Meu filho de 9 anos, deitado para dormir teve a 1 crise convulsiva e 13 dias depois teve a s

3 respostas
Meu filho de 9 anos, deitado para dormir teve a 1 crise convulsiva e 13 dias depois teve a segunda, em torno de 15 minutos depois de ter acordado. Realizou os exames RM e EGG em vigília com fotoestimulação e hiperpneia que não indicaram nada anormal. O avó materno sofre de epilepsia devido a um atropelamento quando ainda era criança. Foi indicado Levetiracetam por 2 anos. Não tivemos um diagnóstico ou uma resposta para o ocorrido, sendo assim quais outras possíveis causas? Existem outros exames além do que foram feitos para investigar outras causas? Quais outros especialistas são indicados para auxiliar?
Compreendo sua preocupação com as crises convulsivas que seu filho apresentou. É importante investigar as possíveis causas e buscar orientação médica adequada. O fato de os exames de ressonância magnética (RM) e eletroencefalograma (EEG) não terem mostrado anormalidades é um bom sinal, mas existem outras condições que podem desencadear crises convulsivas além da epilepsia.

Dentre as possíveis causas, é essencial considerar fatores genéticos. O histórico de epilepsia no avô materno pode sugerir uma predisposição genética para a condição. No entanto, nem todas as convulsões são causadas pela epilepsia, e é por isso que uma avaliação abrangente é necessária.

Além dos exames já realizados, outros exames complementares podem ser úteis para investigar outras possíveis causas das crises convulsivas. Dependendo da avaliação clínica do seu filho, o médico pode solicitar exames laboratoriais, como dosagem de eletrólitos, exames metabólicos e testes genéticos, para descartar possíveis distúrbios metabólicos ou genéticos.

No que diz respeito aos especialistas que podem auxiliar no diagnóstico e tratamento, a neuropediatria é a especialidade indicada para crianças com suspeita de epilepsia e outros distúrbios neurológicos. Um neuropediatra tem conhecimento especializado para avaliar e tratar seu filho de forma abrangente.

Ressalto a importância de buscar uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado. Aqui na Doctoralia você pode encontrar diversos profissionais. Certifique-se de que encontrou o que tem melhores avaliações e mais perguntas respondidas. Durante a teleconsulta, você poderá compartilhar todos os detalhes do quadro do seu filho e tirar suas dúvidas de forma mais personalizada. O acompanhamento médico adequado é fundamental para obter um diagnóstico preciso e estabelecer o melhor tratamento.

Agradeço pela sua pergunta e fico à disposição para maiores esclarecimentos. A plataforma Doctoralia oferece diversos neuropediatras experientes e capacitados que podem ajudar no acompanhamento contínuo da saúde do seu filho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Querida, bom dia.
É super normal você ficar ansiosa e preocupada.
Levetiracetam pode ser uma das medicações usadas no caso do seu filho sim.
Como ele apresentou dois eventos epilépticos, ele precisa sim tratar.
O EEG normal e a RM normal são bons sinais, mas pode ser que exista um "foco profundo" epileptico que não tenha sido demonstrado no período de realização do EEG.
Como não foi demonstrado esse foco no EEG e nem alteração estrutural na RM de crânio, eu sugiro uma avaliação genética.
Pode-se também lançar mão de um VideoEEG de 12 horas de duração.
Enfim, sugiro uma nova avaliação com um neuropediatra.
Estou a disposição pra ajudar, fica com Deus.
Entendo sua preocupação. Convulsões em crianças podem ter várias causas, e é importante continuar investigando para encontrar a origem. Aqui estão algumas possíveis causas e exames adicionais que podem ser considerados:

Possíveis Causas
Distúrbios Metabólicos: Anomalias temporárias, como níveis baixos de glicose no sangue1.
Infecções Cerebrais: Meningite ou encefalite podem causar convulsões1.
Traumas Cranianos: Mesmo traumas antigos podem ter efeitos tardios1.
Predisposição Genética: A história familiar de epilepsia pode ser um fator2.
Malformações Cerebrais: Problemas estruturais no cérebro1.
Exames Adicionais
Exames de Sangue e Urina: Para verificar distúrbios metabólicos ou infecções1.
Punção Lombar: Pode ajudar a identificar infecções no sistema nervoso central1.
Monitoramento Prolongado com EEG: Para capturar atividades anormais que podem não aparecer em exames de curta duração1.
Especialistas Indicados
Neuropediatra: Especialista em distúrbios neurológicos em crianças.
Geneticista: Pode ajudar a identificar possíveis causas genéticas.
Infectologista Pediátrico: Para investigar possíveis infecções cerebrais.
Espero que essas informações ajudem a direcionar as próximas etapas. É importante continuar trabalhando com os profissionais de saúde para encontrar a melhor abordagem para o seu filho. Se precisar de mais informações ou apoio, estou aqui para ajudar!