Meu filho foi diagnosticado há 50 dias com esquizofrenia paranoide. Foi receitado inicialmente, rivotril,

3 respostas
Meu filho foi diagnosticado há 50 dias com esquizofrenia paranoide. Foi receitado inicialmente, rivotril, 5mg olanzapina e após foi aumentada para 10, 15 e há dezesseis dias passou para 20mg. Sinto que houve pouca melhora. Quanto tempo demora para se apresentar uma melhora mais significativa?
Diferentes sintomas da esquizofrenia respondem de forma diferente com o uso de antipsicóticos. Os primeiros sintomas a melhorar são a agitação, agressividade e as alucinações (como ouvir vozes, ver vultos). É esperado observar ao menos uma melhora parcial desses sintomas na primeira, no máx. segunda semana de uso. Se não houver nenhuma melhora é sinal de que a dose está sendo insuficiente e deve ser aumentada progressivamente até o dose máxima da medicação (ou até a dose máxima tolerada pelo paciente). Quando não houve melhora significativa com a dose máxima, a medicação é substituída por outra.
Os delírios (manias de perseguição) podem demorar até 3 meses para melhorarem. Já os sintomas de perda de interesse, motivação, isolamento, perda de expressão emocional tem resposta muito pequena com as medicações, devendo ser abordados com tratamento multiprofissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os percentuais de resposta espera-se que sejam progressivos ao longo do tempo de 03 meses, sendo que (infelizmente) não se define resposta adequada à medicação como uma redução em 100% dos sintomas. Geralmente em até duas semanas deve-se notar uma melhora dos sintomas mais intensos da patologia (de modo a obter um percentual de melhora que seja entendido como favorável), mas é recomendado esperar 4-8 semanas para avaliar a resposta mais importante da medicação; esse período ao fim da 2ª semana até a 8ª semana, então, muitas vezes vai ser o momento em que a conduta vai ser personalizada para cada caso
Depende de como o organismo do seu filho irá reagir quanto a medicação. Caso seja insuficiente,precisará rever com o psiquiatra se fará alterações necessárias. É necessária juntamente com o Tratamento psiquiátrico,a Psicoterapia..E se necessário ,outras especialidades .

Especialistas

Rayana Cardoso

Rayana Cardoso

Psicólogo

Rio de Janeiro

Hudson Fernando Costa

Hudson Fernando Costa

Psiquiatra

São Mateus

Rogério Piassi

Rogério Piassi

Psiquiatra, Psicanalista

Oliveira

Gabriela Lotin Nuernberg

Gabriela Lotin Nuernberg

Psiquiatra

Criciúma

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.