facilitam esse processo.
Não existe limites para o aprendizado, seu filho pode adquirir sempre novos conhecimentos para o bom convívio com amigos, ele precisa ser estimulado a adquirir novas habilidades sociais. Também para a criança Asperger o ideal é mostrar a variedade das coisas ainda que ele insista em um único foco. Oque acontece muitas vezes por exemplo é que a criança gosta de azul e não lhe oferecem as outras cores. Os pais contribuem muito com o amor, o estimulo, o elogio e o suporte para que a criança supere suas dificuldades.
A ajuda da família, assim como profissionais que venham a auxiliar seu filho, pode ensina- lo e orienta-lo em seu convívio social, pois esse e um desafio para ele.
O desenvolvimento de uma série dicas de convivência como expressões, frases e comportamentos que ele poderia realizar em determinados ambientes e situações já seria um suporte e uma ajuda do que dizer e fazer.
E como um treino de convivência. Com o tempo ele irá se adaptando e experimentando situações que o ensinará a se relacionar. Se o diagnóstico corresponde a um grau leve desse espectro, as dicas aumentará as chances de uma convivência melhor adaptada em menor tempo. Um abraço.
Psicoterapia em grupo e atividades com terapeuta ocupacional ou um AT(Acompanhante terapêutico) podem ajudá-lo bastante no desenvolvimento de habilidades sociais. Abraço e boa semana!

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Angélica Aguiar

Angélica Aguiar

Psicopedagogo

Sorocaba

Gelaine Souza

Gelaine Souza

Psicopedagogo

Magé

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.