Meu filho de 19 anos joga futebol regularmente e no eletrocardiograma deu bradicardia 56 e o lado sugestivo

3 respostas
Meu filho de 19 anos joga futebol regularmente e no eletrocardiograma deu bradicardia 56 e o lado sugestivo de arritmia ventricular esquerdo. Isso quer dizer que ele tem que abandonar as atividades físicas ou é normal um atleta apresentar esse achados cardiológicos? Ele não apresenta sintoma algum.
Acho que tem algo que não bate nesse laudo, como por exemplo "lado sugestivo de arritmia ventricular esquerda".
Mas enfim, apenas com esse exame não precisa afastá-lo de atividade física, mas complementaria solicitando outros exames para elucidar melhor esse diagnóstico. Abs.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A prática de atividade física regular e de moderada a alta intensidade, leva a alterações cardíacas, conhecidas como "Coração do Atleta". Essas alterações são benignas e decorrentes do processo adaptativo à prática do esforço. Entre elas estão a bradicardia, o bloqueio atrioventricular do primeiro grau, critério de sobrecarga ventricular esquerda por aumento da voltagem, e etc. É imperativo que todas as pessoas dispostas a realizar esportes, passem por um exame clínico mínimo, visando detectar doenças cardíacas assintomáticas.
Em geral pacientes jovens sem alteração cardíaca estrutural ou anatômica prévia apresentam quadros arritmogênicos, quando eles existem, benígnos, ou seja, que não conferem risco de uma complicação cardíaca grave ou risco de morte. Mas somente com esse relato de arritmia ventricular esquerda não se pode traçar uma conduta definitiva. Que tipo de arritmia é? Qual o padrão de distribuição nas 24 horas? Essas e outras possíveis peculiaridades mais têm que ser avaliadas. Sobre o outro questionamento em relação a resposta de frequência cardíaca podemos perfeitamente esperar valores entre 50 e 60bpm, em repouso, para um jovem praticante de atividade física regularmente, devido ao que chamamos de modulação autonômica. É normal. O fato de ele ser assintomático pode ser considerado também um fator muito positivo na avaliação médica no caso dele.

Especialistas

Bruno Bussade

Bruno Bussade

Cardiologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Vinícius Gago

Vinícius Gago

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Rafael Fernandes Martins

Rafael Fernandes Martins

Cardiologista

São Paulo

Tiago Bignoto

Tiago Bignoto

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Caio Tavares Silva

Caio Tavares Silva

Cardiologista, Médico clínico geral

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 687 perguntas sobre Arritmia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.