Meu filho é ansioso tem 14 anos e está apresentando muito stress, irritação....o passiflora ajudaria

16 respostas
Meu filho é ansioso tem 14 anos e está apresentando muito stress, irritação....o passiflora ajudaria?
Olá! A Passiflora é um composto fitoterápico que pode ajudar sim em quadros de estresse e ansiedade, mas com muito cuidado pois ele também pode causar sonolência e efeitos adversos.
14 anos é uma idade que pode ser muito complexa - início da adolescência. Podem surgir interesses sociais e afetivos, cobranças diferentes por parte da escola, família, amigos e até de si mesmo, comparações. E nesta fase o cérebro humano ainda está em desenvolvimento, aprendendo a modular certas emoções. Parte deste estresse e irritação podem ser provenientes disso. Nem sempre é fácil lidar com tantas coisas ao mesmo tempo.
Sugiro que converse com um profissional que possa orientar a você como pai/mãe e que busque apoio (atendimento) psicólogico para seu filho. Um espaço de abertura para falar sobre as próprias dúvidas, medos, questões em segurança e acolhimento, pode ser de grande ajuda para adolescentes desta faixa de idade.
Caso algo mais seja identificado durante o atendimento, outras condutas terapêuticas podem ser sugeridas de maneira mais eficaz, que não a passiflora.

Olá. Sim, o passiflora pode ajudar a aliviar os sintomas mas não irá tratar a causa desse estresse. O ideal seria buscar um profissional psicólogo para se compreender o que está havendo e para que se realize um tratamento adequado.
Boa tarde! O que mais ajudaria nesse caso é psicoterapia, que poderia tratar as causas da ansiedade, aliviando os sintomas. Tratamentos alternativos podem funcionar em alguns casos, mas não como o foco principal.
Depende do grau da ansiedade e stresses. Melhor seria avaliar e acompanhar terapeuticamente. Principalmente por ser um jovem em desenvolvimento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! O fitoterápico pode ajudar a aliviar os sintomas, mas não tratará a causa, ou seja, diante de qualquer situação adversa da vida ele terá os mesmos sintomas. Não saberá o que a causou, não aprenderá a lidar com situações de estresse, controlar suas emoções e a se comportar e pensar de maneira adequada e saudável. Por isso faz-se necessário a psicoterapia.
Olá! Provavelmente sim, pois esse fitoterápico ajuda a relaxar e a diminuir os níveis de irritação. Mas, como qualquer medicamento, ele atuará apenas nos sintomas. Isso significa que se as causas do estresse e ansiedade do seu filho não forem trabalhadas, os sintomas poderão continuar voltando, de modo que ele precise recorrer sempre ao uso de remédios para se acalmar e obter alívio. Aí entra a importância da psicoterapia. A psicoterapia é uma aliada importante no manejo das questões que geram algum tipo de mal estar. A adolescência costuma ser uma fase complicada, de muitas mudanças físicas e psicológicas, um período de problemas e conflitos. Por isso, muitos jovens apresentam sintomas como esses relatados por você. Ser acompanhado por um profissional pode ajudar o seu filho a entender melhor seus sentimentos e lidar com eles de uma forma mais saudável. Se for possível pra você e para ele, não deixe de pensar nessa possibilidade. Cuide-se bem!
Olá! É muito importante em casos de ansiedade buscar ajuda em uma psicoterapia.
O psicólogo é o profissional habilitado e capaz de avaliar e ofertar cuidados a o individuo ansioso.
É preciso fazer uma avaliação se de fato é ansiedade, entender a causa e ajuda-lo a saber lhe dar com os gatilhos da ansiedade.
Em relação ao passiflora, mesmo sendo um produto natural é importante uma avaliação médica.
Abraços!
Olá, combater os sintomas com medicações fitoterápicas ao remédios alotrópicos é de fato importante. No entanto, tratando de doenças relacionadas às emoções e aos pensamentos, é necessário investigar também as causas! Por isso é fundamental a psicoterapia, somente assim, tratando a raiz do problema, é possível ter a cessação do sofrimento e a cura definitiva. Invista em você e na sua saúde mental! Faça terapia.
Adolescentes passam por uma série de mudanças durante a puberdade. Mudanças físicas, emocionais e psicológicas, as quais tornam a adolescência uma fase empolgante, mas confusa.
A busca por identidade, os primeiros relacionamentos amorosos, a influência das amizades, as primeiras conquistas e o aumento de responsabilidades permeiam a mente dos adolescentes. Em meio a tantas experiências jamais vividas, a ansiedade pode aflorar e passar a conduzir as ações e decisões do adolescente. Quando se aproximam da idade de prestar vestibular, surgem novas preocupações. Que profissão seguir? Que curso fazer? Que universidade escolher? A quantidade de decisões que modificarão o curso do futuro do adolescente também aumenta a ansiedade significativamente. O tratamento para ansiedade na adolescência é efeito através da psicoterapia e, dependendo do quadro ansioso do adolescente, da psiquiatria. O apoio familiar é indispensável durante o tratamento. Ressaltando que durante o tratamento qualquer medicação se for preciso, deverá ser prescrita pelo médico psiquiatra.
Olá, bom dia! O melhor caminho para ajudar o seu filho é buscando uma psicoterapia. Florais e medicações podem ajudar, mas existem muitos casos que a terapia sozinha dá conta. A psicoterapia vai tratar da raiz, para que possa entender e tratar. As medicações agem somente nos sintomas físicos. Espero ter ajudado.
Boa tarde! Seria importante nesta fase o seu filho fazer terapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Espero ter ajudado.
Olá, bom dia. O ideal seria que você buscasse uma psicóloga que possa acompanhar o seu filho. Durante o processo da psicoterapia ele pode entender o que está acontecendo e consequentemente seus sintomas de stress e irritação podem melhorar. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Olá, Boa tarde. Seria melhor uma consulta com um especialista da saúde Mental. Começar uma psicoterapia, para melhor avaliar o nível de ansiedade e estresse. E também verificar a questão da rotina, alimentação, o ambiente seja escolar ou em casa. Obrigado!
Olá , Como vai?

você está certa em procurar opções naturais para ajudar a aliviar a ansiedade do seu filho. O Passiflora, também conhecido como flor de maracujá, é uma planta que tem sido tradicionalmente usada para tratar ansiedade leve a moderada. Seu efeito calmante pode ajudar a reduzir os sintomas de estresse e irritação.
No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente aos tratamentos. Antes de iniciar qualquer suplemento, é aconselhável consultar um médico ou um profissional de saúde, especialmente no caso de crianças e adolescentes, para garantir que não haja interações com outros medicamentos que ele possa estar tomando e para determinar a dosagem adequada.

Além do Passiflora, outras estratégias para ajudar seu filho a lidar com a ansiedade incluem psicoterapia, técnicas de relaxamento, exercícios físicos regulares, uma dieta equilibrada e uma boa qualidade de sono. Trabalhar em conjunto com um psicólogo pode ajudar a desenvolver um plano de tratamento abrangente e eficaz para ele.Te desejo um feliz dia @psicologia.veredas
Recomendações de medicamentos, florais, suplementos, etc sem avaliação profissional não são recomendadas. É ideal que ele seja avaliado por algum profissional da saúde mental para determinar qual medida seria mais eficiente.
O Passiflora (também conhecido como maracujá) é uma planta que tem sido tradicionalmente usada como um calmante natural. Alguns estudos sugerem que ele pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, o que poderia ser benéfico para o seu filho, dado que ele está enfrentando estresse e irritação.

No entanto, é importante ter em mente que, embora o Passiflora seja considerado seguro para a maioria das pessoas, os efeitos podem variar, especialmente em adolescentes. Além disso, é fundamental que qualquer tratamento, mesmo que natural, seja feito com orientação médica, especialmente para adolescentes, que estão em uma fase de desenvolvimento.

Seria recomendável consultar um médico ou um especialista em saúde mental para avaliar a situação do seu filho e discutir a melhor abordagem, que pode incluir ou não o uso de Passiflora, além de outras estratégias como terapia, exercícios, ou mudanças na rotina.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!