Meu filho de 2a e 4m começou a falar antes dos dois anos,muito precoce, porém de uns dias para cá

7 respostas
Meu filho de 2a e 4m começou a falar antes dos dois anos,muito precoce, porém de uns dias para cá tem gaguejado muito,muito mesmo. Ißo é motivo para preocupação?Devo procurar um especialista?
Olá! busque por um fonoaudiólogo e psicoterapia cognitivo comportamental e hipnoterapia. Paz e Bem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
olá,
A criança entre 2 a 6 anos está adquirindo a fluência e portanto pode apresentar períodos de hesitações e busca das palavras para expressar o que quer, natural no processo de aquisição. O cérebro dela está se organizando para automatização. No entanto se esse período se prolongar e também tornar-se constante, seria prudente procurar uma fonoaudióloga, para acompanhar. A maioria das crianças superam esse momento, mas é preciso verificar como os pais e demais conviventes estão lidando com isso, observando como a criança reage, se percebe ou não, se os adultos estão ou não apontando de forma incisiva, ou mesmo tentando completar as palavras.
O contato visual é recomendável, verifique se a criança está agitada ou ansiosa e tente acalma-la antes de começar a falar, para que ela respire e consiga achar as palavras. Não fique irritado ou ridicularizando por este fato. Não apresse a criança e nem exponha a situações onde foco está todo nela, principalmente se ela for tímida.
A criança que começa a falar muito cedo, normalmente esta reproduzindo a fala dos adultos, quando então, entre os 2 e 4 anos de idade, começa a construir seu próprio repertório, sua própria fala, tensões podem provocar gagueira, uma certa instabilidade linguística. Em 98% dos casos a gagueira, nesta idade, é passageira. Se faz a importância de ouvir com cuidado, de não se colocar mais tensão em uma situação que já é bastante difícil, falar e ser ouvido. Abraço!
Olá , é comum que crianças na idade de seu filho , apresentem gagueira . Isto acontece , porque em seu processo de desenvolvimento. Ele esta desenvolvendo a fala e a linguagem . A linguagem é o processo de adquirir
novas palavras, conceitos etc
Pense que quando ele começou a andar e queria correr deve ter caído muitas vezes . Assim acontece com o ato da fala . Neste momento é muito importante que os pais , os adultos que estão presentes não o corrijam , tão pouco peçam para ele falar devagar ou mesmo o imitem . Deixem o a vontade para que a gagueira não se instale .
Apenas o observem e se daqui a algum tempo vc mãe continuar ansiosa , sugiro que fale com o pediatra dele.
Olá,
se existe esta dúvida é porque ele já deve estar manifestando o sintoma há algum tempo e causando a preocupação. Seria importante procurar uma psicóloga e um fonoaudiólogo, para uma avaliação do caso dele. Cada sintoma pode ter causas simples ou complexas, mas todos são importantes e merecem atenção, para não se tornarem crônicos e causarem danos sociais e ou emocionais, se não atendidos.
A gagueira é um distúrbio no tempo da fala que afeta a fluência e a comunicação. Uma criança de dois anos está ainda vivenciando seu processo de desenvolvimento; portanto, pode ocorrer um ir e vir, um avanço e retrocesso, pois a criança pode estar formulando suas hipóteses de aquisição da linguagem. Acolha seu filho com carinho sabendo que ele está vivenciando um processo de aprendizagem. Mas, caso incomode muito, procure a avaliação do pediatra ou de um fonaudiólogo, profissional capacitado para lidar com o problema. Pode haver questões emocionais envolvidas e que merecem ser consideradas e avaliadas.
Boa sorte!
Olá! Muitas vezes a gagueira pode ser passageira, gerada por estresse, cansaço, demanda de fala excessiva, eventos excitantes, que ocasionaram susto ou medo. Caso a gagueira perdure, vale uma avaliação com um fonoaudiólogo especializado em fluência. Acho importante ressaltar que alguns fatores favorecem a fluência infantil, entre eles, ouví-la com atenção e interesse, valorizando essa interação, espere que ela termine o que tem para dizer, mostre na sua fala como se fala calmamente sem falar para ela como se deve fazer, evite vocabulários rebuscados e fala excessiva. Espero ter ajudado.

Especialistas

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Isabella Claudino Fernandes

Isabella Claudino Fernandes

Fonoaudiólogo

Ribeirão Preto

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Saulo Iordan do Nascimento Silva

Fonoaudiólogo

Macapá

Katia Silva

Katia Silva

Fonoaudiólogo

Guarulhos

Maria Paulina Santos

Maria Paulina Santos

Fonoaudiólogo

Aracaju

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.