Meu filho é esquizo afetivo. Trata há muitos anos com psiquiatra e psicólogos. Qual seria o melhor

12 respostas
Meu filho é esquizo afetivo. Trata há muitos anos com psiquiatra e psicólogos. Qual seria o melhor especialista para acompanhar o tratamento do psiquiatra e torná-lo mais comunicativo?
Prezada!
Os melhores especialista são aqueles que você tem referencia e indicação. Não depende de abordagem específica e sim da responsabilidade, competência e ética do profissional que estiver cuidando do seu filho.
Sendo assim obterá varia respostas terapêuticas.
Atenciosamente!
Monica Araújo

Além do acompanhamento psiquiátrico e psicológico em psicoterapia, sugiro um Terapeuta Ocupacional e um AT( Acompanhante terapêutico) para encorajá-lo a sair de casa e fazer atividades instrumentais. Abraço!
Nese caso, um psicólogo cognitivista comportamental pode contribuir muito. Ele Trabalha com a parte cognitiva saudável, correlacionado á modelagem do comportamento.
Olá! O tratamento para a esquizofrenia e com o acompanhamento de psiquiatra e psicologo. Acredito que a família tb pode facilitar o movimento do paciente através da psicoterapia individual ou familiar, hábitos de vida saudáveis que envolve alimentação consciente, atividade física (yoga, pilates, caminhadas ao ar livre...), relações menos conflitivas e adaptação às necessidades de um paciente em sofrimento psiquico. Abraço
A terapia cognitivo-comportamental tem alcançado ótimos resultados com os transtornos de personalidade e outros.
Atenciosamente.
Geane Viana
Se trata de um quadro pouco comum e de difícil diagnostico, por isso controverso na psiquiatria. De qualquer modo creio que o tratamento deverá ser baseado no paciente e suas angústias sentidas, por isso indicaria um bom psicanalista, de modo que este trabalhe em conjunto com o psiquiatra, assim se houver uso de medicação ambos podem acompanhar as respostas delas, então ter maior controle sobre o paciente e suas reações, otimizando seu bem-estar.
A abordagem centrada na pessoa, na qual tenho aprofundado meus estudos, talvez seja a mais indicada para os atendimentos ao seu filho, visto ocupar-se da valorização da pessoa numa atitude empática com aceitação incondicional do cliente por parte do terapeuta. Um abraço!
Uma vez que ele já vem tendo atendimento psiquiátrico, sugiro também o atendimento psicanalítico. É importante que as pessoas resposáveis ou próximas do paciente também realize esse tipo de atendimento.
Resposta a dúvida da paciente em questão. Sugiro acompanhamento psiquiátrico e terapia na abordagem cognitivo comportamental.
Utilize todas as fontes de ajuda que existem 1. Psicologica 2. Psiquiatrica 3. Espiritualidade sadia 4. Exercicios fisicos 5. Nutricao correta etc A contribuicao psicologica tem um grande potencial para ajudar contudo e preciso buscar um profissional de qualidade.
Sem dúvida uma abordagem multidisciplinar, por se tratar de quadro de etiologia multifatorial, com o psiquiatra abordando os aspectos neurobiológicos (visando tratamento e posterior manutenção de fases de humor e sintomas psicóticos). O psicólogo ou psicóloga será indispensável para abordar os aspectos dinâmicos, comportamentais, cognitivos e familiares.
Olá! Pela sua pergunta, vejo que está procurando algo mais específico, para que seu filho seja mais hábil socialmente. Pode ser interessante a indicação de um AT (acompanhante terapêutico), que é um profissional clínico que realiza os atendimentos em ambientes externos ao tradicional consultório. Tenho acompanhado de perto o sucesso de trabalhos de AT realizados por profissionais de abordagem comportamental e lhe recomendo. Acima de tudo, procure um profissional digno de sua confiança e que tenha bom currículo.