Meu filho de 16 anos tem duvidas sobre sua sexualidades , se acha transgênero , como ajudá-lo ?

9 respostas
Meu filho de 16 anos tem duvidas sobre sua sexualidades , se acha transgênero , como ajudá-lo ?
Inicialmente deve procurar um psicólogo que fará a avaliação inicial, caso o profissional confirme o diagnóstico deve procurar um psiquiatra para o diagnóstico definitivo. O tratamento com hormônios só é permitido no Brasil a partir de 18 anos, este seria o momento para procurar um Endocrinologista com experiência na área.

Bom dia. A melhor forma para ajudá-lo é procurar um psicologo, para orienta-lo melhor, para ajudar a ele ter um auto conhecimento sobre ele mesmo e o psicologo também ajudara ele ter maior entendimento sobre sua sexualidade. A adolescência por se só já é uma fase complicada, pois é neste momento em que construímos nossa identidade. E quando se tem uma duvida a mais, independente do aspecto o adolescente pode sofrer com isso. Portanto o ideal é que seu filho tenha um acompanhamento psicológico, para torna esse momento o mais leve possível e encarrar suas escolhas da melhor forma. E enquanto mãe acolher, escultar seu filho e buscar informações sobre transgênero. Espero ter te ajudado. Abraços.
Primeiramente pergunte e escute o seu filho sobre o que ele gostaria nesse momento de incertezas. Se for da vontade dele, seria interessante buscar um lugar onde ele possa ter uma escuta sobre o que vem passando quanto a questão de sua sexualidade.
Essa fase de adolescência pode gerar muito sofrimento e dúvidas a respeito da sexualidade, como também em outras áreas e um profissional preparado para essa escuta seria o mais indicado para ele nesse momento.
Olá! Acredito que a primeira atitude a ser tomada é acolher seu filho. Certamente ele está passando por um momento importante e o apoio sincero dos familiares pode tornar esse momento mais brando e positivo. Assim como as colegas, acredito que seria necessário a realização de atendimento psicológico, visando que seu filho se conheça, desenvolva sentimentos de autoestima e autoconfiança, e se prepare para lidar com o mundo, que infelizmente anda bem ultrapassado. Além disso, acredito que a psicoterapia seria importante também pra você, visando compreender de que modo a transexualidade é entendida e como pode ajudar seu filho nesse processo. Espero ter ajudado. Att
Concordo com a colega. A melhor forma de ajudar o seu filho é buscar a ajuda psicológica. A psicoterapia é fundamental, primeiramente para o seu filho compreender melhor a própria identidade de gênero e, caso constante ser mesmo transgênero, fortalecer a autoestima para enfrentar os desafios inerentes à essa situação, dentre os quais lidar com o preconceito,
Espero ter ajudado e coloco-me à disposição.
O apoio da família é o primeiro passo,logo a procura de um psicólogo requer que o seu filho de fato acredite que precisa. No consultório o psicólogo tentará entender as angustias e os pensamentos que afligem seu filho.
Questões serão levantadas e por vezes serão perguntas que o seu filho nunca fez a ele mesmo. Eu acho que pode ser algo simples, como um auto conhecimento do que propriamente um transtorno.
Boa noite! É importante que ele possa ter acesso ao auxílio psicológico, de preferência com uma Psicóloga (o) especialista em questões de gênero, para análise pessoal individual. Como um adendo, se possível, acredito relevante que, os pais e/ou cuidadores, também possam ter acesso à análise pessoal individual.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Você já o está ajudando ao aceitar como ele se manifesta, e falar abertamente sobre suas preferências de gênero, isso o vai valorizar enquanto pessoa, e sua formação de personalidade. O acompanhamento psicológico ajudará o fortalecimento de laços sociais em sua relação com o mundo com o qual se relaciona
Você pode ajudá-lo incentivando a procura de um profissional capacitado tanto para questões psicológicas quanto físicas e, principalmente, não o estigmatizando e sendo acolhedora com as dificuldades que ele enfrentar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!