Meu filho de 5 anos está com depressão e ansiedade, a medica prescreveu Pondera. Lendo a bula, vi

2 respostas
Meu filho de 5 anos está com depressão e ansiedade, a medica prescreveu Pondera.
Lendo a bula, vi que não é indicado para crianças. É isso mesmo? Na rotina clinica ele tem sido usado nesses pacientes? Se sim, quais os principais pontos negativos no caso em questão?
Alguns estudos mostraram alguns antidepressivos aumentando o risco de suicídio nessa população, principalmente no início do tratamento. Porém, há antidepressivos aprovados e seguros mesmo considerando tudo isso.

O Pondera (Paroxetina) é um desses medicamentos recentemente considerados como a ser evitado em crianças e adolescentes pelo FDA (espécie de Anvisa americana). por aumentar o risco de suicídio nessa população, em especial na de adolescentes. Essa foi uma medida publicada há alguns meses.

Acredito que a melhor forma seja discutir com o seu psiquiatra a respeito do tratamento e avaliar a real necessidade dessa medicação em relação a outra.
Espero ter ajudado. Atenciosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Entendo sua preocupação e penso que outras medidas podem ser tomadas.
Procure um bom profissional que possa fazer um tratamento psicoterápico com seu filho juntamente com vocês como pais. As crianças respondem muito bem a esse tipo de tratamento, desde que seja um profissional habilitado. Depressão e ansiedade em crianças tem causas muitas vezes claras na investigação clínica. E não tão difíceis de serem resolvidas. Medicamos apenas quando realmente é muito necessário.
Abraço Eduardo Cantelli

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1334 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.