Meu filho é TDAH, desde os 07 anos. Fiz avaliação, tem laudo e tudo. Faz uso de medicação RITALINA,

3 respostas
Meu filho é TDAH, desde os 07 anos. Fiz avaliação, tem laudo e tudo. Faz uso de medicação RITALINA, aprendeu a ler com 10 anos, hoje esta com 12 anos cursando o 5 ano 4 série. As notas até o ano passado foram excelentes. Este ano ele não conseguiu fazer as provas, uma nem teve nota. O que faço?
Olá. Mediante piora dos sintomas de TDAH, é necessária a reavaliação do paciente para identificar fatores e/ou outras condições que possam estar contribuindo para o agravamento da doença. Talvez seja necessário o ajuste da medicação.

É importante entender o que está acontecendo no ambiente escolar, social e familiar do paciente. Imperioso saber se a posologia da medicação está correta e se não há um tratamento mais adequado e/ou necessidade de acompanhamento multidisciplinar.

Sugiro que procure um médico Neurologista ou Psiquiatra para uma avaliação formal.

Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Em crianças, uma piora no aprendizado é um sinal de alerta importante para uma (re)avaliação com especialista.
Mesmo sendo portador de TDAH, há vários motivos possíveis para a piora escolar, como a presença de sintomas depressivos/ansiosos; comportamento opositor; aumento das exigências escolares com o passar dos anos, necessitando de ajuste da dose, etc.
Sugiro procurar um Psiquiatra da Infância e Adolescência para avaliar melhor o quadro do seu filho.
Prezado pai/mãe;

Boa noite;

Acredito que é importante avaliar alguns aspectos. O rendimento escolar pode ser interferido por outros fatores além do TDAH, como por exemplo, relacionados ao humor (ansiedade, depressão). As crianças são também sensíveis à mudanças no ambiente em que vivem, por isso deve-se avaliar causas externas como: relações com a família e mudanças na escola (p.ex. mudou de sala? como é a relação com o professor e colegas?).
Finalmente ressalto ainda que o tratamento do TDAH não é restrito apenas ao uso da Ritalina, muitos pacientes se beneficiam da psicoterapia cognitiva comportamental e dispõe-se hoje de muitos guias de orientações aos pais. Uma outra possibilidade é que a dosagem do remédio não esteja adequada. Para melhor investigar essas e outras possibilidades, sugiro que seu filho seja avaliado por um Psiquiatra da Infância e Adolescência ou com experiência em tratamento de pacientes dessa faixa etária.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 363 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.