Meu filho de 5anos está com dificuldade de adaptação na escola, está tomando0,25m a noite rispiridona

9 respostas
Meu filho de 5anos está com dificuldade de adaptação na escola, está tomando0,25m a noite rispiridona para acalma lo . porém seu comportamento piorou. Pode ser o remédio?
Acho difícil o comportamento dele ter sido piorado devido à medicação, mas é algo importante de ser pontuado junto ao médico de confiança de vocês. Paralelo a isso, devemos levar em conta as dificuldades emocionais que ele pode estar tendo na escola, um ambiente novo e possivelmente ameaçador, onde ele não tem a familiaridade da casa e a segurança da mamãe. Pode ser interessante levá-lo a um psicólogo infantil para uma compreensão mais ampla do mal-estar que ele está sentindo. Espero ter ajudado!

Há algo de difícil no desenvolvimento infantil que não há como medicar, são descobertas constantes, testes de resposta do ambiente, exploracão e socialização...ninguém vem ao mundo adaptado e, por mais difícil que seja para os pais, é preciso entender as peculiaridades da criança, seu tempo de desenvolvimento e o que há por trás do comportamento ruim.
Muitos fatores influenciam nessa avaliação, como o diagnóstico de base, a necessidade da medicação, a dose adequada etc.
Existe sim a possibilidade do que chamamos de "reação paradoxal", que é quando algumas medicações causam uma piora nos sintomas para os quais se esperava melhora. Mas nesse caso, a principal hipótese para a piora na agitação (principalmente pela faixa etária do paciente) parece ser de uma possível reação a fatores externos (situações familiares, escolares, etc).
Outras possibilidades incluem algum efeito colateral que a criança esteja sentindo e que pela idade ainda não consegue verbalizar, além de talvez o tempo de tratamento ser curto demais para observar melhora significativa no quadro.
Como pode observar, são muitos fatores que influenciam e somente uma avaliação profissional profunda é capaz de esclarecer o motivo.
Qualquer mudança no comportamento de seu filho pode estar associado ao remédio, então deve ser comunicado ao médico que prescreveu a rispiridona. Não espere a próxima consulta, ligue e esclareça o que você deve fazer.
A psicoterapia é indicada para dificuldades de adaptação. Se for possível, leve seu filho a uma psicóloga da abordagem cognitivo comportamental que atenda crianças.
Há um universo a ser descoberto;aos cinco anos..... ele pode ser inquieto por ser curioso;foi submetido a avaliação neuropsicológica? Medicação para acalma-lo? Sugiro reavaliação do caso e,se não foi submetido a avaliação neuropsicológica, que seja realizada já que a partir da mesma se terá a verdadeira necessidade dele.
Concordo com a Dra. Bruna Campos. Usando a explicação dela sugiro que procure um psicólogo especializado em família para levantar e eliminar todas as possibilidades.
Bom dia! É significativo ponderar sobre as experiências, inerentes às crianças, em sua primeira infância. Não o socialmente almejado mas, o humanamente possível para essa fase.
Acredito de grande importância a busca, por auxílio profissional, de uma Psicóloga (o), preferencialmente especialista em atendimento de crianças e família, de sua escolha e confiança, para acompanhamento.
Como relatado, já foi inserido cuidados medicamentosos e, por isso, sugiro que retorne, ao médico Psiquiatra que o acompanha, para comunicação do que foi percebido após início e, eliminação de dúvidas.
Espero ter podido contribuir.
À disposição.
Olá!!! Tudo bem? Seu filho pode estar passando por várias questões, e por isso deve ser avaliado as situações que ele vem vivendo para decidir se é devido a medicação ou não. As crianças desta atualidade são mais ativas, inquietas, falantes, comunicativas e curiosas. Esses comportamentos intensificados tem várias causas, algumas delas são devido as crianças serem muito estimadas, tem mais oportunidades de aprendizado e tem pais e a uma sociedade bem mais ativa do que no passado. Assim, é natural que as crianças sejam mais ativas e que exijam mais dos seus pais. Por isso, é importante antes de tomar a decisão de levar a criança a consulta psiquiátrica e ela fazer uso da medicação passe-a numa consulta psicológica para juntos decidirem se há necessidade ou não de medicação ou apenas o tratamento psicológico irá atender as necessidades da criança e ajudá-la a lidar com as suas dificuldades e potencializa-lá da melhor maneira possível e além disso, ajudar aos seus pais a lidar melhor com seu filho neste século.
A criança apresenta comportamento como forma de expressão dos medos, incômodos, alegria, tristeza... Por isso é importante o acompanhamento psicológico associado ao psiquiátrico, mas não descarte a avaliação médica, tenedo em vista a mudança comportamental após utilização da medicação. Afinal é um dado a ser avaliado e pode ser uma reação paradoxal.