Meu filho é alcoólatra, é possível fazer tratamento sem internamento?

8 respostas
Meu filho é alcoólatra, é possível fazer tratamento sem internamento?
Algumas vezes quando a pessoa não está dando conta de auto gerir é necessário a internação. Quando está consciente e quer se cuidar é mais fácil. Recomenda-se terapia individual ou de grupo. A terapia de grupo tem respondido de maneira eficaz ao alcoolismo porque confirma a solidariedade entre os participantes, além de compartilhar experiências. Temos o CEREA (Centro de Recuperação de Alcoólatras) e o AA. Nesses centros também podem ser tratados familiares do alcoolista. Sempre é comum o sofrimento de familiares. Nesse centros familiares são acolhidos e podem ser fortalecer favorecendo a reabilitação do alcoolista. Boa sorte...

O internamento é a última instância no tratamento, se ainda não buscou nenhum recurso comece por um psicólogo e um psiquiatra. São múltiplos os fatores pelo qual uma pessoa inicia o uso de álcool, porém de forma alguma esta predestinado a ser um alcoolista. Seu filho precisa de ajuda profissional e apoio familiar para uma mudança psíquica e de comportamentos.
Sim, é possível fazer o tratamento ambulatorial, ou seja, em consultório médico especializado.
É importante que seu filho passe por uma consulta de avaliação. Assim, o profissional especializado indicará o tratamento ideal.
Olá, o tratamento pode e deve ser feito sem que o seu filho seja internado! Grande parte dos lugares de internação ainda mantém um isolamento do paciente, o que restringe ainda mais sua possibilidade de buscar redes de apoio.
Sugiro que busque redes de apoio em sua cidade, como unidades de saúde, centros de atenção psicossociais e grupos de apoio.
O apoio da família é essencial e, compreendendo como pode ser desgastante para a mesma, sugiro que busquem grupos de apoio às famílias ou mesmo uma terapia familiar.
O ideal seria levá-lo a uma avaliação/entrevista com um psicólogo, a partir desta avaliação o profissional poderá orientá-lo ao tratamento mais adequado para o momento. Nos casos de dependência química, normalmente as pessoas procuram ajuda tardiamente, o que leva muitas vezes à necessidade de internamento, até mesmo pela questão de desintoxicação. Nos casos que não são extremos, a psicoterapia, tanto em grupo quanto individual, é muito eficaz. No ambiente terapêutico ele poderá identificar os motivos que o levaram ao vício e como tratá-lo.
A internação é recomendada apenas na minoria dos casos. Existem diversas ferramentas terapêuticas, que quando integradas, possuem grande eficácia no tratamento do alcoolista.
A psicoterapia individual, junto com atividades físicas, terapia familiar, atividades laborais, grupos de auto ajuda (Alcoólicos Anônimos), são algumas dessas possibilidades.
O tratamento em casos de alcoolismo costuma ser longo e pode passar por momentos em que a pessoa não está internada - não existe uma resposta definitiva pois cada caso terá uma situação familiar e um quadro de sofrimento para os envolvidos que deverá ser pensado de forma singular.