Meu filho foi diagnosticado com o TDAH há aproximadamente 02 anos e receitado a ritalina pra ele. Porém
9
respostas
Meu filho foi diagnosticado com o TDAH há aproximadamente 02 anos e receitado a ritalina pra ele. Porém no mês de agosto de 2018 ele sofreu um pequeno desmaio e após o exame de eletro a neurologista informo que ele tem epilepsia.
É comum nas crianças com TDAH também ter epilepsia?
É comum nas crianças com TDAH também ter epilepsia?

Há uma associação entre epilepsias em crianças e TDAH, havendo uma prevalência maior de TDAH nesta população. Entretanto, não se conhecem as causas desta maior prevalência, que pode ser devida a lesões que causem tanto epilepsias quanto alterações cognitivas (das quais o TDAH é uma) quanto a atividade anormal do cérebro devido à epilepsia. Em relação a este último aspecto, no caso de seu filho o TDAH já estava presente antes das manifestações da epilepsia - assim, é possível que o mesmo tipo de alteração cerebral esteja levando a dois problemas diferentes, em momentos diferentes, porém pode ser que sejam fenômenos independentes.
Os dois problemas devem ser abordados simultaneamente.
Os dois problemas devem ser abordados simultaneamente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Não podemos dizer exatamente que é comum. Mas pode acontecer sim. É uma comorbidade que pode ser desenvolvida ou não porém não é por causa da Ritalina , é um conjunto de outros fatores.
Você não perguntou mas, caso seu filho não faça terapia , pense a respeito disso . Vai ajudar muito no futuro dele.
À disposição espero ter ajudado .
Você não perguntou mas, caso seu filho não faça terapia , pense a respeito disso . Vai ajudar muito no futuro dele.
À disposição espero ter ajudado .

Existe uma alta comorbidade, entre TDAH e Epilepsia , essa associação é complexa e não existe um único mecanismo fisiopatológico que possa explicar a associação entre ambos.

Olá! O diagnóstico de TDAH, "virou moda" nos últimos dez anos e precisa-se ter muito cuidado com tal diagnóstico. Se não foi bem elaborado e pesquisado, pode causar outros problemas tomando Medicamentos inadequados, pois, podem desenvolver outras doenças. No caso de seu filho seria interessante mudar de médico e buscar outros Neurologistas, para um diagnóstico mais adequado. Paz e bem!

Olá, existem estudos que falam da incidência de TDAH em pacientes epiléticos. Alguns apontam que a incidência pode chegar a 27%. É uma comorbidade de alta frequência e as causas podem ser variadas. As duas devem ser tratadas, mas não existe razão para imaginar que a epilepsia tenha sido causada pelo tratamento do TDAH. Sempre às ordens. abraço!

Problemas neurológicos como TDAH podem vir associados a outros sinais e sintomas é preciso olhar o paciente de forma a analisar cada detalhe que surgir durante o processo terapêutico. O período gestacional também deve ser levado em consideração na visão homeopática.

É possível o paciente com TDAH apresentar comorbidades como a epilepsia, portanto o neurologista deve estar em constante acompanhamento do caso

Olá! O TDAH pode ter relação com a epilepsia ainda que seja alvo de investigação. Observada como uma comorbidade que vem crescendo nos diagnósticos de TDAH a epilepsia precisa ser acompanhada por um neurologista. A associação deste cuidado com o suporte do psicólogo é de muita importância para o paciente.

Olá! Sim! É comum esses dois diagnósticos aparecerem no mesmo indivíduo. Sugiro que você procure tratamento psicoterapêutico tanto para você quanto para seu filho. Com a psicoterapia você pode tirar suas dúvidas sobre o TDAH e conhecer ferramentas comportamentais para ajudar seu filho. Quanto mais cedo buscar terapia para ele menores os prejuízos! Fico a disposição!
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Pessoas com TDAH podem tem maior dificuldade em lembrar de avisar outras pessoas de eventos ou acontecimentos importantes? Se sim o que pode se fazer para melhorar isso?
- Olá. Faço o uso de Ritalina pois fui diagnosticado com TDAH há 3 anos. Ela pode ter como efeito adverso o sangramento nasal? Ultimamente tem ocorrido muito. Não sei se tem relação.
- Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios dela, porém agora a professora nos informou que ela está com muita sonolência e não quer participar das atividades, fica deitada na mesa ou pede para ficar sentada. Vez ou outra participa,porém não foca,…
- boa noite sou de salvador ba meu filho tem 8 anos ele faz muita coisa feia quando fica nevorso vem em cima de mim e fica falando muitas palavras feia gostaria de ter alguma ajuda
- Gostaria de saber se o Generico do Venvanse tem o mesmo desempenho que o mesmo? Eu vi que ja esta sendo vendido nas farmacias e gostaria de trocar para conseguir manter meu tratamento.
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Fui diagnosticado com TDAH e iniciei o tratamento com o remédio Medato, no primeiro dia de uso notei uma melhora significativa porém fazem dias que estou usando a medicação e até então não notei mais nenhum efeito, seja ele bom ou ruim. Isso é normal?
- É possível ter déficit de atenção e não ter o diagnóstico de TDAH?
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 448 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.