Meu filho de 11 anos tem uma apraxia verbal que o faz bloquear e ter espasmos faciais no início de 80%

5 respostas
Meu filho de 11 anos tem uma apraxia verbal que o faz bloquear e ter espasmos faciais no início de 80% das palavras. Na escola, as outras crianças o chamam pejorativamente de "gaguinho". O que eu faço diante dessa situação? O que seria mais saudável para ele? Deixá-lo na escola ou tirá-lo de lá?
 Rita K  A  Costa
Psicólogo
São Paulo
Interromper a socialização não é o mais indicado. Mudar de colégio pode trazer outros problemas, como adaptação e aprendizagem.
Procure um profissional para avaliar o quadro e propor formas de intervenção. Inicialmente, converse com uma fonoaudióloga e posteriormente, com um psicólogo para ajustar as repercussões já encontradas no emocional da criança.
Vale a pena verificar com a escola como eles têm visto a situação, e como podem auxiliar favoravelmente.
Boa sorte e forte abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Danielle Anselmo Farias
Psicólogo
Nova Iguaçu
Olá! Compreendo sua preocupação e percebo a vontade de ajudar seu filho. Mas, concordo com os colegas que a troca de escola não seria favorável neste momento. É de fundamental importância a busca por uma avaliação especializada e assim, a implementação de um tratamento adequado. Psicólogo,fono e neuro devem ser consultados. Quanto a escola, converse para verificar como eles podem colaborar, contribuir com a questão.
Votos de que resolva da melhor forma possível.
Abraço! Danielle Anselmo
Dra. Carmen C. Gonçalves
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
A escola deve trabalhar essas questões junto aos alunos. Sugiro marcar uma reunião com a coordenação escolar e levar ao conhecimento da escola. Pois os profissionais na escola devem tomar conhecimento dos fatos que estão ocorrendo
" Trocar " de escola só causará mais ansiedade em seu filho, se possível mudar o turno seria mais positivo. Ideal também será buscar orientação e acompanhamento da psicologia, fonoaudiologia e avaliação neurológica.
Att, Carmen Gonçalves ( fonoaudióloga)
 Glaucia Falcão de Almeida
Psicólogo
Passo Fundo
Primeiramente não o retire do seu ambiente social e é extremamente compreensível a sua preocupação. Procure um profissional especializado para assim poder lhe dar subsídios necessários para assim você poder tomar algumas decisões.

Att.
Antes de tirá-lo da escola, busque ajuda de um psicólogo que poderá lhe orientar melhor nesta decisão, faça também uma avaliação com um neuro para identificar se há questões orgânicas a serem resolvidas. Uma fono poderá ajudar no sentido de lhe fornecer estratégias para superar o problema inicial da fala.
Com relação ao psicólogo, talvez não baste olhar apenas o comportamento do teu filho, mas igualmente identificar a função deste comportamento no ambiente onde ele é mais evidente. Também já vi questões deste tipo que foram suscitadas pela forte ansiedade em expressar-se.
Vá com ele a um psicólogo sem muita demora, principalmente para não prolongar seu sofrimento e para evitar que os rótulos que ele vem recebendo não deixem marcas muito profundas.
Forte abraço.

Especialistas

Renan Cutrim

Renan Cutrim

Fonoaudiólogo

Pelotas

Ana Clara Domingues

Ana Clara Domingues

Terapeuta ocupacional

Bela Vista Do Paraíso

Caroline Stefani Dias Basso

Caroline Stefani Dias Basso

Fonoaudiólogo

Catanduva

Talita Vitoria Souza da Silva

Talita Vitoria Souza da Silva

Fonoaudiólogo

Barueri

Dayane Moraes

Dayane Moraes

Fonoaudiólogo

Aracaju

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Apraxias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.