Meu filho de 11 anos fez uma série de exames com uma neuropsicóloga. O laudo sugeriu TDA com impulsi

2 respostas
Meu filho de 11 anos fez uma série de exames com uma neuropsicóloga. O laudo sugeriu TDA com impulsividade. A neuropediatra dele, após leitura do laudo, solicitou a realização de diversos exames, dentre os quais o PAC. Verificou-se, assim, DPAC. A neuropediatra receitou iminuprina 25 manipulada, além de fonoterapia com PAC e terapia com psicologa. Confesso que tenho receios de medica-lo, mas ele é bem agitado e, embora muito inteligente, disperso nos estudos e, por vezes, suas atitudes parecem desobediência, quando eu acredito que ele não consegue entender o que é dito ou processar o que ouve de modo adequado. Na escola, chegou-se a suspeitar de asperger. Pergunto: a medicação ira agir de que modo na vida dele?
Dra. Luiza Sotero
Neurologista pediátrico, Pediatra
Rio de Janeiro
Olá! a medicação é uma das indicadas para tratamento de TDAH, com o intuito de diminuir a agitação e a impulsividade. Porém existem outras possibilidades de medicações para crianças com TDAH na idade dele, como a ritalina, que podem ser mais eficazes dependendo do caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Olá! O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que pode afetar a capacidade da criança em prestar atenção, controlar o impulso e se concentrar. O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) pode estar relacionado com a dificuldade de compreensão da fala em ambientes com ruído, por exemplo.

A imipramina é um medicamento que pode ajudar a melhorar a atenção e reduzir a impulsividade, sintomas comuns do TDAH. No entanto, cada criança pode ter uma resposta diferente à medicação e é importante acompanhá-lo de perto durante o uso da medicação, observando quaisquer efeitos colaterais e a eficácia do tratamento.

A fonoterapia com PAC e a terapia com psicóloga também são tratamentos importantes para crianças com DPAC e TDAH. A fonoterapia pode ajudar a melhorar a compreensão da fala e aprimorar o processamento auditivo. A terapia com psicóloga pode ajudar a criança a lidar com questões emocionais e comportamentais relacionadas ao TDAH.

É importante lembrar que o tratamento para TDAH e DPAC não se limita apenas ao uso de medicação. Uma abordagem multidisciplinar que inclui terapia comportamental, aconselhamento psicológico, orientação educacional e outras terapias complementares pode ser recomendada, dependendo da necessidade da criança.

Recomendo que você continue acompanhando o tratamento do seu filho com a neuropediatra e siga as orientações do médico. Também é importante discutir quaisquer preocupações ou dúvidas sobre o tratamento com o médico, para que você possa se sentir mais confiante sobre a decisão de medicar seu filho.

Espero ter ajudado. Caso tenha mais dúvidas ou necessite de orientação adicional, fique à vontade para agendar uma teleconsulta com um neuropediatra aqui na plataforma. Temos diversos profissionais qualificados e bem avaliados que podem ajudá-lo no acompanhamento do seu filho.

Agradeço a sua pergunta e fico à disposição para maiores esclarecimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Tofranil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.