Meu filho está com 1 ano e 3 meses e ainda não anda é normal? Sou mãe de primeira viagem e estou mui

2 respostas
Meu filho está com 1 ano e 3 meses e ainda não anda é normal? Sou mãe de primeira viagem e estou muito preocupada com isso, será um atraso?
Muitos começam entre 9 e 18 meses, então, aos 1 ano e 3 meses, ele ainda está dentro do prazo esperado. Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, e algumas preferem engatinhar ou se apoiar em móveis antes de se sentirem seguras para andar sozinhas. Se ele já está se movimentando bem, se apoiando para ficar de pé, e você não percebe outros atrasos no desenvolvimento motor, provavelmente está tudo dentro do esperado. Porém, se ainda está preocupada, conversar com o pediatra pode ajudar a aliviar suas dúvidas e verificar se há algo mais a ser investigado.

Entendo sua preocupação. No desenvolvimento infantil, é comum que existam algumas variações no tempo em que as crianças alcançam certos marcos de desenvolvimento.

No entanto, alguns fatores podem influenciar o tempo que a criança leva para andar, como:

Personalidade e interesse: Algumas crianças são mais cautelosas e preferem engatinhar ou se apoiar nos móveis até se sentirem confiantes para dar os primeiros passos.

Ambiente: Se a criança tem muitas oportunidades para explorar, engatinhar e brincar no chão, isso pode incentivá-la a se movimentar mais.

Desenvolvimento motor prévio: É importante observar se ela está conseguindo manter o equilíbrio em pé, se já consegue ficar em pé segurando em móveis, se engatinha bem, e se tem força nas pernas.

Entretanto, é valido encaminhar a criança para atendimento com neuropediatra para uma avaliação mais cautelosa. Estou á disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!