Meu filho de 2 anos não consegue ficar parado pra comer na cadeira, sempre sai correndo e tenho que

2 respostas
Meu filho de 2 anos não consegue ficar parado pra comer na cadeira, sempre sai correndo e tenho que ir buscá-lo pra fazer as refeições a cada colherada
E também quando saímos ele sai correndo sem rumo e não quer dar a mão, sempre tenho que andar com ele no colo pq não me segue pq se não atravessa a rua com carros mesmo assim.
Com 2 anos ainda é normal fazer essas coisas?
Boa tarde, tudo bem ? Olha, inicialmente temos que respeitar a individualidade de cada um pois cada um tem sua forma de lidar com o mundo. Ele parece ter bastante energia e talvez precise de um tempo maior de atividade ao ar livre para gasta-la. Mas é importante que o momento da refeição ocorra com todos familiares sentados na mesa. Busque um atendimento com pediatra para te auxiliar com esse processo. Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é normal que crianças de 2 anos tenham dificuldade em ficar paradas durante as refeições e tendam a ser muito ativas. Nesta idade, elas estão explorando o mundo ao seu redor e têm um período de atenção curto. No entanto, é importante começar a estabelecer algumas rotinas e regras para a segurança e o desenvolvimento do seu filho.

Para as refeições, tente criar um ambiente calmo e sem distrações, e seja paciente enquanto ele aprende a ficar sentado por mais tempo. Refeições em horários consistentes e criar uma rotina pode ajudar. Também pode ser útil tornar as refeições um momento agradável, com interações positivas e elogios quando ele se comporta bem.

Quando estiver fora de casa, a segurança é primordial. Se ele não quer dar a mão e tende a correr, continue utilizando métodos seguros como andar com ele no colo ou usar um carrinho de bebê. Ensinar gradualmente a importância de segurar a mão de um adulto e seguir regras de segurança ao atravessar a rua é fundamental. Use elogios e recompensas para encorajar comportamentos seguros.

Se essas questões persistirem ou se você estiver muito preocupado, pode ser útil conversar com um pediatra ou um especialista em desenvolvimento infantil para obter mais orientações específicas e estratégias.

Estou disponível para ajudar e te convido a agendar uma consulta para discutir mais detalhes e fornecer orientações adicionais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.