Meu filho é muito agitado, não pára. Na escola não se concentra. O que devo fazer?

11 respostas
Meu filho é muito agitado, não pára. Na escola não se concentra. O que devo fazer?
Fundamental psicoterapia. Contudo, é costume, queinfelizmente, que se coloque o problema no aluno, o aluno como O problema, ou seja, é ele que não se concentra, é ele que não para, fica mais fácil. Só que o que pode ocorrer é que o problema esteja nas relações escolares, no ambiente, e a criança se torna um sintoma do ambiente falho dentro da escola mas que ninguém costuma assumir.

A ajuda psicológica é sempre importante para avaliar de perto o caso. Pode se tratar de um TDAH, algum conflito familar, dentre outras causas.
Procure ajuda de um psicólogo para fazer uma avaliação do seu filho e identificar o que esta acontecendo. Se houver necessidade de encaminhamento para outro profissional o mesmo irá orientar.
Procure um psicólogo para avaliar o caso do seu filho, feito isto este profissional poderá te orientar em relação aos comportamentos e manifestações emocionais apresentados pelo mesmo, como também poderá encaminhá-lo a outros profissionais caso seja necessário.
A orientação que faço é a de que você deve buscar um Psicólogo para trabalhar as questões referentes à possibilidade de essa criança ter ansiedade ou qualquer outro sintoma que venha se apresentando bem como verificar questões familiares que provavelmente podem estar contribuindo para esse tipo de padrão desenvolvido por ela.
Acompanhamento Psicopedagógico para os problemas relacionados à aprendizagem são muito importantes também.

Durante o contato com esses dois profissionais e verificando a evolução ou não da criança dentro dos respectivos atendimentos e os motivos para que o quadro tenha evoluído ou não, fica viabilizada (ou não) a necessidade de a criança ir ao Psiquiatra ou Neuropediatra e -talvez- tomar alguma medicação.
É preciso primeiro descartar causas físicas, como por exemplo; problemas de audição e visão.
Caso o problema da criança seja de ordem orgânica é preciso tratar primeiro, para depois buscar por causas psicológicas, nem todo problema de agitação é por TDAH, existem outros fatores que podem estar contribuindo para esta agitação e falta de concentração.
Caso os sintomas persistirem busque por um psicólogo para ser realizado um psicodiagnóstico.
Abç.
A maneira que as crianças expressam sentimentos como tristeza, frustração, raiva ou inseguranças é através das mudanças de comportamento. Observe se essa agitação se dá somente no ambiente escolar ou se acontece nos demais espaços que a criança convive. Essas mudanças podem indicar que estão precisando de ajuda e a psicoterapia infantil oferece um espaço de aceitação incondicional a expressão desses sentimentos. O psicólogo poderá ajudar a identificar as necessidades da criança junto à dinâmica familiar ou à dinâmica escolar. Se perceber a necessidade, procure um serviço especializado, como psicólogos ou psicopedagogos.
Primeiro é preciso pensar na idade do teu filho, hoje em dia é comum por exemplo, em escolas com salas super-lotadas professores categorizarem crianças como super agitadas e que não prestam atenção.
Também ( e por outra via) se este comportamento não lhe parece condizente com a idade, de fato, é interessante procurar um profissional.
Se ele já tem acompanhamento com o Pediatra, converse com ele pois ele conhece teu filho.
Se não tem, procure um Neuropsicólogo que fará uma Avaliação e lhe dará um retorno sobre o que é esperado nesta idade e o que pode ser feito caso ele esteja aquém.
O seu filho fora da escola também é agitado? Não para quieto? Não consegue se concentrar para fazer os temas? Tem dificuldades para prestar atenção e para lembrar de tarefas, combinações, atividades? Ele é divertido e gosta de chamar a atenção dos colegas?
Podem ser várias as causas dessa agitação. O interessante é conversar na escola para entender melhor o que acontece
e quem sabe marcar uma avaliação psicológica para saber o que está acontecendo.
Olá, tudo bem? Essa agitação precisa ser avaliada com muita atenção. Muitas vezes chamamos erroneamente as crianças de hiperativas, sendo que na verdade apenas estão brincando e queimando energia. No seu caso, vejo que isso está prejudicando a vida escolar e possivelmente a vida familiar/social. Nesse caso, recomendo procurar um psicólogo para uma avaliação mais completa.
Boa tarde
Acredito que o primeiro passo é realizar uma avaliação do seu filho com um psicólogo e ver se esse padrão de comportamento está fora do esperado para a idade dele e em que ambientes ele ocorre. Esse profissional poderá te orientar melhor.
boa sorte