Meu filho faz acompanhamento Psicológico para rastreamento de autismo foi solicitado encaminhamento

2 respostas
Meu filho faz acompanhamento Psicológico para rastreamento de autismo foi solicitado encaminhamento para o neuro . Na consulta foi solicitado exame de tomografia do crânio e eletroencefalograma esses exames são complementares para um diagnóstico ?
Você está certo em questionar os exames solicitados, pois o diagnóstico do autismo é principalmente clínico, baseando-se em observações comportamentais e no desenvolvimento da criança. De fato, em muitos casos, o diagnóstico pode ser feito por meio de uma avaliação detalhada durante uma teleconsulta com um especialista.

Os exames como tomografia do crânio e eletroencefalograma (EEG) geralmente não são necessários para o diagnóstico do autismo. A tomografia, em particular, envolve uma quantidade significativa de radiação, o que pode ser uma preocupação, especialmente em crianças, visto que nem sempre é essencial para esse diagnóstico.

Quanto ao EEG, ele é útil se houver suspeitas de condições neurológicas adicionais, como episódios de epilepsia. No entanto, dependendo da idade da criança, realizar um EEG pode ser tecnicamente desafiador, e se não houver suspeitas de epilepsia, o exame pode não ser justificado.

É importante discutir com o neuropediatra que avaliou seu filho os motivos específicos pelos quais esses exames foram solicitados e considerar uma segunda opinião se as justificativas não parecerem adequadas. Sempre é válido lembrar que a avaliação e o acompanhamento contínuo com um neuropediatra qualificado são essenciais para entender as necessidades específicas do seu filho.

Uma teleconsulta com um especialista bem avaliado na plataforma Doctoralia pode ser um excelente passo para esclarecer essas dúvidas e ser uma excelente oportunidade para uma segunda opinião médica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

O diagnóstico de autismo é clínico, ou seja, é feito após a anamnese (conversa) com o paciente e sua observação clínica, de seu comportamento. Não é feito por exames complementares como tomografia, entre outros. Entretanto, existem casos em que o neurologista pode precisar solicitar algum exame complementar, neste caso, ele deve ser bem indicado, com motivos plausíveis principalmente para diagnóstico diferencial, como descartar a possibilidade de outra alteração, ou outro diagnóstico. No caso do eletroencefalograma, são situações muito específicas em que o neuro solicita para pacientes autistas, e é principalmente se existe a suspeita de epilepsia.
Quanto a solicitação de tomografia de crânio, ou mesmo ressonância, não é de rotina que deve ser solicitada, e não está nos protocolos iniciais de investigação.
Caso tenham dúvidas, é possível discutir com o próprio médico que solicitou o exame, e verificar o motivo do exame. Caso não se sintam confortáveis com os pedidos, uma segunda opinião pode tranquilizá-los!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!