Meu filho de 11 anos tem uma apraxia verbal que o faz bloquear e ter espasmos faciais no início de 80%

5 respostas
Meu filho de 11 anos tem uma apraxia verbal que o faz bloquear e ter espasmos faciais no início de 80% das palavras. Na escola, as outras crianças o chamam pejorativamente de "gaguinho". Na última segunda ele chegou da escola falando que queria se matar. O que eu faço diante disso?
Olá, diante seu relato te oriento a procurar um profissional psicólogo que trabalhe com adolescentes para que realize uma avaliação bem rebuscada e oferenca um tratamento adequado. Fico a disposição e boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendo tratamento com psicólogo e fonoaudiólogo. Além disso, uma reunião com coordenador pedagógico e direção da escola, para saber se há projetos de enfrentamento do bullying. Outra sugestão, é considerar uma mudança de escola. Dê preferência para aquelas que assumem a existência da problemática e propõe método de intervenção.
Esse problema, normalmente é multidisciplinar, que envolve psicologo e fonoaudiólogo. Sugiro que inicie com um psicologo, apos avaliação, o mesmo o encaminhará para um fono, que por vez, continuara o tratamento paralelo.
Abs
Olá. Diante deste quadro, além do acompanhamento médico necessário, sugiro um reforço terapêutico para seu filho e se possível aos familiares. A terapia poderá auxilia-lo a melhor compreender suas limitações e formas de superação. Elas com certeza poderão ser superadas com outros valores e potenciais que surgirão. Para os familiares é importante conhecer procedimentos e formas adequadas de agir, facilitando o convívio, evitando discriminações e ajudas em excesso, que poderiam comprometer o desenvolvimento de outras habilidades. Importante também uma visita a escola. Fale com os educadores e responsáveis para que haja um devido esclarecimento aos colegas. São ações imprescindíveis para que ele não se sinta menosprezado. Tente e seja Feliz.
Olá!
Além do que foi dito pelos colegas, considero muito importante que ele possa ter um o vários espaços para falar ou trabalhar seus sentimentos ao respeito da sua condição física e dos relacionamentos com as outras crianças.
Explorar opções de outras atividades onde a fala não seja o instrumento principal, pode oferecer satisfação e vazamento para ele, sem ter que expor ele à dificuldade na fala.
É muito importante dar a ele a oportunidade de se expresar (se ele quiser) e deixar claro que a sua familia está apoiando ele e ama ele.

De qualquer maneira, é muito importante ter o acompanhamento de um processo terapêutico para que ele possa aprender estratégias para lidar com suas dificuldades, se aceitar a si mesmo e ser feliz.

Fico a sua disposição. Um forte abraço!

Especialistas

João Lima

João Lima

Fonoaudiólogo

Natal

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Renata Therezo

Renata Therezo

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Renata Ramalho

Renata Ramalho

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Lívia Maria Santos de Souza Neiva

Lívia Maria Santos de Souza Neiva

Fonoaudiólogo

Brasília

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.