Meu filho entope o nariz e ronca as vezes, mas isso so acontece quando o nariz dele esta escorrendo.

3 respostas
Meu filho entope o nariz e ronca as vezes, mas isso so acontece quando o nariz dele esta escorrendo. Uma otorrino disse que ele tem adenóides. será que precisa ser operado, pois quando o nariz dele não escorre ele respira normalmente??
Boa (ótima) questão.
Adenóides (tonsila faríngea) todos temos. Em alguns indivíduos (principalmente crianças entre 3 a 7 anos de idade) este órgão cresce de forma mais acelerada, podendo se tornar tão grande (hipertrófico) que "entope" o nariz e causa roncos. Geralmente nestes casos a obstrução nasal é contínua, pior em momentos de resfriados ou crises alérgicas, mas contínua.
Casos de obstrução nasal episódica (as vezes entope), apenas quando associada a coriza ("nariz escorrendo"), pode se tratar de rinite alérgica, ou outras doenças nasais. Mesmo na presença de uma hipertrofia moderada de adenóides (<50%), um tratamento clínico do caso pode ser suficiente para o controle do problema.
Retorne em seu médico. Converse melhor sobre o assunto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todos nós apresentamos adenoide desde a infância e com o crescimento ela vai naturalmente diminuindo. Algumas crianças mais alérgicas persistem com esse aumento da adenoide comprometendo a respiração e causando problemas crânio faciais caso não seja adequadamente tratado. A cirurgia para retirada da adenóide ( adenoidectomia ) depende do tamanho da mesma e o quanto ela causa de obstrução nasal. A videoendoscopia nasal é um exame que identifica este problema. O ideal é realizar este exame fora de uma crise de resfriado para melhor indiçação cirúrgica.
Otima pergunta e otima resposta do Colega acima.
Nem todos os casos de hipertrofia adenoideana são cirurgicos, o ideal é avaliar seu filho em dois momentos distintos, nas crises e fora delas. outra coisa importante a se ater é a quantidade de infecções que ele apresenta por ano. Com essas informações fica mais facil de saber se o tratamento sera com medicamentos ou cirurgia.

Especialistas

Luiz Felipe Roecker Ceccon

Luiz Felipe Roecker Ceccon

Otorrino

Brusque

Karina Mezalira

Karina Mezalira

Otorrino

Brasília

Raquel Castanheira

Raquel Castanheira

Otorrino

Ouro Preto

Fabiana Belchior

Fabiana Belchior

Otorrino

Niterói

Miriã Boaretto T Fernandes

Miriã Boaretto T Fernandes

Otorrino

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 459 perguntas sobre Adenoides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.