Meu filho é desatento, tem dificuldade de aprendizagem, devo levar ao neuro?

24 respostas
Meu filho é desatento, tem dificuldade de aprendizagem, devo levar ao neuro?
O comportamento desatento de uma criança pode ser motivada por vários fatores, incluindo um transtorno de aprendizagem. Verifica-se uma dificuldade de aprendizagem quando a criança é capaz de executar as tarefas, possui as habilidades necessárias, mas não as demonstra de forma constante. O transtorno de aprendizagem seria uma dificuldade significativa na capacidade em desenvolver habilidades e aprender, incluindo dislexia, disgrafia e discalculia. A avaliação do neuropediatra, além da avaliação neuropsicológica, é extremamente importante para realizar este diagnóstico diferencial. A criança pode apresentar um comportamento desatento por inúmeros fatores, ou ser este o sintoma principal de uma patologia.

É necessário fazer uma investigação profunda das queixas que você relata. Precisamos entender se a dificuldade de aprendizagem é secundária a alguma disfunção neurológica congênita ou adquirida. Recomendo antes de ir ao neurologista, a realização de uma avaliação neuropsicológica para melhor compreensão das causas da desatenção e dificuldades de aprendizagem; esse procedimento consiste num mapeamento das funções cognitivas (memória, atenção, linguagem, aprendizagem entre outras), quais estão preservadas e quais estão alteradas e como impactam no dia a dia; também é feito um levantamento de questões psicoafetivas que podem estar interferindo na aprendizagem. Quando você for ao neurologista estará com um laudo (apoio diagnóstico) em mãos que favorecerá a conduta médica para um plano de intervenção individualizado. Grata, Bete Paoletti, neuropsicóloga.
Olá,
Certamente um neuro poderá emitir um diagnóstico caso haja algum problema neurológico.

Mas preste atenção no modo como essa dificuldade aparece: se é em um conteúdo específico, ou em todos. Já conversou com a pedagoga da escola em que ele estuda, para juntas analisarem o que está ocorrendo?

Existem dificuldades na aprendizagem que muitas vezes precisam apenas de pequenos "acertos" na conduta. O mundo moderno chama a atenção da criança (e do adulto) para muitas coisas/estímulos ao mesmo tempo o que leva a dificuldade de concentração (muitas vezes).

Busque ajudá-lo a manter o foco na hora do para casa, eliminando coisas que tirem a atenção dele. Às vezes a criança não está ainda madura para um determinado aprendizado e se mostra desmotivada. Isso não é uma dificuldade em si, mas uma questão de "tempo certo".

Enfim, avalie tudo isso, faça parceria com a escola e se ainda persistir, procure ajuda profissional.
Abs
Olá,

Existem vários fatores que podem influenciar na desatenção de crianças e adolescentes, e estes, são sempre percebidos com maior evidencia na escola, pois é o local onde a criança/adolescente é mais observada, por se tratar de um local totalmente voltado aprendizagem e envolve a necessidade de muita atenção, concentração, além de comportamentos...e, por isso, também é o local onde eles nos sinalizam quando algo não está indo bem, seja nas relações familiares, com os colegas, nas dificuldades de compreensão do que está sendo estudado...enfim, quando apresenta qualquer situação que interfira no desenvolvimento ensino aprendizagem precisa ser investigado. Portanto, sugiro uma avaliação psicopedagógica, pois fundamentada na queixa e observações da escola irá avaliar se é um caso de algum transtorno (TDAH) ou outros fatores que estão levando a esse comportamento. Esse profissional irá norteá-lo e traçar uma linha de acompanhamento, além de indicar outros profissionais, se for o caso
Especialistas em Neurologia e Neuropsicologia andam juntos para ajudar seu filho e minimizar o sofrimento dele e de vocês.
Atenciosamente!
Mônica/Neuropsicologa
Olá! O médico (psiquiatra ou neurologista) é o profissional indicado para diagnóstico. Um suporte possivel para auxílio deste diagnóstico é com o neuropsicólogo. Importante você observar como se dá esta desatenção de seu filho. Ocorre em que ambientes e situações? Como é a rotina de estudo dele? Há um monitoramento e acompanhamento de tarefas? E em relação à exposição ao ato de estudar. Ele gosta? Ele é incentivado? São diversos fatores que podem influenciar na análise de um quadro de déficit de atenção ou de dificuldade de aprendizagem, além do aspecto cognitivo. A correta identificação do quadro é muito importante para um direcionamento de tratamento eficaz. Abs.
Olá!

Nem toda a desatenção é sinal de necessidade de um neurologista. Supondo que seu filho seja uma criança ainda (apesar que existem adolescentes com quadro de desatenção), é normal que ele busque fontes mais prazerosas que sejam do seu interesse quando a fonte dos estudos não lhe trás satisfação ou mesmo apresenta grande dificuldade de entender a matéria e por isso desiste de lhe dar atenção. Identificar em quais matérias isso acontece, em quais situações apresenta desatenção é de extrema importância nesse momento. Algumas vezes não há nem a necessidade de procurar um profissional quando existe uma intervenção adequada com ele e com a escola. Hoje em dia, infelizmente, algumas instituições rotulam às crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) sem que de fato a tenham, assim a criança toma um remédio e se acalma. Em último caso procure uma avaliação psicológica para ele.

Atenciosamente, Leandro Winter
Pode ser multifatorial!!! Tenho percebido angústia dos pais, em relação aos seus filhos sobre determinados casos de baixo rendimento escolar ou falta de atenção. Devemos nos atentar que nem toda falta de atenção ou baixo rendimento escolar tem relação direta com TDA-H ou outros transtornos de cunho biológico. Mas para sanar quaisquer dúvidas recomendo que sempre tenha, ao menos três opiniões. Recomento Neuropsicólogo, Neurologista ou um Psiquiatra.
A falta de aprendizagem e atenção pode ser por vários fatores, inclusive por questões emocionais. Hoje em dia, exite uma acentuada preocupação relacionada ao processo de desenvolvimento da criança, na qual se enquadra a um padrão previamente normatizado. Para lhe tranquilizar procure um Neurologia ou um Psiquiatra de qualidade para fazer uma avaliação do seu filho.
Concordo com quanto a colega Letícia Neves sugeriu, o que me permito acrescentar é a necessidade de observar quanto tempo o seu filho passa no computador, nos jogos eletrônicos, o uso da tecnologia está ocupando quanto tempo na vida do garoto?
Comece a observar isto pode ser causa do desajuste no aprendizado escolar. Procure ajuda de um psicologo/a ou neuropsicólogo/a.
Olá, a dificuldade de aprendizagem pode ocorrer por diversos motivos, acredito que uma avaliação com uma psicopedagoga vai ajudar muito entender e se necessário ela vai encaminhar para passar com os especialistas necessários.
A dificuldade de aprendizagem pode ser devido a algum fator específico, oriento levá-lo a um neuropsicólogo e fazer uma investigação psicológica, dessa forma vocês podem descartar qualquer espécie de desnível neurolopsicológico. Posteriormente nada sendo encontrado, indico a visita ao neurologista e ao pediatra da criança que saberá fazer as devidas indicações. Desejo sorte no caminhar e na busca da melhor solução, Dra Magali
Aconselho que ele vá primeiro a um pedagogo, ou a um psicopedagogo para uma avaliação em nível de atenção e memoria. O próprio profissional pode orientar o que fazer a seguir.
Bom dia, sugiro consultar com profissional da psicologia e realizar avaliação com testagem. Conforme os resultados o profissional vai te orientar os caminhos a serem seguidos. Para avaliação de atenção e déficits, é fundamental a aplicação de testes, de uso exclusivo de psicólogos. Após o paciente pode ser encaminhado à psiquiatra para tratamento conjunto.
Com tais constatações sobre seu filho, parece importante entender que um diagnóstico neurológico e psicológico podem contribuir para busca de tratamento adequado à situação de seu filho.
Com uma boa avaliação poderá saber se há algo a nível biológico relacionado ao desenvolvimento neurológico ou se questões emocionais estão envolvidas no quadro.
Se o seu filho apresenta desatenção é de suma importância realizar um diagnóstico correto. Para a desatenção pode haver outros diagnósticos do que somente o TDAH. Procure um especialista para um bom diagnóstico e bom tratamento.
Boa tarde!
Além das sugestões dos meus colegas. Sugiro também você levar a um psigopedagogo, ele também poderá fazer uma avaliação, e dependendo dessa avaliação, lhe encaminhar para um diagnóstico mais concreto,
Olá, sugiro inicialmente uma conversa com professores para ter detalhadamente o perfil de seu filho como aluno. Precisa entender como ele se comporta em aula, na socialização com a turma, na aproximação com professores, em atividades em grupo e individual, se costuma tirar dúvidas, etc. Com estas respostas você poderá procurar um neuro e também um psicopedagogo. O neuro pedirá exames e fará testes para avaliação e o psicopedagogo trabalhará as questões de dificuldade de aprendizagem específicas.
Olá,
Primeiro é necessário avaliar o grau de desatenção, se há questionamento da escola, qual a idade dele, etc... Leva-lo ao neuro, sim é importante, mas com uma avaliação neuropsicológica em mãos irá amparar ao médico para decidir se deve ou não medicá-lo.
abçs
Olá! É muito importante realizar uma avaliação psicológica para mensurar o grau dessa desatenção e em quais ambientes essa "falta de foco" prevalece. Problemas de aprendizagem e distração, acompanhadas ou não de hiperatividade, podem dizer respeito a um diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
Procure um psicólogo para realizar a avaliação neuropsicológica da criança e um neuropediatra para um possível diagnóstico, pois quanto mais cedo for encontrado a causa do problema, melhor será o efeito da intervenção.
Olá! Primeiramente, deve buscar uma avaliação com um neurologista para que possa investigar se há algum problema físico que esteja gerando a dificuldade. Após para complementar o tratamento procurar um psicólogo para que possa avaliar a parte emocional e ajudar a superar o problema.
Olá! Você pode levá-lo a um neuropsicólogo, neurologista ou até para um psiquiatra para avaliar a necessidade de uso de medicação. Verifique se há aspectos emocionais e ambientais que podem estar influenciando no comportamento desatento, como por exemplo, questões na família, problemas de relacionamento na escola, sentimentos como angústia e ansiedade. Nestes casos, pode ser interessante buscar a terapia! Espero ter ajudado com algumas ideias. Um abraço!
O ideal é realizar uma avaliação psicológica para que seja investigada todo e qualquer prejuízo cognitivo, emocional, passageiro, perceptivo, enfim de qualquer ordem. Isso ajudará a empreender o melhor tratamento direcionado as necessidades de atenção específicas da criança.
Olá. Penso que levar ao neuro pode ser parte de uma investigação maior para entender o que está acontecendo. Converse com seu filho, tente entender do ponto de vista dele o que está acontecendo e também converse com professores na escola. Abraço.