Meu filho desde a infancia teve a suspeita de diagnostico da sindrome de asperger..hj ele tem 21 anos
6
respostas
Meu filho desde a infancia teve a suspeita de diagnostico da sindrome de asperger..hj ele tem 21 anos ja e um adulto mas que sofre algumas mudanças de comportamentos..nao se fixa em um so lugar..sei que precisa de ajuda..posso ainda obter um diagnostico nessa fase de sua idade? e quais profissionai
Quanto antes ele tiver um diagnóstico e iniciar um tratamento, melhor. Na maior parte dos casos é necessário usar medicação. A psicoterapia comportamental também pode ajudar bastante. O fato dele ainda ser relativamente jovem é favorável. Dentro das suas possibilidades, é importante que ele possa desenvolver algumas habilidades e aprender a lidar melhor com as dificuldades (assim como acontece com todas as outras pessoas), e a medicação irá favorecer este processo - será menos estresse para ele e para a família.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, nesta idade é possível obter um diagnóstico, o que poderá ser feito com a ajuda de psiquiatra e psicólogo. No entanto, além do diagnóstico, seria interessante que seu filho pudesse ter um espaço dele, no caso a terapia, para falar sobre o que o incomoda e como se sente.
Apesar de estar com 21 anos, é possível para um psiquiatra, neurologista ou neuropsicologo fazer o diagnóstico.
Na época em que ele recebeu como hipótese diagnóstica a Síndrome de Asperger, qual foi a orientação médica? Ele passou por algum acompanhamento?
De qualquer forma, procure um dos profissionais citados, e siga as instruções. A psicoterapia comportamental pode ajuda-lo fortemente.
Grande abraço
Rita Costa
Na época em que ele recebeu como hipótese diagnóstica a Síndrome de Asperger, qual foi a orientação médica? Ele passou por algum acompanhamento?
De qualquer forma, procure um dos profissionais citados, e siga as instruções. A psicoterapia comportamental pode ajuda-lo fortemente.
Grande abraço
Rita Costa
Olá, para obter diagnóstico adequado é importante consultar um psiquiatra.
Olá! É possivel sim, obter um diagnóstico nessa idade, que pode ser feito por um psiquiatra ou psicólogo. No entanto, além do diagnóstico é necessário que o seu filho, trabalhe as questões que causam sofrimento e o incomoda. Por meio da terapia ele pode aprender a lidar com situações e ter uma vida mais tranquila e saudável. Espero ter ajudado! Abraços.
Acredito que muito mais que descobrir um diagnóstico, seu filho precisa de um acompanhamento inicial com um psicólogo para resolver algumas questões e esse psicólogo avaliará se é necessário avaliação do psiquiatra ou neurologista. Na verdade, ele deveria ter tido um acompanhamento desde antes, mas ainda há tempo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?
- Gostaria de saber qual a diferença entre asperger e autismo?
- Desejaria saber por que a Síndrome de asperger é considerada como autismo leve?
- Gostaria de saber se existem diferenças entre a Síndrome de asperger e o autismo?
- É possível uma pessoa com TEA possuir tanto a hiper, quanto a hipossensibilidae?
- Quais as chances de um filho de um adulto com Asperger e TdAh nascer com TEA de nível moderado ou grave? É uma probabilidade maior que em geral ou igual? Há algum exame (genético ou não) que auxilie esclarecer essa questão? (Mãe neurotípica)
- Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS as pessoas com asperger não tem empatia ou pouca, mas há realmente pessoas nessa síndrome que podem ter baixa empatia e ainda, não saberem expressa-las?
- É possível uma criança TEA com pessoas conhecidas se comunicar muito bem e com crianças em público não? Em casa pergunta, responde, dentre outras formas de se comunicar.
- Uma criança com síndrome de Asperger pode ser bem comunicativa até com estranhos?
- É possível ter autismo de nível de suporte 2 e borderline também?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.