Meu filho está com 1 ano e 3 meses e ainda não anda é normal? Sou mãe de primeira viagem e estou mui

2 respostas
Meu filho está com 1 ano e 3 meses e ainda não anda é normal? Sou mãe de primeira viagem e estou muito preocupada com isso, será um atraso?
Muitos começam entre 9 e 18 meses, então, aos 1 ano e 3 meses, ele ainda está dentro do prazo esperado. Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, e algumas preferem engatinhar ou se apoiar em móveis antes de se sentirem seguras para andar sozinhas. Se ele já está se movimentando bem, se apoiando para ficar de pé, e você não percebe outros atrasos no desenvolvimento motor, provavelmente está tudo dentro do esperado. Porém, se ainda está preocupada, conversar com o pediatra pode ajudar a aliviar suas dúvidas e verificar se há algo mais a ser investigado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua preocupação. No desenvolvimento infantil, é comum que existam algumas variações no tempo em que as crianças alcançam certos marcos de desenvolvimento.

No entanto, alguns fatores podem influenciar o tempo que a criança leva para andar, como:

Personalidade e interesse: Algumas crianças são mais cautelosas e preferem engatinhar ou se apoiar nos móveis até se sentirem confiantes para dar os primeiros passos.

Ambiente: Se a criança tem muitas oportunidades para explorar, engatinhar e brincar no chão, isso pode incentivá-la a se movimentar mais.

Desenvolvimento motor prévio: É importante observar se ela está conseguindo manter o equilíbrio em pé, se já consegue ficar em pé segurando em móveis, se engatinha bem, e se tem força nas pernas.

Entretanto, é valido encaminhar a criança para atendimento com neuropediatra para uma avaliação mais cautelosa. Estou á disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.