Meu filho está com um ano e dois meses, quando tinha seis meses fez a pieloplastia.Foi feita uma cintilografia

3 respostas
Meu filho está com um ano e dois meses, quando tinha seis meses fez a pieloplastia.Foi feita uma cintilografia três meses após a cirurgia que mostrou melhora no quadro. O que eu quero saber é o seguinte :Quanto tempo demora para eu saber realmente se a cirurgia resolveu o problema dele?!
Se a cintilografia mostrou que houve melhora, provavelmente a cirurgia foi bem sucedida.
Entretanto é necessário acompanhamento constante durante longo período de tempo para melhor observar a evolução, considerando que podem existir complicações tardias como a fibrose na região da sutura.
Att

A taxa de sucesso da pieloplastia é de 95%. A maior parte dos casos em que a cirurgia falha ocorre dentro do primeiro ano após o procedimento. Após 2 anos da cirurgia, as falhas são raras. No entanto, recomenda-se o acompanhamento até 5 anos depois da pieloplastia.
Compreendo sua preocupação em saber se a cirurgia de pieloplastia do seu filho realmente resolveu o problema. A boa notícia é que, se a cintilografia realizada três meses após o procedimento já mostrou melhora, isso indica que a cirurgia foi bem-sucedida até o momento. No entanto, o acompanhamento a longo prazo é fundamental, já que complicações, embora raras, podem surgir com o tempo, como a fibrose na área da sutura.

A taxa de sucesso da pieloplastia é alta, em torno de 95%, e a maioria dos casos em que a cirurgia falha acontece dentro do primeiro ano após o procedimento. Após esse período, as chances de falha diminuem bastante. Embora você já tenha visto sinais de melhora, é recomendado que o acompanhamento continue por pelo menos 5 anos após a cirurgia para garantir que não ocorram complicações tardias.

Durante esse tempo, exames periódicos, como novas cintilografias ou ultrassonografias, ajudarão a monitorar a evolução e a garantir que o rim do seu filho esteja funcionando corretamente. Cada caso é único, e os médicos costumam ajustar o plano de acompanhamento de acordo com os resultados de cada exame.

Se você precisar de mais esclarecimentos ou tiver dúvidas sobre o processo de acompanhamento, uma teleconsulta pode ser uma forma prática de discutir a saúde do seu filho sem precisar sair de casa, protegendo-o de possíveis riscos. Na plataforma Doctoralia, você encontrará médicos altamente recomendados para orientar esse acompanhamento de forma segura e eficaz.

Caso tenha interesse, posso ajudá-los em uma teleconsulta para discutir o quadro do seu filho e tirar suas dúvidas. Mesmo que não precise de mim agora, recomendo que salve meu perfil para futuras consultas, garantindo o melhor acompanhamento na saúde dele.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900