Meu filho de 5 anos fez o teste ele E intolerante a lactose? Jejum 79 Meia hora 143 Sessenta min

5 respostas
Meu filho de 5 anos fez o teste ele E intolerante a lactose?
Jejum 79
Meia hora 143
Sessenta minutos 90
Noventa minutos 57
Olá! A queixa dos sintomas que o paciente apresenta é uma grande aliada no atendimento nutricional. Sintomas comumente envolvidos na intolerância à lactose são principalmente: diarreia pós consumo de alimentos ricos em lactose, flatulência, borborigmos, distensão abdominal e dor abdominal.
Vale lembrar que aquele que tem intolerância à lactose apresenta alteração nos parâmetros do teste. Melhor dizendo, significa que o paciente tem dificuldade de degradar a lactose e favorecer a absorção da glicose sanguínea, elevando assim sua taxa após refeição rica em lactose, a qual pode ser aferida pelo teste.
O teste de absorção da lactose é realizado através de medidas da glicemia do paciente em diferentes momentos: glicemia basal após jejum de pelo menos 8 horas e glicemia 30, 60 e 120 minutos após a administração, por via oral, de lactose dissolvida em água – 50 g em adultos e 2 g/kg em crianças. Portanto, para caracterizar se você tem intolerância à lactose, é preciso que sua variação nestas medidas seja inferior a 20 mg/dL, em qualquer das amostras.
Se sua variação em qualquer uma das medidas aferidas foi menor que 20mg/dL, a resposta a seu teste é: sim!
Uma anamnese cuidadosa, ouvindo as queixas do paciente e verificando juntamente com o resultado do teste, os eventuais sintomas relatados, direciona na definição do plano alimentar e metas de cuidados nutricionais individualizados.

Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Dra Silvana D'Innocenzo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá o teste eh muito bom referente a intolerância à lactose, precisa saber os antecedentes do seu filho….. alguém na família apresenta o mesmo diagnóstico? Nesse caso seria hereditária ou seja deficiência na produção da enzima lactase ou intolerância adquirida devido introdução do leite de vaca ou similares na fase de bebe. Caso seja adquirida eh mais fácil de ser resolvido. Isso envolve o habitat do intestino do seu filho. Seria muito importante você passar num profissional o quanto antes especializado em alergias alimentares.
Olá, mãe! Avaliando somente essa informação, o resultado é negativo para intolerância à lactose. Porém, muitas pessoas podem inclusive ter o mesmo resultado que ele, e ainda assim não tolerar bem leite ou derivados, fica o questionamento. Inclusive, seria interessante identificar junto o nutricionista qual ou quais são esses alimentos e de fato testar. Geralmente ao consumir o leite em si, ele pode sentir mal, mas ao consumir um pedaço de queijo minas, por exemplo, ele pode não ter sintoma algum. Converse com nutri!
Olá, tudo bem?

No teste de intolerância a lactose é preciso que sua variação nas medidas seja inferior a 20 mg/dL, em qualquer das amostras.
Segundo o resultado citado, seu filho tem a intolerância a lactose.

Mas sugiro ir ao médico e procurar um nutricionista.
Com o nutricionista, podemos testar o grau de tolerância dele a alguns alimentos e as quantidades, traçar um tratamento baseado nos sinais e sintomas relatados na anamnese.
Com base nos resultados fornecidos do teste de intolerância à lactose do seu filho, os números indicam que pode haver uma má absorção de lactose, que é comum em pessoas com intolerância. Aqui está uma breve explicação do que cada valor pode indicar:

Jejum 79: Este é o nível de glicose no sangue em jejum, que está dentro de um valor normal para crianças.

Meia hora 143: Após a ingestão de lactose, houve um aumento nos níveis de glicose, indicando que o corpo começou a absorver os carboidratos.

Sessenta minutos 90 e Noventa minutos 57: A queda rápida nos níveis de glicose após a elevação inicial pode sugerir uma dificuldade em processar a lactose corretamente.

Em crianças intolerantes à lactose, após ingerirem lactose, o açúcar não é bem absorvido no intestino, o que leva a uma queda nos níveis de glicose, como parece ter ocorrido no caso do seu filho.

Essa queda é um indicador de intolerância, já que a glicose deveria se manter mais estável se a lactose fosse digerida normalmente.

É importante discutir os resultados com um profissional adequado, que poderá confirmar o diagnóstico e sugerir as mudanças na dieta, como o uso de produtos sem lactose ou a introdução de enzimas lactase para ajudar na digestão.

Especialistas

Carolina Aharoni Leão

Carolina Aharoni Leão

Coloproctologista

Jundiaí

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 523 perguntas sobre Prova de tolerância à lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.