Meu filho de 4 anos que tem apresentado muita irritabilidade desde que começou a frequentar a escola.Sempre

8 respostas
Meu filho de 4 anos que tem apresentado muita irritabilidade desde que começou a frequentar a escola.Sempre teve dificuldade em lidar com frustrações mas crises emocionais tornaram-se frequentes com dificuldade de auto-regulação. Comunica-se muito bem mas sempre com muita euforia. Devo me preocupar?
Seu filho está incluído no sistema familiar. Acredito que no trabalho com crianças e adolescentes é fundamental o processo terapêutico familiar e não individual. Sugiro que procure uma terapia de família para que possam cuidar desse sintoma juntos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendaria uma avaliação psicológica especificamente nas questões de dificuldade de autorregulação e de lidar com frustrações que, associadas ao comportamento eufórico, podem ser indicativo de algum transtorno de personalidade, mas, como estamos aqui lidando apenas com um relato, seria temerário definir qualquer coisa, por isso a recomendação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Essas questões podem estar relacionadas a como a criança internalizou as regras. No ambiente escolar é o local onde a criança entrará em contato com os iguais (crianças) e como disse a colega anterior. não tendo seus desejos atendidos e dividindo a atenção com os demais. A internalização das regras e assim como a tolerância a frustração fará parte da sua construção de personalidade. É recomendável que o mesmo possa passar por uma avaliação de um profissional.
Concordo com o colega acima, o ambiente escolar exige que ele passe por frustrações constantes quando comparado a um ambiente domiciliar que pode vir a ser superprotetor. Na escola ele precisa dividir objetos, atenção, seguir regras e comandos o tempo todo, e isso pode dificultar sua adaptação.
Apenas esses sintomas não indicam um transtorno do neurodesenvolvimento, porém, apontam que algo está desregulado e a criança encontrasse com algum tipo de sofrimento. Sugiro que busque um profissional, psicólogo especialista em primeira infância, que tenha um olhar clínico voltado pra infância, pois esse fará uma avaliação dentro do esperado e poderá lhe passar melhores recomendações.
Olá querida,
Se esse comportamento está te chamando atenção, siga sua intuição e procure um psicólogo especialista em clínica infantil.
Oi, é importante conversar com seu filho, ver se ele fala um pouco sobre a escola. Essa é uma idade de muitas descobertas e euforia.
Algumas crianças demoram mais para a adaptação em uma escola. Também seria bom conversar com a escola dele. Se persistir, ou perceber que ele está com dificuldades é importante procurar um profissional que trabalhe com crianças pequenas e que trabalhe com essa questão de adaptação escolar.
Agradeço sua pergunta. ☺️
Sugiro avaliação psicológica ou neuropsicológica incluse para ver a possibilidade de transtorno neuro comportamentais como autismo ou TDAH. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Olá. A irritabilidade de seu filho pode mesmo estar associada a frustração. Na escola a criança passa a conviver com mais demandas. Ela é convidada a partilhar espaços, brinquedos. Ao mesmo tempo passa a ter uma rotina ainda mais regulada, o que pode favorecer a irritabilidade. Por isso, importante é manter o contato com a escola bem como intensificar o diálogo com o seu filho. Importante que ela perceba as vantagens do convívio com os coleguinhas. Ao mesmo tempo, importante acolher os sentimentos da crianças. Parar e falar com calma com o filho. Dizer que compreende os sentimentos que ele está apresentando, mas ao mesmo tempo valorizar os aspectos positivos que ele vem experimentando na escola.
Caso a criança apresente dificuldade de passar por esse período, demonstrando muito sofrimento, sugiro buscar orientação e apoio psicológico, o qual poderá favorecer a transição tanto para a criança quanto para os pais.

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Ana Rita Ferreira Lima

Ana Rita Ferreira Lima

Psicólogo

Teresina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.